O volume 31 de Ao Ashi chegou às lojas do Japão no fim do mês passado com uma grata surpresa: um recado do jogador Andrés Iniesta, estrela do futebol mundial.
Considerado um dos maiores jogadores de sua posição na história do esporte, o meio-campista espanhol estampou o anúncio promocional da mais recente edição do mangá de Yugo Kobayashi e Naohiko Ueno.
A mensagem deixada para os leitores foi: “Com a ajuda de ‘Ao Ashi’, estou concentrando meus esforços na educação de crianças no âmbito futebolístico e humano“.
No último mês de novembro, a série e o jogador anunciaram uma parceria entre o mangá e a Iniesta Academy, escola de futebol de base com sedes pelo mundo todo — incluindo o Japão.
Um dos cérebros do Barcelona de Pep Guardiola e protagonista na conquista da única Copa do Mundo da Seleção da Espanha, Andrés Iniesta atua no futebol japonês desde 2018, quando foi contratado pelo Vissel Kobe (onde permanece até hoje).
Seriada desde 2015 pela revista Big Comic Spirits, da editora Shogakukan, a obra é um dos mangás de esporte mais aclamados atualmente, tendo vencido o 65º Shogakukan Awards, em 2020.
Publicado no Brasil pela JBC desde 2022, o mangá é protagonizado por Ashito Aoi — cuja forma natural de dar apelido para esse nome em japonês seria chamá-lo de “AoAshi”, que soa igual a “pé azul”. A adaptação animada está disponível na Crunchyroll, incluindo opção de dublagem em português.
O jovem jogador de futebol acaba ingressando no time da escola Tokyo Esperion, e então acompanhamos o seu avanço pelas categorias de base da modalidade.
Fonte: ANN
Ao Ashi perdeu feio pra Blue Lock, até em qualidade técnica a 8-bit conseguiu fazer melhor que a Production IG que tem muita experiência em animes de esportes.
Mas ainda gostei bastante do anime, principalmente aquele draminha que tem no começo, acho que fosse uma mistura de drama com esporte teria sido bem mais interessante e chamado atenção.
no anime realmente blue lock se saiu melhor, mas no mangá, ao ashi é disparadamente melhor. blue lock ficou muito enjoativo, sem hype, sem construção de personagem, é sempre o mesmo dilema de algum jogador fazer uma jogada incrível e pronto. quando se trata de construção de personagem, é sempre um back history de alguém em específico que não traz relevância nenhuma pra série, sem imersão alguma do personagem.
Não acompanho o mangá, só vi metade do anime, vou esperar acabar pra vê o resto.
Só no anime msm, pq no mangá prefiro mais ao ashi
Blue Lock só se destaca pela animação ser mais caprichada, mas Ao Ashi é superior em absolutamente todo o resto.
Sinceramente os personagens de Blue Lock são mais cativantes, já em Ao Ashi os melhorzinhos são o Ashito e o amigo dele lá, já o resto achei bem paia e outros chato pra caralho.