Ontem (31), a Netflix soltou um curta animado intitulado Inu to Shounen (“O Cachorro e o Garoto”, em tradução livre) em suas redes. O projeto é uma ação conjunta do streaming com o estúdio WIT e o rinna. A direção da animação é de Ryotaro Makihara, de Vampiro no Jardim.
Acontece que o que mais chamou a atenção dos fãs foi a informação de que utilizaram uma tecnologia de geração de imagens (“inteligência artificial”, ou I.A.) para fazer os cenários/backgrounds e, segundo a postagem, essa escolha foi “para ajudar a escassez de mão de obra da indústria”.
Os comentários da postagem no Twitter majoritariamente reclamam dessa afirmação, dizendo que há diversos animadores por aí e que o problema da indústria de animação são os baixos salários:
What labor shortage are you talking about?
It's more like a budget shortage because you're unwilling to pay artists the amount they deserve.
— DAX (@daxsu_artsu) February 1, 2023
“De que escassez de mão de obra você está falando?
É mais escassez de orçamento porque vocês não querem pagar aos artistas o quanto eles merecem”.
I know a ton of animators looking for work if you guys are struggling to find them (are you looking very hard?)
— DJ Fresh (@DJFreshUK) February 1, 2023
“Conheço muitos animadores procurando trabalhos, caso vocês estejam com dificuldade para achá-los (estão procurando direito?)”
Not something to be proud of babes
— Hamish Steele! 🍉 DeadEndia 3 is OUT NOW! (@hamishsteele) February 1, 2023
“Não é pra se orgulhar disso, amada”
Serviços de geração de imagem por I.A. têm sido bastante discutidos recentemente, após alguns aplicativos fazerem sucesso oferecendo essa possibilidade.
As principais questões estão relacionadas ao fato de que tais serviços se utilizam de produções de artistas sem autorização como parte da biblioteca na qual o algoritmo se baseia na hora de gerar imagens, e ao fato de que diversos artistas serão substituídos por uma tecnologia que não só rouba suas artes, mas também produz ilustrações de baixa qualidade, por vezes estranhas ou com erros anatômicos e coisas do tipo.
Gostei. Sei que é complicado isso tudo mas se olhar rapidinho as noticias de grandes empresas despedindo geral, isso mostra um pouco da realidade que vivemos e isso de usar IA vai se tornar cada vez mais comum.
A tecnologia é o futuro, já aconteceu isso com outros empregos e com Animação não vai ser diferente.
Provavelmente vão criar alguma função de revisor de IA.
Por um lado você tem mão de obra sobrando e não querem investir, por outro tem estúdio se entupindo de trabalho e há uma verdadeira sobrecarga em cima dos animadores com pagamento que não se faça justiça. De todo modo, querem muito dinheiro com trabalho fácil e rápido, não a toa tá cheio de animação porca ou aquém por ai, no fim a indústria e o produto final pagam o preço por tamanha ganância.
O uso das imagens de artistas para aprendizado de máquina cai exatamente na regra de fair use, quem não entende isso tem medo de si mesmo e não da IA.
isso é uma discussão muito ampla, até porque também existem casos de artistas que utilizam essas I.As, e também ao questionamento de realmente existir mão de obra, será que estão qualificados? bem muitos acredito que sim, porém e curioso que há maioria dos perfis que questionaram a plataforma são perfis ocidentais, e será que eles estão atentos a realidade do Japão?. enfim acredito que não tem mais volta, é um recurso que veio pra ficar e ninguém deveria ter medo disso apenas se adaptar e com o tempo as pessoas vão ver que isso vai ser muito bom para o mercado audiovisual como um todo, um bom exemplo de aplicação desse tipo de recurso são em remasterizações.
foi pra isso que o WIT deixou de fazer AoT?