Por onde estiveram os heróis de Alameda dos Anjos após o fim do clássico Mighty Morphin Power Rangers? Como a volta de alguns personagens e a ausência de outros seriam justificadas no especial Power Rangers: Agora e Sempre, que estreia em 19 de abril, na Netflix? Tudo mudou nas últimas três décadas, mas Rita ameaça alterar a linha do tempo dos Rangers!

Enquanto a nova aventura não começa, a coluna desta quinzena aponta 10 observações, relembrando informações do passado, analisando informações atuais e comentando sobre possibilidades que podem se concretizar (ou não) daqui a menos de duas semanas.

Mas antes, (re)veja atentamente o trailer dublado de Agora e Sempre:


1) Dupla protagonista

imagem: foto dos rangers billy e zack.

David Yost e Walter Jones retornam como Billy e Zack, respectivamente | Foto: Divulgação/Hasbro

Deu pra perceber que a dupla Zack Taylor e Billy Cranston, os primeiros Rangers Preto e Azul, respectivamente, serão os protagonistas de Agora e Sempre. Eles certamente terão um papel fundamental para a trama.

Junto com Jason e Trini, Zack deixou a equipe original no episódio 28 da segunda temporada de Mighty Morphin Power Rangers, transferindo seu poder para Adam e logo depois seguiu em uma conferência de paz. Só que, na realidade, a tal missão fez com que ele se tornasse o Omega Ranger Preto e mais tarde o All-New Ranger Preto nos quadrinhos da BOOM! Studios.

Sobre Billy, ele perdeu seus poderes de Ranger Azul momentos antes da implosão do primeiro Centro de Comando no último episódio de Alien Rangers, adquirindo uma energia negativa de prótons (o que, na vida real, é cientificamente impossível, pois os prótons são positivos e os elétrons são negativos) — algo que só descobriu mais tarde durante Power Rangers Zeo, quando foi prospectado para ser o Ranger Dourado (ele passou boa parte desta série/temporada como consultor técnico da equipe).

Nos últimos episódios de Zeo, Billy teve um efeito colateral, sofrendo envelhecimento acelerado, uma vez que, durante os eventos de Alien Rangers, usou o regenerador para restaurar sua idade (Dom Ritão havia revertido o fluxo do tempo para transformar os Rangers em crianças no final da terceira e última temporada de Mighty Morphin). Ele viajou para Aquitar, o planeta de origem dos Alien Rangers, para buscar sua cura nas Cataratas Eternas (uma análoga à Fonte da Juventude), e resolveu ficar por lá, já que estava apaixonado por uma aquitiana chamada Cestria.


2) O legado de Trini

imagem: atores se abraçando no set.

Billy e Zack conhecem Mihn, a filha de Trini | Foto: Divulgação/Hasbro/Entertaiment Weekly

O trailer que saiu semanas atrás confirmou o que havíamos suspeitado. Trini Kwan, a primeira Ranger Amarela, morreu em uma batalha contra Rita Repulsa (provavelmente se sacrificando para salvar Billy). Essa baixa vai abrir as homenagens à atriz vietnamita Thuy Trang, que viveu na pele da personagem e morreu em um acidente de carro no dia 3 de setembro de 2001.

Assim como Jason e Zack, Trini deixou a equipe original no episódio 28 da segunda temporada de MMPR e transferiu seu poder para Aisha, para seguir em uma missão especial na conferência de paz, se tornando em seguida na Omega Ranger Amarela e mais tarde a All-New Ranger Amarela nos quadrinhos da BOOM! Studios.

O legado de Trini será defendido por sua filha, Minh Kwan, interpretada pela atriz também vietnamita Charlie Kersh. A possibilidade de Mihn morfar em Ranger Amarela é muito alta, mas vamos aguardar até a estreia para sabermos se isso irá se confirmar. E tal possibilidade é real, considerando que trama também gira em torno da garota.

Curiosamente, no trailer, Minh menciona que Rita “matou” sua mãe. É que na franquia, principalmente nas primeiras temporadas, a palavra morte não é mencionada — ao contrário dessa e de outras palavras que são bem comuns nas séries Super Sentai, especialmente nas mais clássicas.


3) Mascarados numa viagem no tempo?

imagem: cena dos 6 rangers correndo de uma explosão.

O antigo sexteto reunido em um provável flashback | Foto: Reprodução/Hasbro/Netflix

Como sabemos, Austin St. John teve problemas recentemente com a Justiça em maio de 2022 e por isso não vai retornar como Jason, o Primeiro Ranger Vermelho (sua última participação como o personagem foi na segunda temporada de Power Rangers: Morfagem Feroz). Ele está em liberdade condicional e, por isso, não pode viajar, exceto para participar de convenções de cultura pop.

