A Polícia Civil cumpriu na última terça-feira (14) um mandado de busca e apreensão na casa de um estudante universitário de 22 anos, em Arapiraca (AL), suspeito de praticar crime de pirataria — também foram retirados do ar sites com conteúdo ilegal, segundo a nota da polícia, “os dois maiores sites de pirataria digital em animê”, mas não conseguimos identificar quais (segundo leitores, um dos sites seria o Better Anime, mas o site conta com um aviso garantindo que o dono não foi preso, apenas recebeu uma DMCA).
Essa operação, intitulada Operação Animes, é um desdobramento da Operação 404, que retirou diversos sites do ar no ano passado, incluindo o Superflix.
No caso do estudante universitário de ciências da computação, o delegado da Seção de Crimes Cibernéticos, Sidney Tenório, disse que foram também apreendidos diversos objetos que ainda serão periciados pela polícia: “Foram apreendidos CPU, celular, dispositivos informáticos, tudo para demonstrar a materialidade do crime. Para isso, contamos com a participação de um perito que veio do Estado de São Paulo para auxiliar na busca”.
A polícia alega que ele reproduzia animações na internet, mas não está claro se o jovem era dono de algum site ou se ele retransmitia em serviços como Twitch ou YouTube.
As leis brasileiras estipulam pena de reclusão de dois a quatros e multa para quem viola direitos autorais distribuindo obras ilegalmente — os investigados também podem ser indiciados por outros delitos, como associação criminosa e lavagem de capitais.
Mais sobre ações antipirataria
A pirataria digital é uma questão internacional e há vários esforços para coibí-la ou, ao menos, reduzí-la mundialmente. Recentemente, foi criada Alliance for Creativity and Entertainment (ACE), uma das maiores (se não a maior) alianças no combate à pirataria digital no mundo, contando com participação de empresas como Grupo Globo, Disney, Discovery, Comcast, HBO, Constantin Films, Lionsgate, BBC, ABC, Cartoon Network, Canal+, Sky, Netflix, Amazon, AMC, MBC, entre diversas outras, além de conexões com agências de cumprimento da lei em diversos países.
Recentemente, a ACE requisitou ajuda do Cloudflare, que oferece serviços de servidor (entre outros) para sites, para identifcar donos de serviços piratas.
Contudo, a ACE não é o primeiro caso de luta antipirataria que vai atrás do servidores que abrigam os sites piratas: as quatro maiores editoras japonesas anunciaram, no começo de 2022, que pretendiam processar a Cloudflare por fornecer dados para sites piratas de mangá, e assim contribuir com a pirataria, na visão das editoras.
De acordo com as notícias da imprensa japonesa, a Cloudflare possui contratos com grandes sites de pirataria, que distribuem dados de servidores no Japão, mesmo com os administradores residindo em outros países. Esses sites teriam em torno de 4 mil séries, incluindo os hits One Piece e Ataque dos Titãs, e cerca 300 milhões de acessos mensais.
Entre os serviços da Cloudflare, está redes de fornecimento e distribuição de conteúdos, com proteção a ataques de hackers e ataques DDoS por meio de firewall. Ela age como um proxy reverso para o tráfego (repassando o tráfego para servidores, sendo a ponte entre eles e as requisições externas).
As mesmas editoras já entraram com ações contra a Cloudflare em 2018 para não oferecerem mais serviços a esse tipo de site, e elas haviam entrado em acordo sobre a empresa americana não guardar conteúdo de cache de certos sites em servidores japoneses. A empresa enfrenta outros processos por motivos parecidos desde 2020.
A antropóloga Andressa Soilo, com doutorado em pirataria digital, fez há um tempo um artigo tentando entender fatores relacionados a como os japoneses lidam com pirataria. Nós também temos uma matéria sobre os impactos da pirataria no chamado “mercado oficial”, feito com base em uma entrevista com Andressa. Buscando fechar cada vez mais o cerco contra a pirataria, o Japão vêm criando leis cada vez mais restritivas.
Fonte: G1, Ministério da Justiça, Já É Notícia
LOG DE ATUALIZAÇÕES
- 13h43, de 19 de fevereiro de 2023: adicionada a informação de que um dos sites derrubado deve ser o Better Anime.
