A Bandai Namco anunciou que o filme de Mobile Suit Gundam SEED está agendado para sair ainda neste ano fiscal — ou seja, o projeto de Gundam Seed chega ao público até março de 2024, quando acaba o ano fiscal no Japão.
Esse longa é uma continuação da história,e conta com direção de Mitsuo Fukuda, diretor da animação — ele é uma retomada de um filme anunciado lá em 2006 (que até ano passado todos julgavam estar cancelado). Mais informações, como previsão de estreia, devem sair futuramente.
Além do longa, há algumas outras produções comemorativos dos 20 anos da série, incluindo um jogo — todas as comemorações entram no projeto intitulado Mobile Suit Gundam SEED Project ignited.
Divulgação: BNG/Sunrise.
Mobile Suit Gundam SEED foi originalmente exibido de 2002 a 2003, com uma sequência, Gundam SEED Destiny, entrando no ar de 2004 a 2005 — ambas estão disponíveis na Crunchyroll.
A trama se passa no ano 70 da Era Cósmica (diferente do Século Universal do animê original de 1979), quando uma guerra entre a Aliança Terrestre e as colônicas espaciais da Aliança Zodiacal do Tratado de Liberdade (ZAFT é a a sigla em inglês) está em curso.
A humanidade é dividida entre os humanos “normais”, chamados de Naturais, e os humanos com genética alterada (pela engenharia genética), conhecidos como Coordenadores. Em lados diferentes da guerra, os antigos amigos Kira Yamato e Athrun Zala não fazem ideia das forças que estão por trás desse conflito.
A roteirista original dessas animações, Chiaki Morosawa, faleceu em 2016, aos 56 anos, por uma dissecção da artéria aorta, que é um rasgo na camada interna da artéria (a mesma causa mortis de Kentaro Miura).
O animê também inspirou o spin-off Mobile Suit Gundam SEED C.E.73: Stargazer, um ONA de 3 partes, lançado em 2006 no Japão.
A primeira série animada Mobile Suit Gundam (Kido Senshi Gandamu) conta com 43 episódios, tendo sido exibida na TV japonesa entre 1979 e 1980 e hoje disponível com legendas em português na Crunchyroll.
Não completamente satisfeito com o resultado e atendendo ao interesse repentino do público (a série não foi muito bem de audiência no começo), o criador e diretor Yoshiyuki Tomino reeditou o material posteriormente em uma trilogia de filmes, mudando várias coisas (como armas e sequências de batalhas). Esses filmes foram lançados originalmente entre 1981 e 1982 e estão na Netflix, com legendas -- o streaming possui também os filmes Gundam: Char Contra Ataca e Gundam: Hathaway, que se passam após a série original.
O enredo básico do Gundam original apresenta um universo onde a Terra precisou criar colônias no espaço para suportar a superpopulação e a poluição do planeta. Uma nova era espacial foi iniciada com o título de UC 0001, até que chegou ao UC 0079. É nesse período que uma colônia independente da Terra, Zeon, declara guerra sob controle de uma família tirana.
A batalha desproporcional causou bilhões de mortes e um acordo de paz foi selado por pouco tempo. Quando um navio de guerra da Federação é perseguido pelas tropas de Zeon, um novo conflito se inicia, mas o jovem Amuro Ray encontra o Gundam RX-78-2, uma arma robótica construída pela Terra como resposta aos robôs inimigos. Ray lidera então o contra-ataque a Zeon reunindo civis e refugiados.
Frente ao enorme sucesso, a franquia se dividiu entre novas séries e produtos, incluindo o Gundam Wing, talvez a série mais famosa no Brasil, exibida dublada pelo Cartoon Network nos anos 2000 e disponível com legendas pela Crunchyroll. Alguns animês da franquia, incluindo o original, foram exibidos via streaming pela Crunchyroll e Netflix.
Antes tarde do que nunca
ja no aguardo