Amy Jo Johnson não fechou acordo para voltar a interpretar Kimberly em Agora e Sempre (na semana passada foi anunciada como roteirista de um novo quadrinho da franquia). E o saudoso Jason David Frank, antes de morrer em novembro de 2022, também decidiu não participar, considerando que ele mesmo havia expressado a intenção de se distanciar da franquia.

No início do trailer, somente os Rangers Vermelho, Rosa e Verde não tiram seus capacetes após a morte de Trini. O que leva a crer que tal acontecimento aconteceu meses ou anos antes dos eventos principais do novo especial e que eram mesmo Jason, Kimberly e Tommy, respectivamente, ali na cena. Saberemos em breve.

Outro fato interessante a ser mencionado neste tópico é que Rita viajará no tempo para tentar mudar o passado dos Rangers. Talvez isso justifique a ausência de Jason, Kimberly e Tommy na trama. Inclusive, os três aparecem brevemente no trailer (aos 30 segundos) em miniaturas, transformados e presos na cabine do portal do tempo de Rita.


4) Possível ligação com Cosmic Fury?

imagem: lord zedd em dino fúria.

Lord Zedd deu as caras novamente nas duas temporadas de Power Rangers: Dino Fúria (e deve retornar em Cosmic Fury) | Foto: Divulgação/Hasbro

Se você acompanhou as duas temporadas de Power Rangers: Dino Fúria (atualmente disponíveis na Netflix), sabe que Lord Zedd, o vilão principal da segunda e da terceira temporada de MMPR, ressuscitou e deu as caras em alguns episódios da atual série. O episódio final de Dino Fúria deu indícios de que o marido de Rita vai continuar a dar muita dor de cabeça para atual equipe na vindoura série Power Rangers Cosmic Fury (que será exclusiva da mesma plataforma de streaming).

Onde há fumaça, há fogo. Se Lord Zedd pode retornar em breve, se Alameda dos Anjos foi citada em algumas ocasiões de Dino Fúria e se as novas produções terão selo de exclusividade da Netflix, tudo é possível. Talvez o final de Agora e Sempre dê um gancho para Cosmic Fury, com uma cena pós-crédito ou algo do tipo. Fiquemos de olho.


5) Bruxa do Império das Máquinas?

imagem: rita repulsa versão robô.

Rita retorna como um robô | Foto: Reprodução/Hasbro/Netflix

Rita Repulsa também está de volta para infernizar a vida dos Rangers dos velhos tempos. Vale lembrar que Rita e Zedd se tornaram humanos e boas pessoas no último episódio de Power Rangers no Espaço, quando Zordon se sacrificou e eliminou todo o mal que existia da antiga aliança liderada por Espectro Negro. E Rita teve também sua versão boazinha como a Mãe Mística em Power Rangers Força Mística.

Só que agora ela retorna com um corpo robótico. Talvez tenha o dedo de Lord Zedd. Mas será que isso tem a ver com o Império das Máquinas, liderada por Rei Mondo em Power Rangers Zeo?

Os monstros Minotauro e Lagarcobra — que foram confirmados para o especial em janeiro passado — também retornam em versões robóticas.

Como Rita viajará no tempo, isso também pode ser uma possibilidade (ou não), considerando eventuais interferências na linha do tempo.


6) Substitutos

imagem: foto promocional do rangers vermelho, preto, azul e rosa em roupas civis pontos para morfar.

Billy (ao centro) reencontra Rocky (à esq.) e Kat (à dir.) após 27 anos do final de Power Rangers Zeo | Foto: Divulgação/Hasbro/Entertainment Weekly

Após os eventos de MMPRRocky DeSantos e Kat Hillard, os segundos Rangers Vermelho e Rosa, se tornam os Zeo Rangers Azul e Rosa, respectivamente.

Rocky deixou a equipe após sofrer uma lesão no filme Turbo: Power Rangers 2, onde foi substituído pelo pequeno Justin como Ranger Azul. Rocky ainda apareceu nos dois primeiros episódios de Power Rangers Turbo e retornou como o Ranger Vermelho de MMPR no episódio 10 de Power Rangers Super Ninja Steel.

Kat foi a primeira Ranger Rosa de Turbo e passou a tocha para Cassie e voltou a vestir o mesmo traje no episódio 10 de Power Rangers Super Ninja Steel. Na ocasião, descobrimos que Kat se casou com Tommy e juntos tiveram um filho (confirmando a visão de futuro daquele episódio natalino de Zeo).

