Em meio à greve de roteiristas e agora de atores, principalmente os filiados ao sindicato SAG-AFTRA, o ator David Yost, que fez o Billy em Mighty Morphin Power Rangers (MMPR), comentou uma proposta feita por um estúdio pelo uso de inteligência artificial — a proposta seria escanear o ator em um dia, pagá-lo por isso, e depois usar a imagem irrestritamente, sem mais pagamentos ou consentimento.

Se referindo a isso, Yost comentou (tradução nossa):

Deve ser o Heim Saban fazendo essa proposta. Ridículo… onde estão a decência e o respeito? David Fielding (a cara do Zordon) passou por algo similar. Ele trabalhou um dia em Power Rangers e a mesma gravação foi usada em todos os episódio de MMPR.

Uma pessoa então respondeu, perguntnado se o ator recebeu algo pelas falas nos episódios, e aí Fielding disse:

Eu ganhei menos de mil dólares com a série como um todo. Era um trabalho sem sindicalização, então não tinha direitos conexos. Eu recebi 150 dólares no dia que gravei, e eles ganharam bilhões de dólares no primeiro ano. Mas é justo, né?

Os roteiristas estão em greve já há dois meses, e agora o SAG-AFTRA se juntou a eles, sendo a primeira vez desde 1960 que as duas categorias fazem greve juntas. Os motivos incluem pagamentos mais justos, levando em conta a inflação e pagamentos de algo equivalente a direitos conexos (residuals) no streaming, e o impacto do uso de inteligência artificial pela indústria de cinema e televisão. Após tentativas frustradas de negociar com estúdios, as categorias optaram por entrar em greve.

Fielding fez a gravação de Zordon e deu voz ao personagem durante parte a primeira temporada (Mighty Morphin) — ele deixou a série e foi Bob Manahan que assumiu a voz, mas a imagem usada ainda era de Fielding. Zordon aparece num total de 213 episódios (entre as séries Mighty Morphin, Alien Rangers, Zeo, Turbo, No Espaço).


Fonte: David Fielding