A editora Shueisha anunciou uma reimpressão emergencial da edição mais recente da revista Ultra Jump, lançada em 17 de fevereiro com o primeiro capítulo da parte 9 de Jojo’s Bizarre Adventure, intitulada The JOJO Lands. A revista esgotou em diversos lugares e, por isso, uma nova impressão está a caminho, prevista para 15 de março.
Essa é a 4ª vez que a revista será reimpressa desde que começou a ser publicada, em 1995 — a última vez foi em outubro de 2012, há 11 anos, quando Josuke de JoJolion, a 8ª parte, estava na capa devido às comemorações de 25 anos da série (era a edição de outubro de 2012, vendida em setembro).
Divulgação: Shueisha.
A nova fase do mangá traz Jodio Joestar, um jovem que fica milionário no Hawaii, tendo ambientação em uma ilha vulcânica. A parte 8, Jojolion, foi publicada de 2011 a 2021, rendendo 27 volumes encadernados. Os eventos dessa fase dão sequência à fase anterior, Steel Ball Run.
No Brasil, Jojo’s Bizarre Adventure é publicado pela Panini e se encontra na 4ª parte, Diamond is Unbreakable — mas a quinta vem em breve. O animê recentemente estreou a 6ª parte, Stone Ocean, por completo.
Criado por Hirohiko Araki em 1987,JoJo’s Bizarre Adventure (JoJo no Kimiyou na Bouken) foi publicado na revista Weekly Shonen Jump até 2004, quando migrou para a revista Ultra Jump (dedicada a um público mais “maduro”), onde é editado até hoje, rendendo a marca de 134 volumes encadernados.
No Brasil, a Panini publica uma edição com mais páginas por volume em comparação com o encadernado original, baseada em uma coleção japonesa chamada de bunkoban, dividia por arcos. No Japão, a saga se encontra em seu nono arco, conhecido como The JoJolands.
A obra ganhou a primeira adaptação animada em 1993, com uma série de OVAs (animação lançada direta no mercado de vídeo) de 6 episódios e outra em 2000 com mais 7 episódios. Em 2007 ganhou um longa animado adaptando o arco Phantom Blood, com direção de Junichi Hayama.
Finalmente, em 2012 começou a série de animê “definitiva”, com animação do estúdio David Production (Captain Tsubasa 2018). Esta última produção trouxe holofotes para JoJo no mundo todo, com um sucesso que garantiu a produção de mais temporadas – a última foi 5ª temporada, adaptando o 6º arco do mangá, Stone Ocean.
Jojo top demais!
A circulação dela é minúscula (e só diminui com o tempo), então isso não significa muito.
Agora seria interessante se divulgassem os números de leitura online.