Recentemente, três animês com envolvimento da Aniplex na produção sofreram adiamentos — dois deles (NieR Automata e AyaTri), por tempo indeterminado, enquanto UnitedUp! só volta em fevereiro. Em todos os casos, a COVID-19 foi colocada como motivo, mas a situação faz parecer que há mais do que isso.
O animador Kanta Kamei (Usagi Drop) dá algumas ideias do que pode ter ocorrido. Ele conta em suas redes que conversou, sem sucesso, com um produtor da Aniplex, sugerindo diminuir o número de animês em janeiro pois as equipes estariam esgotadas no Ano Novo e não poderiam aproveitar o feriado direito — além disso, o Ano Novo Lunar, na China (entre o fim de janeiro e fevereiro), também ocasionaria pausas.
Muitos animês têm produção terceirizada na China e, por lá, o feriado de Ano Novo Lunar é bastante importante — segundo Kamei, mesmo oferecendo cinco vezes acima do pagamento regular, ninguém aceitou o trabalho nesse período e, sem isso, não há quem faça a finalização, que fica com os terceirizados.
Uma entrevista recente de Tomohiko Ito (Silver Spoon) também ajuda a entender o panorama. Ele conta que Lycoris Recoil, um dos hits de 2022, deveria ter saído 3 cours antes (ou seja, na temporada de outono de 2021, no 4º trimestre do ano). Mas talvez a informação mais intressante é que a presidência do A-1 Pictures (NieR Automata) foi trocada, com Shinichirou Kashiwada deixando o cargo em novembro devido ao adiamento do segundo filme de Sword Art Online Progressive.
Ito também deixa claro que o A-1 fica com séries com uma exigência alta de qualidade, assim como o CloverWorks (que é uma ramificação do A-1 na Aniplex e está com UnitedUp! nesta temporada) — e deixa entendido que os estúdios lidam com muitas séries ao mesmo tempo. Ele ainda menciona que os estúdios possuem orçamentos e recursos humanos menores em comparação, por exemplo, ao ufotable, de Kimetsu no Yaiba. A desvalorização do iene também aumenta os custos para os estúdios.
Os comentários, inclusive alguns tecidos antes de tantos adiamentos, fazem parecer que COVID-19 é uma explicação protocolar relativamente cômoda — e dificilmente totalmente desonesta –, e que os problemas se relacionam ao período do ano (feriado na China), ritmo frenético e excesso de títulos em produção.
Fonte: Daily Shincho, Kanta Kamei via Reddit
Sinto q em algum momento haverá greve dos animadores, só esperar.
Não sou nenhum especialista no assunto, mas acho difícil isso ocorrer
A cultura de trabalho deles faz com que esse tipo de coisa seja bem mais incomum do que aqui
Fora que a situação já ta assim ha bastante tempo (So ver o caso la do estúdio MAPPA)
Ano novo chinês do coelho quebrou a rotina de trabalho dos japas.
Futuro e 3d mesmo
Chega a ser até previsível… É muita coincidência tantos adiamentos simultâneos, e tendo em vista a doença estar sendo mais “controlada” no momento. Incrível como deixaram chegar a esse ponto, o clássico caso do olho maior que a barriga, ai dá nisso ai, tomara que se organizem melhor e vão com mais calma nos projetos.
Dona Kadokawa é outra que ta doidinha pra se fuder com essa produção em lata de animes. com aquele plano de produzir 40 animes.
Mappa nem mostrou animação alguma no teaser da segunda temporada de JJK e tem 3 séries para serem produzidas na mesma janela de começo ao meio deste ano
A solução mais humana é diminuir os títulos em produção, caprichar em cada anime, e não explorar os animadores.
Isso era de se desconfiar logo de cara. COVID-19 só era desculpa válida nos primeiros seis meses de pandemia, quando ninguém sabia direito como lidar com trabalho remoto, etc. Depois disso, é só uma justificativa fácil para adiar qualquer coisa que fosse necessária.
O mappa é um estúdio fundado por antigos animadores da madhouse que estavam insatisfeitos com o modelo de trabalho. Porém ultimamente eles parecem ter virado o que juraram destruir.
Outro dia eu li que o diretor de AoT nem estava voltando pra casa na época do anime. Esses caras montaram um estúdio rápido porque entendem do processo mas uma hora a corda vai arrebentar.
Se os rumores de que eles vão fazer a temporada 3 de One punch man forem reais, eu estou curioso pra saber a qualidade final com todo o resto. Eles estão pegando produções demais
Aqui vai uma curiosidade, Masao Maruyama, um dos co-fundadores da Madhouse e fundador da MAPPA, já abandonou a MAPPA anos atrás (2016, eu acho) pelo mesmo motivo que tinha abandonado a Madhouse e já criou um estúdio novo (M2), então imagino que as outras pessoas que foram com ele da Madhouse pra MAPPA já devem ter abandonado o estúdio também.
A própria A-1 Pictures já tem esses problemas desde que foi fundada. Num dos primeiros anos do estúdio, antes de 2010, um ex-animador deles cometeu suicídio e, segundo investigação do governo, isso foi motivado pelo excesso de trabalho no estúdio.
Meu, é triste tudo isso. É uma absoluta falta de planejamento e vão perder dinheiro e respeito com isso.
Mais desde o início estava claro que ia além da covid, logo, logo está indústria passará por uma grande crise com os animadores se continuar nesse ritmo