Foi anunciada no Japão uma parceria entre a cantora virtual Hatsune Miku e a série Pokémon, intitulada “Pokémon feat. Hatsune Miku Project VOLTAGE 18 Types/Songs” — o nome já dá a letra, serão postadas 18 músicas e 18 ilustrações para homenagear os 18 tipos de Pokémon (grama, fogo, água, etc.).

A descrição oficial diz que as duas marcas tiveram grande impacto nos mundos real e virtual, insinuando ser esse o motivo da escolha da colaboração.

imagem: ilustração promocional de hatsune miku, farfetch'd e pikachu.

Divulgação: TPC/CMF.

Entre 4 de setembro e 28 de setembro, um tipo de Pokémon será o tema do dia, com postagens às 7h (BRT), trazendo Miku com 18 Pokémon escolhidos como parceiros, em ilustrações feitas por 6 ilustradores diferentes, trazendo a Treinadora Miku no mote “e se Hatsune Miku fosse uma treinadora de Pokémon tipo XX”?.

Já as músicas, cada uma feita por um produtor de Vocaloid diferente, começam a ser divulgadas a partir das 7h (BRT) do dia 29 de setembro, com uma saindo a cada mês, por 18 meses — com samples dos efeitos sonoros e trilhas dos jogos, as canções também são temáticas de “Pokémon & Hatsune Miku”.

Tudo será postado no Twitter/X e ficará disponível também no site oficial da parceria.

Hatsune Miku deriva do programa Vocaloid, um software de síntese de voz da Yamaha Corporation por meio do qual é possível compor vocais e letras para melodias — mas a Miku é um banco de vozes de Vocaloid desenvolvido pela Crypton Media Future, que gerencia a imagem dela e de outros personagens.

A personagem acabou sendo, por outros motivos, tema nas redes sociais em 2020 após aparecer nos tópicos em alta do então Twitter ao lado dos termos “JK Rowling” e “TERF”, levando fãs contrários aos posicionamentos transfóbicos de Rowling a iniciar a piada de “Hatsune Miku escreveu Harry Potter“.


Fonte: Project Voltage