Se você for um fã de Pokémonpasseando por Shinjuku, no Japão, talvez seja difícil conter a emoção. Está disponível já há alguns dias na estação de metrô da região um painel que faz uma homenagem em retrospectiva à jornada de Ash no animê — que chega ao seu episódio final no próximo dia 24 de março.
O painel enorme fica disponível para visitação até este domingo (19), com cenas de todas as gerações da série, relembrando as capturas e conquistas do eterno treinador de 10 anos de idade.
Mas se você não tem como ir à Shinjuku, não tem problema. A Pokémon Company soltou em suas redes um vídeo que mostra em detalhes a atração, ao som do tema original da série em japonês. Confira:
Atualmente, o animê Pokémon exibe no Japão o especial Mezase Pokémon Master (Almejo ser um Mestre Pokémon, em tradução livre), um seguimento final com 11 episódios, onde Ash volta a usar alguns monstrinhos antigos e caminha ao lado de Misty e Brock para descobrir o verdadeiro significado de ser um Mestre Pokémon. Ainda não há previsão de estreia desses episódios no Brasil.
Em 14 de abril, uma nova série Pokémon estreia na TV japonesa, trazendo os novos protagonistas Liko e Rain, adaptando o universo dos novos jogos Pokémon Scarlet e Violet.
Os primeiros jogos de Pokémon foram Red e Green (no Japão), lançados em 1996 para Game Boy. O lançamento internacional, no entanto, foi das versões Red e Blue, em 1998, levemente modificadas (seria posteriormente lançada a versão Yellow).
A franquia faz, desde então, enorme sucesso mundial, tendo também animês, mangás, diversos tipos de produtos licenciados além, de claro, vários outros games. Cada vez que um jogo com novos Pokémons é lançado, considera-se ser uma “nova geração” — atualmente, estamos na nona geração da série.
Em toda estreia de jogo da série principal, uma animação para TV é produzida se passando no novo continente. Mas, com as facilidades das redes sociais, a Pokémon Company vem diversificando o conteúdo por outros meios, oferecendo uma série de opções pelo YouTube.
A série animada principal contou, entre 1997 e 2023, a história de Ash Ketchum (Satoshi, no original em japonês), um aspirante a treinador de Pokémon. Ao lado de Pikachu, seu primeiro Pokémon, Ash inicia a jornada para se tornar um mestre, desbravando regiões, conhecendo novos amigos e enfrentando os planos malignos da Equipe Rocket — uma corporação que sequestra Pokémon poderosos, mas que frequentemente é representada por um trio de vilões atrapalhados.
Em abril de 2023, entrou no ar Pokémon: Horizontes, a primeira série da franquia principal sem Ash como protagonista. Nesta animação, Liko e Rain partem em uma aventura com o Trovonautas — incluindo Friede e o Capitão Pikachu.
Na virada de 1999 para o ano 2000 foi febre ao ser exibido no Brasil pela TV Record e Cartoon Network, rendendo álbuns de figurinhas, roupas, CDs, tazos, brinquedos diversos, revistas oficiais e uma infinidade de produtos relacionados. Posteriormente, também temporadas foram exibidas na Rede Globo e na RedeTV!, além de ter algumas fases ficarem disponíveis na Netflix, Prime Video e na Pokémon TV.
Imagina algum assim nos metrôs do Brasil, seria muito foda.