Foi divulgado o falecimento de James “Jim” Kaposztas, um antigo funcionário da Otakon (convenção de cultura pop asiática dos EUA) conhecido como a primeira pessoa a criar um Anime Music Video (AMV). Em 1982, quando tinha 21 anos, ele criou um vídeo com cenas de Patrulha Estelar (Yamato) junto à música “All You Need Is Love”, dos Beatles, utilizando dois videocassetes.
A informação veio do jornalista Michael Pinto — pelos cálculos, Jim teria hoje entre 61 e 62 anos, mas não encontramos uma data de nascimento exata. Kaposztas deu diversas entrevistas, até a veículos anglófonos japoneses, como o Japan Times, sobre AMVs.
Um AMV é um vídeo feito por fãs consistindo em clipes de uma ou mais animações japonesas acompanhadas de uma música. Talvez em baixa hoje em dia (até devido a strikes por direitos autorais), eles eram bem comuns com séries populares nos anos 2000, geralmente contendo músicas que estavam em alta na época — os AMVs por vezes são versões inusitadas, juntando uma cena com uma música que cabe bem no contexto, como esse aqui:
Abaixo você confere uma reedição feita em 1984 do primeiro AMV de Jim Kapozstas (o material original acabou sendo danificado). Possivelmente por questões de direitos autorais, o áudio da música não está disponível.
Deixamos aqui nossos sentimentos.
Fonte: ANN
Os AMVs até que tiveram uma alta entre 2016-2018 por causa da ascensão de vertentes mais pesadas do Trap Rap. Nessa época não era incomum encontrar vários AMVs com músicas do SuicideBoys, Ghostemane, XXXTentacion, etc.
Se eu tive a oportunidade de ver altos AMV supimpa foi porque este cara começou,
inclusive a magnum opus “Rock Lee vs gaara ao som de linkin park”
Descanse em paz
https://media4.giphy.com/media/yALcFbrKshfoY/giphy.gif
Obs: aproveitem e compartilhem seus AMV favorito nos comentários!
Minha contribuição:
https://youtu.be/xAdlP4H9uLo
Como ele pode ter feito o primeiro AMV se não tocava Linkin Park nem Evanescence? rs
Que Descanse em Paz.
Meus sentimentos. Amo AMVs. Criei diversos de animes e Tokusatsu. Eu costumava sincronizar a canção com as cenas. Criei aberturas e encerramentos alternativos usando músicas principais ou insert songs.
Perdi a maioria, outros ainda estão no YouTube. O engraçado é que, mesmo indiretamente, o primeiro contato que tive com edição de vídeo foi pelo VHS, onde aprendi sozinho a fazer cópia de filmes usando dois aparelhos. Nisso, gravei uma parcela de anime ou Tokusatsu e na hora do comercial eu pausava, trocava de fita e gravava os comerciais da rede manchete e em seguida voltava com a programação. Era coisa de louco. Saudades rs
Isso foi no meado dos anos 90. Eu não tinha nem 10 anos de idade ^^”