Chegou ontem (18) ao serviço E+ a gravação da peça de kabuki adaptando a trama de Final Fantasy X — como prometido, ela chega com legendas em inglês. O Brasil está entre os países de exibição, sendo possível então alugar a peça por 5100 ienes (em torno de 180 reais).
O aluguel dá acesso às duas partes da peça, respectivamente, com 170 minutos e 176 minutos de duração. Há apenas a possibilidade de alugar as duas partes juntas. Contudo, a gravação poderá ser alugada apenas até dia 31 de outubro (considerando o fuso, dia 30 aqui). Mas quem alugar tem apenas 10 dias para assistir após a transação ser efetivada.
A versão em vídeo certamente é uma experiência distinta de ver no teatro imersivo IHI Stage Around Tokyo, com assentos que se movem, mas será uma forma de um público amplo acompanhar o trabalho de adaptação da série.
Kikunosuke Onoe V vive Tidus na versão teatral — o ator também dirige a peça, que é a primeira adaptação de um jogo para o formato kabuki — e Yonekichi Nakamura V é Yuna. A apresentação foi planejada como comemoração dos 35 anos do lançamento da franquia Final Fantasy.
Final Fantasy X foi originalmente lançado em 2001, exclusivamente para Playstation 2, sendo o primeiro da franquia com cenários totalmente em 3D e vozes para os personagens. A antiga Squaresoft (hoje Square Enix) passava por maus bocados financeiramente, e o enorme sucesso ajudou a empresa a recuperar alguma estabilidade.
A história começa em Zanarkand, trazendo Tidus, um craque de Blitzball (esporte fictício), viajando para o continente de Spira, aparentemente mil anos no futuro devido a uma criatura chamada Sin, que é o tormento da humanidade nessa nova realidade. Sua cidade, inclusive, se tornou apenas as ruínas da megalópole que um dia existiu.
Nesse novo mundo, ele conhece Yuna, uma jovem sacerdotisa prestes a começar uma peregrinação para derrotar Sin, e acaba entrando nessa aventura com ela e todo o time de guardiões dela.
O game rendeu ainda uma sequência, Final Fantasy X-2, que veio em 2003 também para PS2. A nova história se passa dois anos após a derrota de Sin e coloca Yuna como protagonista, ao lado de Rikku e Paine. A jovem agora precisa lidar com os conflitos políticos e emocionais que a cercam na nova Spira.
Em 2013, foi lançado o Final Fantasy X/X-2 HD Remaster, trazendo os dois jogos com melhorias gráficas e mais alguns bônus. Esse remaster hoje está disponível para Nintendo Switch, PS3, PS4, PS Vita, Steam e Xbox One.
Final Fantasy é uma franquia multimídia e uma das séries de RPG mais populares mundialmente. Publicado e desenvolvida pela então Square (cuja filial americana se chamaria SquareSoft), o primeiro título foi lançado em 1987, desenvolvido por Hironobu Sakaguchi logo após a fundação da empresa em 1986 (embora ela existisse, em parte, desde 1983 como divisão da Den-Yu-Sha). Os elogios da crítica e o sucesso comercial do primeiro FF geraram inúmeras sequências e outros produtos, incluindo filmes, séries de animê e mangás.
Como a história de Final Fantasy(1987) não foi criada para ter uma continuação, Final Fantasy II (1988) foi o primeiro jogo sem locais ou personagens de seu antecessor. Isto acabou se repetindo nos títulos posteriores, tornando-se uma característica da franquia. Cada jogo principal conta com uma história própria, com um novo elenco de personagens e mundos diferentes, embora os jogos compartilhem alguns elementos em comuns, caracterizando a franquia, cujas vendas ao redor do mundo já ultrapassaram 140 milhões de cópias, considerando todos os títulos.
Entre 1987 e fevereiro de 2003, a Square lançou 11 jogos da franquia principal de Final Fantasy e 13″spin-offs”, como Mystic Quest (1992) e Chronicles (2001). Em abril de 2003, a empresa se fundiu com a Enix, conhecida por Dragon Quest, dando origem à Square Enix. Atualmente, a “linha principal” conta com 16 títulos. Em março de 2020, uma enquete da NHK ranqueou os jogos favoritos dos japoneses, com Final Fantasy X (2001) ficando na primeira posição.
Deixe um comentário