- 22h13, de 19 de fevereiro de 2023: adicionada a informação sobre o aviso no site do Better Anime.
E a animestv
Esses sites são os que coloca pra download ou os que faz transmissão online?
Certeza que é o better, o site se tornou o maior do Brasil em piratear Anime.
O ruim é que milhares de arquivos foram perdidos, porque as empresas oficiais não tem nem metade do conteúdo que o better tinha.
E os serviços de streaming estão cada vez mais caro e o salário do Brasileiro não acompanha esse aumento, fora que a qualidade do serviço oficial ainda perde e muito pra pirataria.
Melhor os outros sites se cuidarem pois são os próximos.
O engraçado é que os caras não sabe nem qual é o objetivo da operação, acho que não sabiam nem o que era anime kkkkk.
Mas o mundo é assim, prender ladrão, sequestrador, assassino Etc. Ninguém quer né.
Enfim não vai adiantar de nada, logo mais surge um better 2 e tudo isso foi em vão kkkkk.
Só o esperado.
No Japão, EUA e EU a pirataria dá muito prejuízo pras empresas. Eles não podem fazer nada com a pirataria na China e na Rússia, então a América Latina é a nova cruzada.
A tendência é que a PF derrube boa parte dos sites piratas de animes e dramas on-line num futuro próximo. Se não tiver anime ou drama licenciado pra streaming oficial no site pirata, ele vai escapar… Mas site de anime sem Kimetsu e One Piece sobreviver?! HAhahaha
Em países em que a educação é valorizada, sempre dizem que quando a pessoa não respeita uma regra/lei pequena, também não vai seguir as regras/leis grandes.
Pra acabar com crimes grandes, é preciso acabar com os menores.
No crime de pirataria digital, além de burlar propriedade intelectual, pode ser configurado atentado de lei de evasão de divisas, organização criminosa, sonegação fiscal, e se o procurador for bom pode colocar até corrupção ativa e pedofilia (dependendo das obras que tiver no site). Pois os piratas ganham muito dinheiro com propagadas e doações…
Ou seja, não ache que é coisa pequena.
Pedófilia ? Que diabos isso tem haver mano.
Pra mim não é coisa pequena, chega a ser até piada, o cara ser preso porque pirateava anime.
Sociedade tem coisas mais importantes pra se preocupar, mas infelizmente não estão nem aí.
Pirataria de animes nunca vai acabar, mesmo que todos os sites brasileiros morram, o povo continua ripando no nyaa com multi sub, é só um esforço inutil.
Verdade.
Prender vagabundo de verdade? Nah, vamos prender o moleque que pirateia animes.
Pqp
Tem que prender mesmo, vagabundo desses, cometendo esses crimes contra a coisa mais sagrada do mundo! PROPIEDADE INTELECTUAL! Pensem em quantas vitimas as atividades CRIMINOSOSAS desse vagaba prejudicou. Eu mesmo não consigo nem enxergar as extensões completas dos crimes dele!
os dois
☝esse cara paga 100 reais para assistir uma animação japonesa
Corte uma cabeça, duas nascem no lugar… Esses sites e subs vezes é a única forma de quem não tem condições poder desfrutar de cultura, cultura essa que ele muito certamente não teria acesso, seja pela falta de disponibilização ou pela falta de condições monetárias, uma vez que de qualquer forma esse cidadão não teria acesso. Não é um assunto fácil, mas só de pensar em um acervo que possui verdadeiras raridades e que não é disponibilizado nem de forma paga sendo excluído é de entristecer, o que tem de anime e até mesmo anime dublado que se perdeu não está escrito no gibi.
Porra irmão, assim como a carne que teve toda a produção até chegar no teu prato de comida, o animes tbm tem custo tbm fi.
Tua idéia aí não faz sentido nenhum
Falta do que fazer é foda
Vc fala como se kimetsu e one piece fossem tudo né? muita gente ama o conteudo e acompanha como hobbie. Coisa que ninguém neste lindo país tem tomado sequer iniciativa em toda a sua história, então qual o grande crime de proporcionar diversão pros demais? E seu argumento é de uma pessoa muito rasa nos assuntos. Como assim eles ganham muito com propagandas e tal, sendo que toda pessoa minimamente capacitada (algo que você não deve ser) sabe instalar um block-propagandas/virus no pc, evitando a abertura destes meios de “lucro” segundo você. Se animes fossem representados apenas por 2 obras, já teria acabado a pirataria a muito tempo.
