Todo anúncio de adaptação para live-action de alguma HQ, independentemente do seu país de origem, gera ansiedade e expectativa entre os fãs e a mídia especializada. Nesse subgênero do cinema, que ganhou grande vigor a partir da virada do milênio, penso que a transposição narrativa e visual de um mangá representa um dos processos mais desafiadores para um diretor. E o pior de tudo é que a lista de produções problemáticas é ligeiramente maior que a das produções “acertadas”.
A gigante de streaming Netflix investiu, até o momento, na produção de 4 adaptações: Erased, Alice in Borderlad, Death Note e Cowboy Bebop. Ela não injetou grana em Bleach ou Fullmetal Alchemist, atuando apenas como distribuidora global exclusiva do conteúdo. Nesse 50/50 da lista, chegamos ao 5º e mais ambicioso projeto anunciado: uma série live-action para One Piece.
O universo do mangá criado por Eiichiro Oda em 1997 na Shonen Jump possui uma bem sucedida adaptação em animê (produzida pela Toei Animation a partir de 1999), que se tornou sucesso em todo mundo — mesmo que em alguns países esse sucesso tenha sido “efetivado” com um atraso de décadas por conta de decisões equivocadas da Toei no passado.
Quando a Netflix anunciou que o live-action estrearia neste ano, o público se perguntou de forma uníssona: por quê? É claro que a decepção da última investida desse tipo de produção por parte da empresa, Cowboy Bebop, ainda estava fresca na memória das pessoas e o trauma com a versão execrável de Death Note ainda persistia.
Essas adaptações possuem em comum uma escalação de elenco questionável, com atores que não conseguiam expressar a complexidade das personagens originais, associados a roteiros medianos e contidos com uma atmosfera de orçamento baixo — embora isso não seja real, dados os valores divulgados nos investimentos. Há aqueles que alegam que por se tratarem de produções americanas, o “DNA” de sua origem japonesa se perde, transformando tudo em um desnecessário show de “cosplayers com dinheiro”.
Só para deixar todo mundo com ainda mais desconfiança, o famigerado filme Os Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya: O Começo foi lançado com uma rejeição de público e crítica tão pesada que a simples ideia de um live-action de One Piece onde o protagonista, Luffy, não utilizasse um chinelo tipo “Havaianas”, já desencadeou um “cancelamento” precoce da produção na cabeça de muita gente.
“Mais uma bomba baseada em um animê/mangá de sucesso” — esse foi o sentimento da maioria dos fãs, que criou uma baixíssima expectativa de valor em torno de One Piece: A Série. Diante disso, a dona Netflix tratou de realizar uma estratégia de marketing gigante, envolvendo até o criador da obra para “apelar” junto aos fãs que o investimento não seria mais um desperdício de tempo (e dinheiro, principalmente).
Diferentemente de Cowbie e Death Note, One Piece tinha “jogando contra” as possibilidades de sucesso uma trama extensa e um universo eclético demais para serem sintetizados em uma só temporada. Na medida que os meses, e a campanha de marketing, foram avançando, o público foi conhecendo mais do elenco, da trama e do visual. Nada ainda parecia convencer os fãs de longa data, mas a Netflix tinha um trunfo gigantesco: a nova geração de fãs do pirata que estica.
Por incrível que pareça, One Piece é uma “novidade” para muita gente só agora, mais de 20 anos após a estreia no animê. No Brasil, em particular, o elenco de dublagem construiu uma interação entre os fãs através das redes sociais, que não só arrebatou uma pequena legião de novos seguidores, como também chamou atenção de fãs antigos para a adaptação.
Não se pode negar que o público mais jovem é relevante para hypar qualquer coisa. Por mais que o fã trintão ou quarentão muitas vezes odeie o status de popularidade que seu animê favorito consiga alcançar, é, num geral, pelo interesse dessa “turminha mais nova” que um live-action de One Piece pode parecer uma ideia boa!
