Aparições públicas de Masami Kurumada, criador de Cavaleiros do Zodíaco, são muito raras há alguns anos. Mas aconteceu: o autor da série esteve hoje (18) em um evento presencial, com alguns trechos transmitidos em live, de pré-estreia do filme live-action Cavaleiros do Zodíaco — Saint Seiya: O Começo no Japão, cumprimentando os atores e o diretor do longa.
Estiveram lá Madison Iseman (Atena), Mackenyu Arata (Seiya), Famke Janssen (Guraad), Sean Bean (Alman/Mitsumasa Kido), Mark Dacascos (Mylock/Tatsumi), Diego Tinoco (Nero/Ikki) e o diretor Tomek Baginski, respondendo a perguntas sobre o longa.
Confira o momento que Kurumada aparece, seguido depois pelo elenco e diretor do longa:
O live-action tem como foco a origem do personagem Seiya de Pégaso e os ingressos estão à venda desde o último dia 12 — a estreia brasileira ocorre no dia 27 de abril.
Em março, lançamos uma entrevista com o diretor do filme, Tomek Bagiński, na qual ele conta mais sobre o processo da produção, o envolvimento do autor original e suas expectativas para o que veremos em breve nos cinemas.
Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa semanal Shonen Jump em dezembro de 1985. Com autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, marcando época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.
A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.
Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon Network, Band, Play TV, e teve passagem mais recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão.
A Crunchyroll disponibiliza a série por streaming atualmente, com dublagem. A obra ainda foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que posteriormente lançou uma versão em Blu-ray.
O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publicou também uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban, e já anunciou a Final Edition.
Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás e novels, os títulos Gigantomaquia, Episódio G (ambos primeiramente pela Conrad), Next Dimension, Lost Canvas e Saintia Shô (todos da JBC) foram publicados no Brasil. A NewPOP atualmente republica Episódio G.
Há ainda alguns inéditos no país, como as continuações da saga G: Episode G Assassin e Episode G Requiem; o gaien Memories de Saintia Shô, a novel Golden Age, o mangá isekai Dark Wing, e Rerise of Poseidon. Um quadrinho francês oficial começou a ser publicado em 2022 — sabemos que uma editora brasileira já detém os direitos de publicação, mas não sabemos ainda qual.
Entre os animês, Os Cavaleiros do Zodíaco: Hades (2002-2008), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015) e Saintia Shô (2018, apenas legendado) também foram exibidos oficialmente por aqui. De todos, apenas Saintia Shô não saiu em formato home-vídeo no país.
Em janeiro de 2020, foi lançado o final da primeira temporada do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, mas popularmente conhecido pelo nome em inglês: Knights of the Zodiac. A segunda temporada veio em 2022 pela Crunchyroll, com troca total de elenco na dublagem brasileira.
Você pode conferir um pouco mais da história da série no Brasil no nosso TriviaBox.
Quer dizer que depois do filme/série com atores americanos que nunca viu a luz do dia, o desenho americanizado cancelado, o Lenda do Santuário em 3d, o reboot da Netflix… seria essa a quinta vez que Kurumada tenta abocanhar o mercado americano com esse live-action mequetrefe? Ele deveria ser brasileiro, o cara não desiste nunca! Pena que falhará novamente.
Qual é a mentira que eu disse? Não houve pelo menos 4 tentativas de agradar o publico americano? Essas produções não foram feitas e em seguida abandonadas? Até a própria netflix desistiu de exibir a segunda temporada do reboot em 3d… Chora a vontade…
A Netflix desistiu pq a Crunch comprou os direitos, salvo engano e a atual fase está muito melhor que a primeira, o que não é uma perfeição mas está legal. Pretendo ver o filme no cinema. Forte abraço
É triste dizer isso como fã de CdZ, mas, justamente por isso deve ser dito. Falta foco ao Kurumada-sensei. Além do que, pelos relatos de bastidores, ele está longe de ser um dos autores mais fáceis de se se trabalhar.
Mas ele não falou nenhuma mentira kurumada,toei e bandai estão desde os anos 90 tentando colocar saint seiya no mercado americano e de povos de língua inglesa.
Kurumada vive desviando as atenções da história principal de CdZ, isso em vários projetos paralelos, isso, gera uma inconstância na obra e frequentes hiatos. É lamentável, mas, é fato. Se pegar um histórico dos últimos 20 anos por exemplo, percebe-se fácil porque não conclui a história.
A impressão q dá é que ele na verdade tá largado em relação às séries derivadas e até a continuação, TD isso pra ficar requentando a primeira série em produções cada vez piores, TD pra agradar o mercado dos EUA q adoram esse tipo de porcaria (especialmente animação em CG, aquela bosta)
É duro pq temos MTA coisa interessante derivada, mas a única q viu de fato a luz do dia foi Lost Canvas (e incompleta). Saintia Sho teve uma série m mto mal feita e o resto tá esquecido….