O BRASIL NÃO TEM O MINIMO RESPEITO E CONHECIMENTO PARA TENTAR JULGAR QUEM FAZ ISSO DE FORMA TÃO INCONSITENTE, ONDE PREDEM ALGUÉM APENAS POR DIVULGAR ANIMES “NORMAIS” .
deviam ter colocado como “operação dattebayo” kkk
Anime no Brasil é um conteúdo pouco difundido no Brasil querendo ou não apesar de ter plataforma, mas nem 50% dos animes lancados estão disponíveis oficialmente
Faz o L que passa.
O sites de anime oficiais do Brasil tem legendas medíocres e a dublagem é repleta de atores iniciantes, simplesmente um lixo, e metade dos animes n estão disponíveis oficialmente, fora q a pirataria traz fama a grande maioria dos animes aqui, eles poderiam gastar recursos combatendo a pedofilia, tráfico de drogas, censura, mas não, estão gastando nosso dinheiro pra derrubar sitezinho de anime… cara..
Que perigo pra sociedade
Boa polícia iuiuiuiu 🚔
Nenhuma
Será se o Better caiu msm…..
Atores iniciantes da ate pra aturar, mas encher a dublagem de gírias ruins não tem como não
Jornalismo top esse aí hein.
Nem parece que eles querem que todo mundo dependa desse estrume chamado TV aberta pro pessoal viver. O jornalista aí na matéria é só mais uma dessas marionetes que demonizam tudo que acontece na internet, em vez de culpabilizar quem realmente deveria.
E sobre esse caso em questão… simplesmente só mais um caso de polícia cega sem ter o que fazer. Claro que falar sobre pirataria é algo muito subjetivo e muitas vezes tem sua razão, pelo bem ou pelo mal, mas dá pra perceber claramente que esse é só mais um daqueles casos de “operações” que não beneficiam porcaria nenhuma. Certamente é só alguma empresa bilionária (lê-se: alguma plataforma de streaming ou licenciadora popular que pouco se lixa pra seus clientes) que denunciou isso pra polícia a fim de receber alguns trocados. Não é a primeira nem a última vez que isso deve acontecer, mas no estado que o país tá, realmente existe coisa muito pior que eles deveriam se preocupar, mas por motivos bem claros, eles, como de costume, vão ficar de bico calado…
DESGRAÇADOS FILHOS DA PUTA CARA DE CU PEDAÇO DE BOSTA LAZARENTOS DO CARALHO!!!
NÂO TEMOS CONIDÇÕES DE ASSINAR TODOS OS SERVIÇOS STREAMING E AINDA VCS COM ESSA IMPLICANCIA DE PIRATARIA É CRIME!? DEIXA ELES EM PAZ SEUS BOSTAS!
E QUANTO A VCS FUNCIONÁRIOS DA CLOUDFARE,PODEM ESPERAR VEREM SUAS FAMÍLIAS SEREM SEQUESTRADAS E QUEIMADAS VIVAS COMO RETALIAÇÃO POR APOIAREM ESSES MERDAS!!! https://media0.giphy.com/media/KiICaQKQkdu3rWxNCT/giphy.gif
Tu é o tipo de pessoa que ninguém convidaria pra um churrasco, pqp em
Nem todo mundo tem dinheiro para pagar um serviço de assinatura todo mês para assistir um anime e outra eu já tive a bomba da Crunchyroll e não tinha uma caralhada de anime que eu queria ver por estar em um serviço diferente
Sem contar as legendas medíocres e as versões gratuitas com UMA CARALHADA DE ANÚNCIO
Quando a legalidade faz por onde dificultar acessibilidade destruir a qualidade… pirataria passa a ser a saida
Pirataria é justiça
“Uau! Esse BetterAnime me permite assistir diversas animações Japonesas gratuitamente, sem contar que ele tem muita coisa antiga arquivada que nem empresas grandes tem. Que ótimo dia!”