E sejamos francos: o sonho de ser o rei dos piratas soa como uma ideia tão infantil quando se escuta pela primeira vez, que a gente acaba aceitando que isso vai ser minimamente interessante de se assistir. Ah, e claro: todos os elementos de um bom shounenzão clássico que Eiichiro Oda faz questão de colocar nessa jornada.
Nossos sonhos de vencer, temos que juntar…
A adaptação do arco introdutório da história de One Piece (East Blue) jamais poderia ser perfeita. São exatos 100 capítulos do mangá e 54 no animê que foram condensados em uma série que reúne aproximadamente 8 horas de duração.
É bem clara a intenção dos showrunners Matt Owens e Steven Maeda de apresentar o core da trama, trazendo personagens de destaque em um roteiro seguro. A preocupação maior é apresentar ao público os protagonistas e suas motivações. Todos possuem seus dramas pessoais apresentados sob formato de flashbacks da infância, e é isso que tenta gerar a força para a união do bando do Chapéu de Palha.
A gente abraça com muita facilidade isso no mangá ou animê, mas no live-action parece que faltaram mais uns 2 episódios para nos convencer melhor (e, originalmente, a série teria 10, aparentemente foi Oda que pediu para cortar dois). Por conta disso, alguns personagens acabam ganhando mais destaque (como o Coby e o vice-almirante Garp) para a trama ter um fio condutor agradável e coeso.
O tom que a história original transmite é de uma grande aventura épica, em um mundo gigantesco que pouco a pouco vai sendo apresentado e instiga quem decide acompanhá-lo. A série consegue captar essa atmosfera bem e na hora de realizar a tradução de coisas inverossímeis do universo original, a gente até se impressiona com o esforço. O que quero dizer é que em um trailer, o palhaço Buggy soa como algo “mal feito” à primeira vista, mas no contexto da série, ele funciona do jeito que é apresentado.
Acredito que essa deve ter sido a mais árdua tarefa dessa produção: como não fazer certos personagens parecerem ridículos demais. O resultado apresenta altos e baixos, mas no fim, tudo é bastante aceitável. Há um carinho para o fã de longa data, acostumado com toda excentricidade que há nesse universo. Só pelo fato de não deixarem um “telefone caracol” ridículo, já considero algo virtuoso.
Costurando tudo isso, temos as lutas misturando efeitos práticos com CGI. Tem uns pontos que passaram pelo olhar dos revisores na hora de “fechar o pacote” que não desmerecem o trabalho em sua totalidade. São aqueles errinhos perdoáveis que todo blockbuster tem o direito de ter. A passada de pano é mérito do adorável elenco, que se empenhou em reproduzir as personalidades que tornaram a obra de Oda ser tão legal.
Confesso que até antes da visita deles ao Brasil, durante o evento TUDUM da Netflix, estava achando tudo cafona demais. Mas com uma ajuda do poder do marketing, passei a achar o elenco “gente boa”. Iñaki Godoy entrega um Luffy no nível do ator Takeru Sato, do na época aclamado live-action de Rurouni Kenshin. Seu Luffy não é tão bobo como o original, mas o ator consegue evocar o melhor do personagem dentro das dimensões possíveis do live-action — com um bom equilíbrio para situações de comédia.
Mackenyu fez um Zoro mais centrado, mais samurai, e consegue ser convincente na hora das poses. Todavia, na hora de expressar a carga emocional de alguns momentos chave da relação entre Luffy e Zoro, ele deixa a desejar. A dublagem ajuda um bocado aqui. E que cabelinho verde mais barato hein…
A trama é conduzida por Emily Rudd. Sua Nami consegue gerar empatia na medida certa e o live-action até consegue explorar melhor a relação da ruivinha com sua meia-irmã, Nojiko. Uma pena que a cena mais forte da versão animê (e que para muitos foi o “ok” para continuar assistindo à série animada até hoje) não teve o mesmo impacto.