Pior é saber q a única coisa completa foi aquela atrocidade chamada Omega
Pra mim o maior problema foi que ele ja finalizou a obra e resolveu voltar pq não conseguiu fazer mais nada relevante. Mesmo seus maiores sucessos como Ring ni Kakero e B`tX não tem o msm apelo que Cdz.
Soh podia ser MiguXo do Dr Slump Toriyama, outro Mutreteiro. Cara de um focinho de outro. Watanabe ke brigou com a NetFlix tem carater e fibra e Oda ke tah no peh dos gringos pra num lançarem 1Shit tem mais honra num dedo mindinho do peh do chinelo do Luffy ke estes vaidosos vendidos meketrefes. Ordinarios askerosos.
Olha só…o mito em pessoa, nem o Oda teve essa coragem de aparecer no lançamento do RED.
Quer dizer que depois do filme/série com atores americanos que nunca viu a luz do dia, o desenho americanizado cancelado, o Lenda do Santuário em 3d, o reboot da Netflix… seria essa a quinta vez que Kurumada tenta abocanhar o mercado americano com esse live-action mequetrefe? Ele deveria ser brasileiro, o cara não desiste nunca! Pena que falhará novamente.
Será que ele faz uma ponta no filme? Tipo o Stan Lee?
Falou tanto e falou bosta
Qual é a mentira que eu disse? Não houve pelo menos 4 tentativas de agradar o publico americano? Essas produções não foram feitas e em seguida abandonadas? Até a própria netflix desistiu de exibir a segunda temporada do reboot em 3d… Chora a vontade…
A Netflix desistiu pq a Crunch comprou os direitos, salvo engano e a atual fase está muito melhor que a primeira, o que não é uma perfeição mas está legal. Pretendo ver o filme no cinema. Forte abraço
Boa sorte! =)
Ele está diferente.
É triste dizer isso como fã de CdZ, mas, justamente por isso deve ser dito. Falta foco ao Kurumada-sensei. Além do que, pelos relatos de bastidores, ele está longe de ser um dos autores mais fáceis de se se trabalhar.
Pelo que entendi que vc disse é…fazer um roteiro de mangá é muito mais fácil e diferente de roteiro e dirigir um filme.
Ele arrumou treta com a shueishia saint seiya seria realocado de revista, sairia da shonen jump e iria pra a recém criada V-Jump.
Mas ele não falou nenhuma mentira kurumada,toei e bandai estão desde os anos 90 tentando colocar saint seiya no mercado americano e de povos de língua inglesa.
A Crunch ficou com os direitos pq a Netflix desistiu, na verdade… boa sorte na sua ida ao cinema pra ver isso! =)
Isso vale pro teu comentário.
Obrigado, não sabia que tinha sido esse o motivo. E vlw, tô muito curioso para esperar sair hahahahah
Esqueceu do Ômega.
Verdade, afinal os infames pingentes surgiram no Ômega, e até lá eles se livraram deles na segunda temporada.
Entre outros problemas, como o lance de orçamento de animação na época da Saga de Hades e de ‘Ring ni Kakero’.
Coitado do Kurumada, sair pra recepcionar essa bomba. Mas q bom q tá com saúde.
Exatamente.
Kurumada vive desviando as atenções da história principal de CdZ, isso em vários projetos paralelos, isso, gera uma inconstância na obra e frequentes hiatos. É lamentável, mas, é fato. Se pegar um histórico dos últimos 20 anos por exemplo, percebe-se fácil porque não conclui a história.
Omega q é tão lixo q só presta quando os clássicos aparecem
A impressão q dá é que ele na verdade tá largado em relação às séries derivadas e até a continuação, TD isso pra ficar requentando a primeira série em produções cada vez piores, TD pra agradar o mercado dos EUA q adoram esse tipo de porcaria (especialmente animação em CG, aquela bosta)
É duro pq temos MTA coisa interessante derivada, mas a única q viu de fato a luz do dia foi Lost Canvas (e incompleta). Saintia Sho teve uma série m mto mal feita e o resto tá esquecido….
Pior é saber q a única coisa completa foi aquela atrocidade chamada Omega
Pra mim o maior problema foi que ele ja finalizou a obra e resolveu voltar pq não conseguiu fazer mais nada relevante.
Mesmo seus maiores sucessos como Ring ni Kakero e B`tX não tem o msm apelo que Cdz.
Pois é…Saga Inferno com aquela péssima qualidade e Ring ni Kakero teve uma animação bem melhor.
Kurumada fez o L, é fã do German Cano, embolsou mais um cheque pra torrar em pinga…
Soh podia ser MiguXo do Dr Slump Toriyama, outro Mutreteiro.
Cara de um focinho de outro.
Watanabe ke brigou com a NetFlix tem carater e fibra e Oda ke tah no peh dos gringos pra num lançarem 1Shit tem mais honra num dedo mindinho do peh do chinelo do Luffy ke estes vaidosos vendidos meketrefes.
Ordinarios askerosos.