Polícia Civil indo transformar milhares de animes em lost media:
https://uploads.disquscdn.com/images/aec50a6799ceb7dd69e9653284e6ba2c84473c6ef628687675dff75a3dd4bc1b.gif
“Oh não. Eu preciso defender os donos das companhias multimilionárias e mandá-los deixar em paz!!”
No dia que existir um streaming e distribuição que tenha um catálogo de obras que eu gosto de consumir (que são tudo pra trás dos anos 2010) ae sim eu paro de consumir pirataria, não adianta essa ideia anti-pirataria se a empresa não distribui as obras pra cá (e nem to falando de estar tudo em 1 streaming só, pq é caro manter um catálogo gigante, mas deveria ter mais diversidade e acessibilidade assim como lá fora que tem o streaming retro lá), sempre acho um horror quando cai site assim, tem acervo por ae na internet que nem mesmo as empresas tem mais, lembro da época quando o megaupload caiu, se perdeu tanto arquivo raro que nunca mais se achou facilmente, eu conhecia um bando de anime antigaço que tinha legenda que se perdeu quando acabou o negócio.
Não trate a gente como país de primeiro mundo ou que tenha um mercado de distribuição forte ainda pra importar tanto.
Galera não entende ironia kkk
Para de bostejar, vermezinho. Propriedade intelectual = monopólio estatal contra a propriedade genuína.
Propriedade intelectual = monopólio estatal contra a propriedade genuína. Espero que seja bait seu verme
Mais uma caça às bruxas pra agradar grandes corporações.
Ninguém vai buscar tornar cultura mais acessível para o povo (pq anime é cultura também), ninguém vai atrás de questionar o crime q é o preço da internet pelo serviço merda q oferece, não vai atrás da Netflix contra essa patifaria de caça a compartilhamento de conta, ninguém vai atrás da Disney separando streaming pra cobrar mais, nem de TV por assinatura q é um assalto… Dava pra ficar o dia inteiro trazendo exemplos
Mas caçar alguém que muitas vezes tá fazendo com que alguém q pode baixar episódios só na internet do amigo ou de algum lugar, possa também assistir um anime, pra isso eles são todos machos
Ainda bem q a pirataria nunca vai morrer, pq enquanto tiver corporações q querem elitizar acesso a cultura, essa galera vai tá aí pra ajudar a democratizar isso
Ele era dono de que site??
Só pra avisar, “lolis” e “lolicon” não são considerados crime de pedofilia, primeiro que não existe esse crime em si, é uma parafilia que a pessoa tem, quando se prende alguém acusado de “pedofilia” geralmente o crime imputado é estupro de vulnerável. Na época que teve a treta com as crianças tocando um homem nu foi tocado nesse assunto por pessoas do judiciário, tanto que deram um exemplo da capa de um album de música com uma criança na capa e foi ali que disseram que nem lolicon, nem shotacon por mais ofensivos que sejam são crimes.
Enquanto o poder de compra da classe trabalhadora for baixo, os serviços oficiais não forem capazes de ser melhor que os alternativos e houver por parte de grandes corporações apologia ao consumismo desenfreado e tentativas de elitizar o acesso a produções culturais e ao lazer, a pirataria vai continuar sendo um mal necessário e tendo essa relação de quase simbiose com o cotidiano do brasileiro, e não há qualquer discurso moralista ou ação feita nas sombras junto às autoridades por parte de certos serviços de streaming que resolva, é capaz inclusive de irritarem e repelirem ainda mais os potenciais consumidores por estarem “mexendo em um vespeiro”.
Nem anime eu vejo, coisa de esquisito
Faz o L
Sabe nem o que tá falando
Pirataria é crime então dar no mesmo
pra todo mundo que deu downvote, me desculpe dizer mas eu acho que ele está fazendo ironia e mitadas.
Tem muitos animes que nem são lançados oficialmente no Brasil.
O que é nyaae Multi sub ?
Tem isso tbm ne
O dinheiro da crunchyroll n banca seus animes, só hospeda eles, qro q se foda
Se só é crime na legislação e porque “tá na lei”, não quer dizer que não pode ser criticado.
