A Tsuburaya lançou no início desta noite de sexta (24) — pelo horário de Brasília — um teaser de uma produção chamada CODE NAME: ULTRAMAN. Ainda não há informações concretas como formato de produção, por exemplo. Até o momento, tudo leva a crer de que seja mais uma série para TV.
Vale lembrar que o mesmo teaser surgiu como cena pós-crédito do filme Ultraman Decker Finale: Journey to Beyond, lançado em fevereiro passado nos cinemas japoneses, e agora é lançado oficialmente para o mundo. A diferença é que agora surge a mensagem: “Monitor 4.21 STANDBY”. Dando a entender de que as primeiras informações poderão ser divulgadas em 21 de abril.
Sabe-se também uma nova série poderá transmitida pela a emissora japonesa TBS, a mesma que exibiu as primeiras produções da franquia. Ainda nesta semana surgiu uma notícia de que a Tsuburaya e a TBS estão retomando parceria após vários anos (saiba mais aqui).
A última série principal da franquia foi Ultraman Decker, exibida pela TV Tokyo entre julho de 2022 e janeiro de 2023. Atualmente a emissora exibeUltraman New Generation Stars, série que celebra os 10 anos dos Heróis da Nova Geração (relembrando os melhores momentos de Ginga até Decker) e que é transmitida também pelo canal oficial da Tsuburaya no YouTube.
Assista ao teaser de CODE NAME: ULTRAMAN (com legendas oficiais em português):
Ultramanfoi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.
Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que chega à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.
Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV Bandeirantes, TV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada (incompleta) também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD em nosso país levantaram suspeitas de ilegalidade.
Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultraseven, O Regresso de Ultraman e Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman Max, Ultraman Leo, Ultraman 80, Ultraman Gaia, Ultraman Nexus, Ultraman Mebius, Ultraman X, Ultraman Orbe Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.
Ainda bem que essas séries New Generation ficaram só pra Trigger e Decker mesmo.
Ultraman é uma franquia de qualidade, merece sempre reconhecimento.