Em meio à greve de roteiristas e agora de atores, principalmente os filiados ao sindicato SAG-AFTRA, o ator David Yost, que fez o Billy em Mighty Morphin Power Rangers (MMPR), comentou uma proposta feita por um estúdio pelo uso de inteligência artificial — a proposta seria escanear o ator em um dia, pagá-lo por isso, e depois usar a imagem irrestritamente, sem mais pagamentos ou consentimento.
Se referindo a isso, Yost comentou (tradução nossa):
Deve ser o Heim Saban fazendo essa proposta. Ridículo… onde estão a decência e o respeito? David Fielding (a cara do Zordon) passou por algo similar. Ele trabalhou um dia em Power Rangers e a mesma gravação foi usada em todos os episódio de MMPR.
Uma pessoa então respondeu, perguntnado se o ator recebeu algo pelas falas nos episódios, e aí Fielding disse:
Eu ganhei menos de mil dólares com a série como um todo. Era um trabalho sem sindicalização, então não tinha direitos conexos. Eu recebi 150 dólares no dia que gravei, e eles ganharam bilhões de dólares no primeiro ano. Mas é justo, né?
Os roteiristas estão em greve já há dois meses, e agora o SAG-AFTRA se juntou a eles, sendo a primeira vez desde 1960 que as duas categorias fazem greve juntas. Os motivos incluem pagamentos mais justos, levando em conta a inflação e pagamentos de algo equivalente a direitos conexos (residuals) no streaming, e o impacto do uso de inteligência artificial pela indústria de cinema e televisão. Após tentativas frustradas de negociar com estúdios, as categorias optaram por entrar em greve.
Fielding fez a gravação de Zordon e deu voz ao personagem durante parte a primeira temporada (Mighty Morphin) — ele deixou a série e foi Bob Manahan que assumiu a voz, mas a imagem usada ainda era de Fielding. Zordon aparece num total de 213 episódios (entre as séries Mighty Morphin, Alien Rangers, Zeo, Turbo, No Espaço).
Fonte: David Fielding
Simplesmente surreal, e isso naquela época, com a tecnologia agora cada vez mais de ponta estão prontos pra usar e abusar, nesse sentido, se tratando de uma pessoa física e profissional que utiliza sua imagem como meio de ganha pão tem que ter uma certa proteção.
mas esse cara é burro kkkk achou q a serie n ia vingar ai depois fica chorando
Logo mais não serão necessários humanos para mais nada. Nem como força de trabalho, nem como donos de empresas.
Sim, mesmo caso do escritor do Witcher que achou que os jogos seriam furada e recusou ganhar em cima da porcentagem de vendas pra pedir uma mixaria.
Antigamente era assim mesmo, principalmente em produções “B” ou desconhecidas, vale lembrar que quando da gravação Power Ranger não era nada para o mercado ainda. Ainda hoje coisas assim ainda acontece no seguimento de entretenimento, na indústria de animes isso ocorre aos montes.