Dá até pra perceber o tom de deboche do cara no comentário. A polícia trata como crime hediondo um maluco aleatório upando animes pra quem não tem grana pra pagar, enquanto pessoas que cometeram assassinato/abuso sexual ou cometem crimes óbvios de corrupção no país são soltas da cadeia sem nenhuma explicação plausível.
E o cara aí no comentário apenas comparou a situação de forma cômica, mas aparentemente o pessoal não captou a crítica. Inclusive, a pessoa aqui foi uma delas, provavelmente por causa do número de dislikes mesmo rs (se bem que tem gente realmente trouxa que defende com unhas e dentes essa atitude contra pirataria, sem pensar na subjetividade desse assunto)
Já eu vejo mais como uma falácia de empresas bilionárias pra usar de desculpa para “prejuízo para sua empresa” quando na verdade eles só querem ganhar umas graninhas a mais em cima de DMCAs e em cima de cliente maltratado por eles.
Muito provavelmente isso deve ter aval ou da Netflix, da Disney ou mesmo da Toei, que são empresas bem sanguessugas nesse quesito falso de “pirataria prejudica nossas empresas” quando não estão prejudicando de forma alguma, ou também do Crunchyroll que basicamente oligopoliza o mercado de animes através de sua plataforma feita exclusivamente para o tema. Já nesse caso, eu não acho que seria por falta de cliente, já que eles até tem oferecido desconto para assinaturas, mas pelo simples fato de serem um serviço exclusivo para a comunidade otaku e por já terem treta anteriormente com pirataria, é bem provável que eles tenham sido o principal motivo disso acontecer.
Lembrando tmb que proibir qualquer reprodução artística é considerado inconstitucional. Os crimes de pedofilia no Brasil são o que você mencionou “estupro de vulnerável” que a vitima apresenta incapacidade de consentir e também produzir, compartilhar e armazenar fotos e vídeos de pessoas menores de 18 anos que estejam nuas.
Se fosse a 15 anos atrás, eu até me revoltaria. Porem como a Crunchyroll está com mensalidade de 20 reais mensais e 200 reais anuais, não ligo muito. Agora se o governo obrigasse o streaming a cobrar valores absurdos e ir contra a pirataria ai sim seria revoltante.
É só reclamar com os streamings, nas contas oficiais do twiter ou mandando e-mail para eles, dizendo que está insatisfeito com as dublagens com atores iniciantes e as legendas e oferecendo estudios competentes e legendas melhores.
Qualquer órgão do tipo pode tentar, mas nunca vão conseguir acabar com a pirataria de animes ou qualquer coisa do tipo, apenas vão ficar dando voltas e desperdiçando dinheiro.
Não adianta. Quando teve o anime awards, Marco e outros youtubers seriam apresentadores, mas a crunchy desistiu de última hora pq progressistas não queriam isso, pessoas q nem consomem dessa indústria tem mais influência que a gente.
E eu particularmente tenho nojo da crunchy
Pensava q o dinheiro da assinatura ia pros animadores, mas ela gasta com os próprios funcionários e dublagem.
🤣🤣🤣
😂😂
Agora fazem um apreensão de busca com pessoas que roubam, sequestra e mata, niguem faz né? Acho incrível o trabalho policial, até pretendo me tornar um — mas a questão aqui, é coisa boba, poderia ter fiança (não sei se tem). Eu usava bastante o BetterAnime, assistia meus animes de boa aqui, e paz. Sacanagem!
Adianta n. Dependendo com quem da CR tu for reclamar tu com certeza vai ver deboche do camarada q é representante dela no Twitter. Se reclamar adiantasse o CR já teria ajeitado muitas coisa a uns 5 anos atrás e n por agora.
Vou chover no molhado, mas como muitos já falaram é uma sacanagem. Aqui n tem meios de acessos pra muitos anime, tem coisa q nem chega pq os Streamings q se acham incríveis n trazem pq n dá retorno.
Entendo fazer o cara tirar animes q estão em circulação, agora simplesmente remover coisas q n existem mais por ae ou q as empresas nem se dão o trabalho de trazer é sacanagem.
Infelizmente a mentalidade de bosta desse pessoal n saca q pirataria n trata só de “roubar” conteudo, mas tbm se trata de preserva conteúdo q provavelmente vai virar midia perdida daqui a uns anos.
