Entre ontem (08) e hoje (09), rolou o The Game Awards 2022, uma das maiores premiações de jogo, trazendo os destaques do ano. Aqui, traremos os destaques japoneses da noite, começando pelo grande campeão: Elden Ring levou o maior prêmio da noite, o de Jogo do Ano, mas também conquistou em outras categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Jogo e Melhor RPG — na última categoria, concorria apenas com outros jogos japoneses.
Final Fantasy XIV conseguiu duas vitórias: como Melhor Suporte da Comunidade (categoria promovida pelo Discord) e Melhor Jogo em Andamento — as mesmas que ganhou no ano passado.
Gran Turismo 7 era o único game japonês concorrendo em Melhor Jogo de Esporte/Corrida, e levou o prêmio.
A Nintendo saiu vencedora em várias categorias: Kirby and the Forgotten Land foi o Melhor Jogo para a Família (convenhamos, categoria na qual a Nintendo sempre domina), Splatoon 3 foi o Melhor Multiplayer, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom é o Jogo Mais Esperado para 2023 e Bayonetta 3 (produzido pela PlatinumGames e publicado pela Nintendo) foi eleito o Melhor Jogo de Ação. Por fim, Mario + Rabbids Sparks of Hope, jogo da Ubisoft com os personagens da Nintendo, ganhou em Melhor Jogo de Estratégia/Simulação.
Confira todos os vencedores aqui.
Os resultados podem dar uma luz de como deve ficar o Brazil Game Awards, que possui categorias e concorrentes similares à premiação americana.
Enquanto a premiação rolava, o JBox cobria os eventos no Twitter — caso queira, confira nossa cobertura.
Fonte: TGA
BAYONETTA 3
Bayonetta é uma franquia hack and slash (focada em combate corpo-a-corpo com diversas armas e vários inimigos de uma vez) da PlatinumGames. O primeiro game saiu em 2009 para Xbox 360 e PlayStation 3. O 2º era exclusivo do Wii U, posteriormente chegando ao Nintendo Switch.
A franquia inspirou o filme animê Bayonetta: Destino Sangrento (2015), produzido pelo estúdio Gonzo. O longa está disponível na Prime Video e Pluto TV.
O terceiro saiu 28 de outubro, sendo um exclusivo de Nintendo Switch, e acabou envolto em uma polêmica envolvendo o cachê da ex-dubladora em inglês da protagonista.
ELDEN RING
Elden Ring é um game RPG de fantasia, ação e aventura ambientado num universo nórdico criado por Hidetaka Miyazaki, criador de Dark Souls, também conhecido por dirigir jogos aclamados pelo público e crítica; com colaboração de George R. R. Martin, conhecido pela série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, que inspirou o seriado Game of Thrones, da HBO.
O game está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series, com legendas em português mas sem dublagem no nosso idioma. A Panini publica uma adaptação em mangá.
FINAL FANTASY XIV
Final Fantasy XIV Online saiu em 2010, apenas para computadores, mas teve uma recepção tão negativa que a Square Enix resolveu refazer o jogo. Assim nasceu o atual sucesso Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, lançado em agosto de 2013 para PlayStation 3 e PC – a versão para PS4 chegou em abril de 2014.
O jogo já conta com várias expansões e segue fazendo bastante sucesso entre fãs da série e de MMORPGs mesmo com os custos de compra e mensalidade envolvidos. Na versão gratuita, o jogadores podem aproveitar até o nível 60 sem pagar nada.
GRAN TURISMO 7
Gran Turismo é uma franquia de jogos de simulação de corrida desenvolvida pelo Polyphony Digital — um estúdio japonês da Sony — para consoles da família PlayStation. O primeiro jogo saiu em 1997, para o PS1, e o mais recente é o Gran Turismo 7 (para PS4 e PS5), lançado em março de 2022.
Kirby and the Forgotten Land
Lançado em março deste ano, é o primeiro jogo “totalmente em 3D” (os outros jogos são em tela side-scrolling) do mascote cor-de-rosa da Nintendo e da HAL Laboratory, e o segundo da franquia principal de Kirby para Nintendo Switch – Kirby Star Allies saiu em 2018 para o console.
O mascote surgiu em 1992, com Kirby’s Dream Land, lançado originalmente para o GameBoy Color. De lá para cá, 18 jogos da “linha principal” foram lançados (sem contar o Forgotten Land), e mais vários “jogos secundários”, versões deluxes, etc. O personagem é famoso pela sua habilidade de engolir coisas e copiar movimentos/habilidades de outros personagens.
Mario + Rabbids Sparks of Hope
Um crossover entre as franquias Mario e Rabbids, sendo uma sequência de Mario + Rabbids Kingdom Battle (2017) — há uma DLC com o Rayman.
SPLATOON 3
Lançado em 9 de setembro, o game conta com novos mapas e também com o retorno de arenas antigas onde será possível participar de partidas 4 vs. 4. Inclui também com uma nova campanha individual, além do retorno do modo cooperativo Salmon Run. Teve boa estreia no Japão.
Splatoon é uma série de jogos iniciada em 2015, com o primeiro título sendo lançado para Wii U, se tornando um dos poucos sucessos do console. Splatoon 2 foi lançado em 2017 para Switch.
A série conta com lulas antropomorfizadas como personagens jogáveis principais em um futuro distante.
Os jogos de tiro em terceira pessoa são focados em batalhas online onde os jogadores usam armas de tinta para exercer domínio nas arenas de batalha, contando com diversos eventos para ampliar a experiência online com os jogadores em um grande lobby.
ZELDA: TEARS OF THE KINGDOM
Prevista para 12 de maio de 2023, a continuação de Breath of the Wild é altamente esperada desde 2017, quando o game saiu para Nintendo Switch.
Breath of the Wild traz um Link acordando de um sono de 100 anos e encontrando uma Hyrule assolada pelo controle do Calamity Ganon – o jovem, porém, perdeu a memória. O game fez muito barulho na época, ganhou diversos prêmios inclusive foi considerando o jogo no The Game Awards 2017.
Em 2020, foi lançado Hyrule Warriors: Age of Calamity, trazendo uma história anterior a Breath of the Wild, abordando os fatídicos eventos dos 100 anos antes ao game – agora esse game ganhará uma DLC. A obra foi um sucesso comercial para a Koei Tecmo.
Deixe um comentário