Durante a última edição da Abrin, maior feira do setor de brinquedos no país, alguns expositores apresentaram vários produtos com marcas famosas na cultura pop japonesa que chegarão ao mercado ainda neste ano.
A Califórnia Toys, especializada na importação e distribuição de miniaturas e colecionáveis desde 1991, apresentou carros esportivos em escala das fabricantes Nissan, Honda e Toyota, estilizados com as marcas Robotech e Power Rangers — que coincidentemente ajudaram a popularizar os animês e o tokusatsu nos EUA nas décadas de 1980 e 1990, respectivamente, e são produções de origem japonesa “modificadas” para o mercado americano.
Fabricados originalmente pela Jada Toys, alguns modelos acompanham uma miniatura de personagem que (infelizmente) não entra no veículo.
Os colecionadores interessados podem acessar cada modelo pelo site da Califórnia Toys (clique no nomezinho das listagens acima para ser redirecionado). O preço de cada um é revelado após aprovação do cadastro.
Robotech é um franquia norte-americana lançada no ano de 1985 pela empresa Harmony Gold que une em um só universo três séries diferentes: The Super Dimension Fortress Macross, Genesis Climber Mospeada e Super Dimension Cavalry Southern Cross -- todos animês produzidos pela Tatsunoko Pro no Japão na primeira metade da década de 1980.
Depois de adquirir os direitos dos 36 episódios de Macross, a Harmony Gold se viu obrigada a ampliar o número de episódios do animê para que as emissoras de TV americanas se interessassem em transmiti-lo. Com isso, as três séries reunidas se transformaram em uma produção de 85 episódios, que fez bastante sucesso -- principalmente por conta da vasta coleção de brinquedos lançados pela empresa Matchbox, hoje pertencente à Mattel.
Robotech contribuiu para o sucesso das produções japonesas nos EUA e conseguiu construir uma mitologia própria a partir de seu enredo, ganhando expansões desse universo em várias outras mídias, como quadrinhos e games.
No Brasil, a série chegou primeiramente em fitas de vídeo pela SBT Vídeo (!) e depois ganhou exibição na TV pela Rede Globo. A série também teve alguns episódios apresentados no extinto canal Locomotion, pouco antes de sua transição para o já finado canal Animax.
Um filme chamado Robotech IIfoi lançado por aqui em VHS e DVD no começo dos anos 2000, compilando episódios de uma animação cancelada antes mesmo do lançamento. O projeto foi uma tentativa da Harmony Gold em continuar a primeira fase da série (chamada de Saga Macross) e contou com parceria da Tatsunoko na produção. Em streaming, a série original foi um dos primeiros animês disponíveis no catálogo da Netflix no Brasil, onde foi apresentada apenas com legendas em nosso idioma.
Deixe um comentário