A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou hoje (24) a lista de indicados ao Oscar 2023. Assim como na edição passada, este ano não teremos nenhum animê na disputa.
Três animações nipônicas estavam pré-selecionadas: Drifting Home, Inu-oh e Goodbye, Don Glees!. Este ano, os indicados são A Fera do Mar, Gato de Botas 2: O Último Desejo, Marcell the Shell with Shoes On, Pinóquio por Guillermo del Toro e Red: Crescer é uma Fera. Recomendamos nosso artigo para entender um pouco mais sobre a participação de animações japonesas — ou a falta delas — no Oscar (aqui).
O país, assim como o Brasil, também ficou de fora da categoria de Melhor Filme Internacional. O Japão tentou uma vaga com o longa Plano 75, mas que não conseguiu ser indicado. Este ano os países concorrentes são Alemanha, Argentina, Bélgica, Irlanda e Polônia. Vale lembrar que o país levou o prêmio ano passado com o filme Drive My Car.
O mais próximo que o Japão chegou este ano foi através do Reino Unido, com o filme Living. O filme concorre nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e de Melhor Ator, com Bill Nighy. Confira abaixo como fica a disputa em cada categoria:
Melhor Ator
- Austin Butler – Elvis
- Bill Nighy – Living
- Brendan Fraser – The Whale
- Colin Farrell – Os Banshees de Inisherin
- Paul Mescal – Aftersun
Melhor Roteiro Adaptado
- Entre Mulheres
- Glass Onion: Um Mistério Knives Out
- Living
- Nada de Novo no Front
- Top Gun: Maverick
O drama britânico conta com direção de Oliver Hermanus e roteiro de Kazuo Ishiguro, sendo uma adaptação do filme japonês Viver (Ikiru, no original), lançado em 1952 e com direção de Akira Kurosawa (que por sua vez foi inspirado no livro russo A morte de Ivan Ilitch, de Leo Tolstoi, publicado em 1886).
A história acompanha um homem sério e que leva uma vida sem graça no Reino Unido dos anos 1950. Pelo menos até o dia em que recebe um terrível diagnóstico. Agora, ele decide tirar um tempo do trabalho e aproveitar o que a vida tem de melhor a oferecer.
A premiação acontece em 12 de março. Boa sorte aos indicados!
Fonte: Oscars
Deixe um comentário