O canal oficial Power Rangers em Português, no YouTube, lançou na noite desta sexta (28) os primeiros cinco episódios de Power Rangers Turbo (1997), baseado na série japonesa Gekisou Sentai Carranger. Todos eles disponíveis gratuitamente na plataforma – e com a dublagem clássica da extinta Herbert Richers.
Novos episódios de Power Rangers Turbo (cinco por semana) serão lançados toda sexta, a partir das 20h. Assista ao primeiro episódio:
Episódio 1 – Morfando em Turbo – 1ª Parte (Shift Into Turbo: Part I)
Exibido nos EUA em: 19 de abril de 1997 (Fox)
Exibido no Brasil em: março de 1998 (Fox Kids)
Dirigido por: Douglas Sloan
Escrito por: Douglas Sloan
“Morfar em Turbo!”
Power Rangers Turbo foi a quinta temporada da franquia nipo-americana, exibida pela Fox americana entre 19 de abril e 24 de novembro de 1997, totalizando 45 episódios. A trama começa no filme Turbo: Power Rangers 2 (1997) – atualmente disponível no Brasil via Star+ -, onde Tommy/Ranger Vermelo, Adam/Ranger Verde, Tanya/Ranger Amarela e Kat/Ranger Rosa enfrentam pela primeira vez a tropa da (atrapalhada) vilã Divatox.
Substituindo Rocky, que sofreu uma lesão nas costas (o ator Steve Cardenas havia deixado a franquia por causa de divergências com a produção), o garoto Justin (interpretado por Blake Foster) assume o posto de Ranger Azul. Foi em Turbo onde Tommy, Adam, Tanya e Kat passam o bastão para os novatos T.J., Carlos, Ashley e Cassie, respectivamente. Justin continuaria na equipe.
Na Câmara do Poder, Zordon e Alpha 5 são substituídos pela mentora Dimitria e Alpha 6. Como aliados nas batalhas, os Rangers contam com a ajuda do robô policial Centurião Azul e do misterioso Ranger Fantasma. No núcleo cômico da série, Bulk e Skull são transformados em chimpanzés por Elgar, o sobrinho (burro) de Divatox, logo nos primeiros episódios.
Além disso, o final de Turbo deixa um gancho para uma continuação direta em Power Rangers no Espaço, que encerrou a era Zordon.
No Brasil, Power Rangers Turbo estreou em março de 1998 pelo extinto canal pago Fox Kids e poucas semanas depois na Globo. Para promover a estreia de Turbo na América Latina, a Fox Kids convidou o ator Roger Velasco (Carlos) para ser entrevistado pela brasileira Michelle Nordin, o cubano José Felipe Padron e outros apresentadores mirins e latino-americanos do canal, sendo que na primeira parte Velasco aparecia com o traje do Ranger Verde e segurando o capacete.
Em 2012, Turbo foi reprisado nas tardes da Band. No mesmo ano, esteve no catálogo da Netflix, onde ficou até 31 de janeiro de 2021, junto com outras temporadas de Power Rangers.
Curiosamente, a dublagem japonesa de Power Rangers Turbo contou com a participação de Yuki Kishi, que interpretou Kyosuke Jinnai/Red Racer em Carranger, a série que deu origem à temporada. Ele emprestou sua voz para T.J., o segundo Ranger Vermelho da temporada e a segunda contraparte americana de Red Racer. Kishi ainda dublou T.J. em Power Rangers no Espaço (1998) e Power Rangers na Galáxia Perdida (1999). Aliás, ele já foi casado com a atriz Mika Kikuchi, a DekaPink em Dekaranger, entre 2009 e 2011.
Assisti Carranger eh melhor do que Power Rangers Turbo
Inesperado.