Jacob Romero e Taz Skylar (Usopp e Sanji, respectivamente) entram na trama, mas não conseguem ter tanto destaque quanto os outros três. Os atores demonstram respeito aos personagens e isso, na correria da reta final da primeira temporada, é suficiente. Aliás, no arco do Baratie, o ator Craig Fairbrass rouba a cena como o Chef Zeff. Outro ator que merece destaque é Vicent Regan como o Vice Almirante Garp.
Como mencionei acima, o desafio da produção em transpor elementos do mangá para o mundo real acerta em alguns pontos, mas falha em outros: Shanks não nos convence como o personagem grandioso que realmente é; a opção por deixar Arlong e seus homens-peixe com uma altura de homens comum esvazia o tom de ameaça que eles possuem.
A iluminação e o tom de sépia também incomoda um pouco, mas parece algo proposital dando um ar de Piratas do Caribe em várias cenas. O figurino dos personagens é versátil, para nos lembrar que humanos trocam de roupa todo dia, coisa que no animê só ocorre quando mudam de arco. Outro caminho que a direção tomou foi reduzir a carga de emoção e drama das histórias de cada personagem. Acredito que a intenção foi elevar o lado da aventura e o espírito do valor dos nossos sonhos de infância, porque One Piece é sobre isso afinal.
A trilha sonora impulsiona o tom grandioso e aventuresco da intenção da série, mas não deixa de lado músicas eternizadas no coração dos fãs, graças à versão animada. O sorriso se abre de orelha a orelha quando você escuta esses “easter eggs”. A versão brasileira do live-action soma para a experiência ser empolgante com os dubladores se adaptando ao tom menos caricato de seus bonecos.
O live-action de One Piece possui uma qualidade incomparável com outros investimentos da própria Netflix e captura a essência do mangá sob uma perspectiva adequada ao formato. É amigável para os fãs antigos, é divertido para quem nunca deu uma chance ao “desenho de pirata com mais de 1000 episódios” e proporciona o mais puro entretenimento sem agredir um telespectador curioso que gosta de histórias fantasiosas.
Atrevo-me a dizer que o live-action é capaz de convidar o espectador a desfrutar o carnaval lisérgico, com muita luta e drama, que é a história de Eiichiro Oda.
ONE PIECE: A Série está disponível na Netflix com áudio original (inglês), legendas, dublagem em português e outros idiomas desde 31 de agosto de 2023.
O texto presente nesta resenha é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.
Mais alguém além de mim achou que seria uma mer….e acabou queimando a língua?
Top 1 em 84 países
IMDb: 8,5
Rotten Tomatoes 83%
Metacritic: 67
Eu guardei essa mensagem para esse momento. Essa mensagem vai para todas as hienas pessimistas que estavam sedentas para que esse projeto desse errado, mas deixo aqui a minha menção “honrosa” por um hater em específico:
@@Char_theredman:disqus, sua desgraça, pegue toda a sua negatividade, toda a mandinga que você fez, sua empáfia, a sua infantilidade, sua arrogância, a sua perseguição com quem discorda de você e enfie…mas enfie de uma vez TODA DENTRO DO SEU COOL, SUA DESGRAÇA!!!!! Você agora vai ter que engolir a seco todas as m3rdas que você já disse a mim e à outras pessoas que apostaram nesse projeto. Você agora vai se recolher a sua insignificância e JAMAIS abrir a boca pra falar algo sobre isso.
ISSO AQUI É ONE PIECE, C@RALHO! O tanto de carinho, dedicação e função que foi dada a este live-action era de se esperar que não iria falhar, mesmo que ainda tivesse aquela chance remota pois já sabemos de todo histórico de live-action de animes. One Piece não é nenhuma série medíocre como umas e outras por aí, Eiichiro Oda JAMAIS iria queimar o seu nome com uma parada tão ambiciosa dessa, o cara, diferente de outros criadores, esteve envolvido de forma imersa nesse projeto. Eu realmente queria ver essa sua carinha patética nesse exato momento ao ver tudo isso acontecendo diante dos seus olhos, mas é claro, você não é e nunca nem foi homem pra isso ;) continue se escondendo atrás de uma tela que você ganha mais, seu delinquente. Jamais abre a sua boca imunda pra falar de mim e me perseguir pelo o que penso.