Uma pena q um assunto tão amplo seja tratado de forma tão burra por simples e pura ganância de empresas.
Inclusive deixo aqui de exemplo q o anime Boku to Roboco eu só consigo assistir pirateado, pq nenhum serviço de streaming topou trazer ele pra cá.
F better anime 😥
Animes Vision também se foi. 😥
>Empresa oficial não disponibiliza conteúdo aqui
>Quem se matou pra gravar quando exibido ao vivo ou coisa do tipo compartilha pra que todo mundo possa curtir
>”Huuru duuur pirataria”
Streaming é piada, amigo. A HBO Max msm já vai retirar vários desenhos da Liga da Justiça e Batman nos EUA. No fundo, continua não sendo seu.
Pelo tom, é sarcasmo, é sátira. E espero que seja mesmo.
Sério ? Aí tá de sacanagem, nessa caso tem que boicotar mesmo essa porra.
Nunca sairá de nossas memórias
Ué, não sabia? Netflix tbm tira…. tipo, Netflix eu entendo pq ela compra direitos de exibiçao e uma hora o contrato expira, mas a HBO Max, que é da Warner, fazendo isso, é mta sacanagem.
Sim, mas no caso da HBO Max não faz sentido, conteúdo que é da própria empresa sair.
F 😪
Links do Animes TC estar tudo OF.
https://uploads.disquscdn.com/images/90a449ccd01f68341efb0a5edbd1babf6d684112b059f76afeba7e7c3777e154.jpg Enquanto isso o responsável pelo maior esquema fraudulento do planeta e toda a sua turma estar no poder.
Os links do Animes TC estão todos OF.
Onde você assiste Boku to roboco? Nos sites que eu vejo só tem até o episódio 5 desse anime.
Parou nesse, quem tá ripando n lançou mais. .
Até o AnimesTV?!
Sinceramente…
É complicado pq sites como anime vision entrou na mira muito disso pq tem player pra assistir ou seja é strimming pirata aí fica mais complicado já que meio que a lei nossa permite vc baixar desde que não lucre com isso ou venda, mais a maioria desses sites tem contas vip e propaganda o negócio tá complicado cada vez mais
enquanto verdadeiros bandidos estão soltos por ai cometendo crimes hediondos e terríveis com a população, vão prender um cara que anda upando animes na internet.. essa é a justiça brasileira.
Então pq cê tá comentando merda mesmo?
Cara a pirataria de animes/mangas tem seus pró e contras… Agora que o manga livre foi de F muitos dos internautas estão migrando para outra plataformas, mas eu tenho pena mesmo são dos escritos/desenhista Indies, que não tem uma “agência” para ajudá-lo ou para da suporte econômico, o que acaba dificultando as chances do seus trabalhos se tornarem reconhecido mundo a fora. Sim a internet é grande mas os seus concorrentes são ainda maiores! E se paramos para pensar nos serviços pagos, muito deles não ligam para qualidade e sim o lucro, e no Brasil muitos não tem condições para pagar tais serviços, principalmente os jovens, que em grande maiorias são estudantes.
Não estou concordando em manter todos os sites piratas, eu apenas presando por aquele que estão no início da sua carreira e que estão lutando para poder ter uma oportunidade de compartilhar um pouco de suas histórias …
Realmente…
Exatooo, porém que vai ser prejudicada no fim são os autores menos reconhecido atrás de oportunidade para postas suas obras…
qual site voces estao usando para baixar hj em dia pessoal? confesso que sou acostumado a baixar e nao assistir online…
Eu também sou mais acostumado a baixar. Só que essa caça às bruxas ficou completamente insana. Achar onde baixar animes está ficando extremamente difícil, e, quanto a mangás, eu diria que ficou impossível. Não parece ter sobrado um só site de tradução de mangás de pé no Brasil.
A polícia perdeu todo e qualquer senso de ridículo. Prender corruptos, ladrões, assassinos, traficantes, estupradores, eles não querem, né? Não são ameaças, para eles. Graves ameaças são as pessoas que disponibilizam mangás e animes na internet…
Polícia Civil, você está sendo muito, mas muito mais do que ridícula!
Eu, agora, realmente não sei como eu faço para baixar mangás, pois estava mais acostumado a baixá-los, e não a lê-los online.