As últimas performances de Ryuichi Sakamoto são o cerne do documentário póstumo Opus, dirigido pelo seu filho, Neo Sora, e com produção pela agora viúva Noriko Sora. O filme-concerto trará o músico apresentando 20 composições suas; o trailer nos mostra ele trocando o tema de O Céu que Nos Protege (1990), de Bernando Bertolucci:

Antes de seu falecimento, Sakamoto disse que o Opus era uma forma de gravar suas performances enquanto ele ainda pudesse fazê-las, para guardá-las para o futuro. O longa foi gravado por Bill Kirstein em qualidade 4K, no estúdio 509 da sede da NHK, segundo Sakamoto, o lugar com a melhor acústica no Japão — enquanto isso, o próprio músico gravava as apresentações em seu iPhone.

O filme será exibido no Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2023, que ocorre de hoje (30) até 9 de setembro. Ele também passará pelo Festival de Cinema de Nova Iorque, marcado para 11 e 12 de outubro.

Ryuichi Sakamoto faleceu em 28 de março de 2023, aos 71 anos, após perder a batalha contra um câncer retal. Ele ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1988 pelo filme O Último Imperador, dividindo o feito com David Byrne e Cong Su.


Fonte: IndieWire