No mais, minha alma está lavada com sucesso. ESTOU MUITO FELIZ com este acontecimento, jamais duvidei do potencial que One Piece tinha, tentei ao máximo não criar hype, mas não tem jeito, no fundo eu sabia que esse projeto seria um ponto fora da curva dos demais live-action. Ainda sim, como fã, digo que a série não perfeita, há pontos aqui e acolá na quais me causaram estranheza ou que talvez funcionasse se fosse feito de outra forma, mas ainda sim FUNCIONA e que é uma excelente porta de entrada para que o público conheça essa genialidade chamada One Piece. De resto, a série acertou EM CHEIO no script, trilha sonora, personagens, enredo e essência. Parabéns a Netflix, à equipe e a todos os envolvidos que conseguiram fazer o impossível pra no fim calar a boca de todas essas pessoas. Que venha uma 2ª temporada.
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Eu só vi o que passou no SBT, e pra mim foi agradável.
O que mais me chamou atenção, e agradou, foi a ideia de sonhos. Enquanto CdZ tem como a amizade como uma força motriz, One Piece se foca nos sonhos como aquele elemento motivador. Pra mim isso foi cativante demais. Ainda que irresponsável, achei o Luffy apoiar a decisão do Zoro de lutar contra o Mihawk bem realista, foi tipo aquele amigo que diz, “Eu sei que você tá querendo fazer algo idiota, mas se é seu desejo, vai fundo, tô contigo”.
AMEI A SÉRIE QUERO UM CHAPÉU DE PALHA LUFFY É O MEU CAPITÃO AAAAAAAAAAAAAA
https://www.youtube.com/watch?v=-2X-pL06628&ab_channel=StoneMusicEntertainment
O cara é tão patético que precisa me citar em comentário sobre série bosta
Tá doendo, né seu otári0 do caralh0? Arrotou durante meses que a série ia ser um fracasso, agora tá aí. Diz agora que a série vai ser um fracasso, vá. ACEITA e morde as costas que passa ;) Engula todas as m3rdas que já falou e simplesmente aceita.
Nah, achei ruim. Parabéns por ter gostado.
Ah, melhor fazer terapia pra resolver toda essa raiva, moça
Quem dera todas as representações de animes, hqs e games fossem “cosplayers com dinheiro”… kkkkkk, todos, principalmente quem financia por anos e dá o devido status sairia mais feliz, não teríamos tanta preocupação e desânimo com essas produções, as próprias adaptações ai citadas na crítica teriam sido bem aceitas como vem sendo One Piece.
O que você achou da série ou deixou de achar não tem relevância absolutamente alguma perante às críticas massivamente positivas a respeito do live-action, até porque, sinceramente, eu corto meu 0vo fora se você, um cara que assumiu um papel de hater e troll convicto todo esse tempo e tentou sabotar ou influenciar quem estava interessado em assistir, se deu ao trabalho de ver os 8 episódios da série pra ter alguma opinião. Você é só mais um hater que não tem significância nenhuma na internet, só que agora você se f*deu porque a série está fazendo um baita sucesso e você não tem mais o que hatear. Mas não se preocupe, em breve você vai achar alguma coisa pra poder sustentar a sua inútil função: de ser só mais um hater de internet.
E não tô com raiva não, falei só o que você precisava ouvir mesmo, estava só esperando o momento certo ;)
To nesse grupo kkkk, mas é justificado, só dá produção mequetrefe, preciso ver ainda pra ter um veredito. No fim fico feliz por queimar a lingua, a esperança pelas próximas séries fica mais positiva, ainda mais de obras consagradas como Yu Yu Hakusho.
Tu alugou um triplex na cabeça do cara kkkkk.
O cara tá obsecado comigo a um tempo já.
Ok, mas se não importa por que se deu ao trabalho de me citar? Você está certo de não ligar pra minha opinião; não pago suas contas e não mando em você.
A minha dúvida é: por que um adulto independente está tão obsecado com a aprovação de um estranho na internet.
