Morreu a atriz, dubladora e diretora de dublagem Gilmara Sanchez. A informação foi compartilhada nesta quarta (29) nas redes sociais por colegas do meio, que prestaram homenagens e condolências. A causa da morte ainda é desconhecida.
Gilmara começou a carreira artística no rádio, aos 11 anos de idade, chegando tempos depois à televisão, participando de séries da TV Record, como A Turma do Sete, Fiorela e Mandraque, além do cinema, como em Betão Ronca Ferro (filme de Mazzaropi). No fim da década de 1970, chegou a integrar o corpo de jurados do programa Show de Calouros, apresentado por Silvio Santos.
Ainda na época do rádio, iniciou também na dublagem, primeiramente no estúdio Gravasom. Destacou-se sendo escalada com frequência para viver as “mocinhas” da época, como a Betty (Barbara Parkins) da série A Caldeira do Diabo. Nesse meio, conheceu o primeiro marido, Ézio Ramos, com quem esteve até 1980.
Espectadora entusiasta de National Kid, durante a primeira exibição da série japonesa nos anos 1960, Gilmara foi reconhecida pelos fãs de dublagem a partir de 1994, quando viveu a personagem Marin de Águia no fenômeno Os Cavaleiros do Zodíaco. O “boneco” acabou sendo herdado anos mais tarde por Isabel de Sá, a partir da redublagem da série em 2003.
https://www.youtube.com/watch?v=53wn1SV-4WQ
Gilmara também foi a primeira voz da Sailor Mercury, para a primeira temporada de Sailor Moon (exibida em 1996 pela Manchete). Mas seu envolvimento com os animês se acentuou mesmo ao longo dos anos 2000, quando dirigiu pela Centauro a versão brasileira de diversas séries como Pokémon (a partir da 7ª temporada), Super Onze, Kaleido Star (onde dublou a Layla), Dinossauro Rei (onde dublou a Úrsula) e Viewtiful Joe (onde foi a Supu Rocket).
Ela também escreveu seu nome na história da dublagem de tokusatsu, dirigindo a série Ryukendo, onde dublou também a personagem Lady Gold.
Deixamos os nossos sentimentos a todos os amigos e familiares.
Essa publicação pode ser atualizada em breve.
Fonte: Carlos Falat
F, mais uma lenda da dublagem se foi, estamos perdendo muitos ultimamente.
RJ foi o pólo que mais perdeu dublador entre o final de 2019 e 2021…esse problema infelizmente chegou em SP
Triste.
EU SINTO MUITO QUE DESCANSE EM PAZ, E QUE DEUS CONFORTE OS CORAÇÕES DA FAMÍLIA
Muito triste. A Sailor Mercury dela é muito marcante 😢
Tá morrendo muito dublador velho infelizmente a vida não dura muito tempo
a minha recordação é a voz dela “Pelo poder de Mercúrio!!”.
mano que triste
Ela já havia se aposentado? Nunca mais eu soube dela depois que deixou a Centauro.
Jurada do Show de Calouros do Programa Silvio Santos… Meus sentimentos à atriz Elaine Cristina, amigos e demais familiares…
Agora a veremos como uma estrela da constelação de Águia.
fazia muito tempo que eu nao ouvia mais ela dublando ninguem ja que os tempos de dublagem mudaram e estao dando mais oportunidade pra dubladores novatos e esqueceram dos veteranos , essa foi uma veterana que conseguiu fazer muitas vozes ao mesmo tempo sozinha. sua voz ainda vivera nos trabalhos que fez. descanse em paz .
Trabalho que mais lembro dela foi Pokemon quando ela dirigiu e dublou ao mesmo tempo.
Não gostei muito do trabalho dela dirigindo Pokémon, mas não dá pra negar que era uma boa dubladora.
Que descanse em paz
Caraka..a voz lá da época da Gota Mágica, eu gosto muito até hj dessa dublagem, por mais erros que ela tenha.
Triste perda para nós e para sua familia.
Falaram que ela tava trabalhando na Lexx
Que triste! Mais alguém que fez nossas infâncias felizes se vai. Descanse em paz, ao familiares e amigos meus pesâmes.
Era? Eu ão sabia.
Nossa, ela tinha a idade da minha mãe…
Grande veterana da televisão e da dublagem. Que descanse em paz!
Que Descanse em Paz.