Já que Jason e Kimberly estarão ausentes em Agora e Sempre, nada mais justo que Rocky e Kat retornem. Aliás, curiosamente, Rocky aparece no trailer com uniforme e até aliança de casamento.


7) Pré-S.P.D.?

imagem: adam park em imagem promocional da netflix.

Johnny Yong Bosch de volta como Adam | Foto: Reprodução/Netflix

É claro que não poderíamos deixar de falar sobre Adam Park e Aisha Campbell, os segundos Rangers Preto e Amarela, respectivamente, de MMPR.

Após a série original, Adam foi o Ranger Verde em Zeo e assumiu a mesma cor em Turbo, onde passou a tocha para Carlos. Ele ainda ajudou seu substituto em Power Rangers no Espaço, onde assume novamente os poderes do antigo Ranger Preto (que estavam bem limitados, graças a destruição das Moedas do Poder). Ainda como Ranger Preto (com os poderes recuperados), Adam liderou a equipe Retro Rangers, formada por heróis de antigas equipes em Power Rangers Operação Ultraveloz.

Quanto à Aisha, ela transfere seu sub-cristal Zeo para Tanya, que ainda eram crianças nos últimos episódios de Alien Rangers. Aisha ficou no vilarejo, a terra natal de sua substituta.

O que chama atenção é que Adam e Aisha aparecem com uniformes de uma derivação da Super Patrulha Delta, da série Power Rangers S.P.D.. Como os eventos de S.P.D. ocorrem em 2025, é possível que a Super Patrulha Delta que conhecemos ainda está em desenvolvimento, se preparando para formar uma “nova” equipe de Rangers.

Pelo o que eu pude observar em imagens promocionais, Adam e Aisha carregam um distintivo com a sigla S.P.R..

imagem: aisha campbell em imagem promocional da netflix.

Karan Ashley de volta como Aisha | Foto: Reprodução/Netflix


8) Novo Centro de Comando e antigas localizações

imagem: telão do bandora protocol.

O Protocolo Bandora e as menções aos lugares bem familiares de Power Rangers | Foto: Reprodução/Netflix

O primeiro Centro de Comando (que na vida real é uma biblioteca, pelo menos exteriormente) foi implodido no final de Alien Rangers, logo reconstruído no primeiro episódio de Zeo (sendo rebatizado como Câmara do Poder) e destruído novamente no fatídico final de Turbo.

Surge agora um novo Centro de Comando diante de uma vista para o mar, com Alpha 5 de volta e cabine do Zordon trincada — provavelmente como um memorial, já que o grande mentor dos Rangers foi sacrificado no final de Power Rangers no Espaço.

Um dos destaques do trailer foi quando Alpha ativa o Protocolo Bandora — sim, o mesmo nome da contraparte de Rita em Zyuranger. Nesta mesma cena, a tela do computador mostra vários nomes de lugares conhecidos em Power Rangers como Coral Harbor de Morfagem Feroz, Reefside de Dino Trovão, Astro Meganave de Espaço, Turtle Cove de Força Animal e a colônia espacial Terra Venture de Galáxia Perdida.

Esta não é a primeira vez que Bandora é referenciada, já que o nome Bandora Palace aparece várias vezes (quase imperceptível) nas cenas do Palácio Lunar na primeira temporada de MMPR. Inclusive, o nome Bandora Palace surgiu propositalmente no primeiro volume dos quadrinhos de Power Rangers, publicado aqui no Brasil pela editora Pixel.

Quanto às antigas localizações, será que teremos uma mençãozinha à Pine Ridge, a cidade fictícia de Dino Fúria? Seria mais do que justo.


9) Juntos pela primeira vez

Os atores Walter Jones (Zack) e Steve Cardenas (Rocky) contracenam juntos pela primeira vez depois de quase 30 anos. Vale lembrar que as cenas de Jason, Zack e Trini, após a chegada de Rocky, Adam e Aisha são reciclagens de episódios anteriores de MMPR.


10) Cadê Bulk e Skull?

Tá certo que Agora e Sempre terá apenas 55 minutos, muita coisa pra ser explicada e explorada em pouco tempo, mas bem que a dupla Bulk & Skull poderia aparecer nem que fosse um pouquinho, né? Nada de trapalhadas, mas ao menos uma apariçãozinha deles, mesmo que seja um alívio cômico básico, seria nostálgica também.


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.