E não, não me fudi. Não ganho nada com o sucesso ou fracasso dessa trolha.
O cara tem um amor enrustido por mim e por cdz. Seria bom ele ver um profissional.
Ah, parabéns por basear seu gosto em critica especializada. Sua vida deve ser bem divertida.
Uma zoeira acho nada demais se erramos ou não uma previsão, faz parte, mas o cara ficou remoedo tua expectativa até o último segundo kkkkk.
Você me perseguia no Disqus a todo momento, ficou fuçando meu perfil, não só bastou perder o tempo pra negativar todos meus comentários de anos atrás, tinha também que responder tudo o que eu comentava de forma arrogante, além das ofensas gratuitas, e agora você vem dizer que eu que estou “obcecado” por você? Tem certeza? Buscando a sua aprovação? Sai daí, ovo gôro, eu nem te conheço. Você que aparentemente tem alguma obsessão por mim. Eu só te dei a resposta que você merecia e coloquei você no seu devido lugar. Eu mesmo havia parado de responder as suas provocações, porque não só foi comigo que você procurava desentendimento aleatório na internet, uma rápida passada no seu perfil dá pra ver isso. Mas agora, diante de toda essa repercussão a respeito da série que você militou contra durante meses e ainda ofendia gratuitamente quem havia demonstrado interesse, você definitivamente merecia uma reposta bem dada. Mas sei que isso não vai te parar, você como um hater genuíno certamente precisa de alguma outra coisa pra se nutrir, nada disso que eu falei vai fazer você parar, então tudo tá tudo bem… Curioso você falar sobre aprovação, pois quem aparenta buscar aprovação interna a todo momento é você mesmo. Resultado: a série foi um sucesso e o seu ego foi ferido ;)
Eu não gostei, mas qual o problema? O cara deu uma de maluco por causa de uma série baseada num desenho.
Essa pessoa tá lecando isso muito a sério
Eu realmente não ligo. Pra mim é uma bosta.
Gostou? Fodasse. A critica gostou ? Fodasse. Sua mãe gostou? Ela que vá dar a bunda
“Colocar no devido lugar”, vulgo encher o saco de alguém que estava quieto.
Eu respondo comentários de idiotas, você incluso, da forma que me convier. Inclusive, você dizer que eu puxo briga sendo que você vai ativamente em noticias de cdz pra puxar briga
Pra quem realmente “não liga” parece que tá ligando muito hahaha pra quem realmente “não liga” não condiz com o comportamento de quem ficou militando contra e ofendendo gratuitamente as pessoas que queriam ver essa série. “Não liga” pra caralh0, hein? Hahaha
Sobre CDZ, sim, comentei em algumas notícias a respeito da franquia, assim como comentei em várias outras notícias com outros temas e expus minha opinião e joguei alguns fatos, mas NUNCA ofendi alguém gratuitamente por gostar de determinada coisa. Não aponte o seu dedo podre pra mim, quem faz isso é você e eu não sou seu espelho.
No mais, continue falando suas groselhas delirantes sozinho, vá tratar o seu asqueroso complexo de superioridade que você não é melhor do que ninguém pra ficar julgando de “idiota”, o único idiota aqui é você ao fazer isso, ainda por cima quer fazer papel de vítima sendo que todo mundo já sabe do seu comportamento, típico de trollzinho que nem tem coragem de expor a cara na internet e falar o que quer, tem. A minha mensagem foi passada com sucesso e você a captou com primor. O processo de aceitação é doloroso, mas tenho certeza que você consegue superar isso. Uma dica: evite ficar vendo notícia sobre o estrondoso sucesso que a série live action de One Piece está fazendo, pra não se frustrar ainda mais e atrapalhar o processo. Boa noite ;)
Diz o cara que me citou por motico nenhum…
Fatos pra você devem se iguais a informações tiradas do rabo… Ah é, esqueci que sua fonte era o reddit.
Acorda palhaço, você não sabe de nada.
Cara, eu não tenho o que aceitar e não retiro absolutamente nada. Pra mim é uma merda.
