A Netflix programou para 1º de junho a estreia de Três Dias que Mudaram Tudo (THE DAYS), minissérie baseada no acidente real da Central Nuclear de Fukushima I (Fukushima Dai-ichi), ocorrido de 11 de março de 2011, quando três dos seis reatores da usina derreteram devido a um tsunami causado por um maremoto de magnitude 8.7 (e que se relaciona com terremoto de Tohoku, de magnitude 9.1 no epicentro).

A série é baseada no livro de Ryusho Kadota sobre o acidente, Shi no Fuchi wo Mita Otoko: Masao Yoshida to Fukushima Dai-ichi Genpatsu no Gohyaku Nichi (O Homem que Viu o Abismo da Morte: Masao Yoshida e os 500 dias na Central Nuclear Fukushima I, em tradução livre).

Confira o trailer:

 

A produção é de Jun Masumoto, a quem a Netflix credita alguma obra ligada a Gen Pés Descalços, mas não conseguimos localizar qual. A direção fica por conta de Masaki Nishiura (CODE BLUE) e Hideo Nakata (The Ring/O Chamado).

Serão 8 episódios mostrando o desastre nuclear de diferentes perspectivas, entre governo, empresas e pessoas que se arriscaram no local — a Netflix alega que a produção envolveu uma pesquisa meticulosa sobre o desastre nuclear. Koji Yakusho, que corriqueiramente faz vozes originais em filmes de Mamoru Hosoda, encarna Masao Yoshida na adaptação.

Devido ao derretimento dos três reatores, a usina começou a liberar uma quantidade signficativa de material radioativo, chegando ao nível 7 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares — algo que ocorreu anteriormente apenas no acidente nuclear de Chernobil (falando de acidentes, e não de casos como quando o Japão foi alvo de duas bombas atômicas, uma ação deliberada e nada acidental dos EUA).


Fonte: Release de imprensa