Que bom que você gostou.
Ah, não esqueça de ir na terapia, etá precisando
Lixo foi feito e teve gente que comeu. Gostaria de ter essa falta de senso critico
Esta top demais!
Bateu recorde da série mais assistida da NETFLIX em 94 países.(Passou Stranger Thiungs e Wandinha)
Teve anúncio da série no comercial do FANTÁSTICO da GLOBO
Teve matéria especial do Going Merry em Copacabana(RJ) no SBT
Cerca de 1800 pessoas estão visitando o Going Merry em Copacabana por dia
Além do Iñaki Godoy que é perfeito e os outros, temos o ator Arata Mackenyu como ZORO,( acompanho de diversos doramas japoneses).
Agora só aguardar o anúncio da 2º temporada.
Tá extremamente fiel ao material original, além da série estar recebendo criticas positivas massivamente. Me explica o que tu não gostou.
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MUITO LEGAL MESMO SUCESSO ONE PIECE PARABÉNS PARA NETFLIX QUE FINALMENTE ACERTOU PARABÉNS PARA EIICHIRO ODA POR SUPERVISIONAR TUDO E POR SÓ LIBERAR QUANDO TUDO TIVESSE DO JEITO QUE ELE QUERIA PARABÉNS PARA TODOS ATORES E ATRIZES QUE MERGULHARAM DE CABEÇA NO PROJETO CONCERTEZA VAI TER UMA 2 TEMPORADA
Acertou onde?
Todo marketing que a série recebeu foi justificado, ver até o público mainstream se interessando pela obra é realmente algo muito satisfatório de se ver. Enquanto isso, os cães vão ladrando e a caravana passando.
Mais fácil o cristão dizer que odeia tudo e não gosta de nada. Só falta ele ser mais específico no que não gostou destacando detalhadamente pontos positivos e negativos pra realmente ter um comentário aproveitável.
Parece o Régis Tadeu esculachando Manowar(nesse caso com razão, já que é uma das bandas de rock mais ridículas que já apareceu).
1- Eu não sou cristão
2 – Eu não te devo explicação sobre nada.
3 – Quem se importa com Manowar? Eu nunca ouvi essa merda
4 – Gostou da série? FODASSE
Calma, guri. A hemorróida tá te afetando.
1 – é só uma força de expressão;
2 – OK, mas continua uma opinião vazia;
3 – foi uma analogia a um pensamento/comportamento que não é autêntico, ou seja, copiado de outra pessoa;
4 – não foi da série que gostei, mas dos resultados; se ela foi boa ou ruim é indiferente pra mim.
Bom feriado.
1 – Hemorróida só se for do seu cú
2 – Vazia pra quem, você? Não devo me justificar pra imbecil de internet
3 – Eu não estou copiando/seguindo ninguém, arrombado.
4 – Resultado: ser uma bosta
Bom feriado, retardado
Sempre as mesmas respostinhas vazias enumeradas kkkkkkkkkkkkk tanko nadinha.
Disse o idiota que está se metendo em assustos que nem foi chamado.
Vem cá, você não temmais o que fazer além de ficar vindo atrás de mim? Tá ficando chato já.
Morre que passa. Ou aprenda a ser mais sutil pra te entenderem.
Seu comentário nem faz sentido e o tempo que você passa reclamando como uma menininha é o tempo que você poderia estar assistindo essa merda
Está muito boa a série e como dito no meio da matéria para estragar basta mudar um pouco mais do que já foi mudado e aí já era. Tanto one piece quanto qualquer outro anime ou mangá são obras primas para os adoradores justamente por causa dos absurdos como caracóis como meios de comunicação., como um homem peixe de 6 braços que fez muita falta no live action e que só por causa disso já quase estragou. Como consumidor deste conteúdo , gostei muito da série. Que a Netflix mantenha a pegada e que traga a segunda temporada com ainda mais absurdos do mundo de one piece para nós… É disso que se trata ,fidelidade a obra, principalmente em mangas… “Os absurdos”