Foi divulgado um trailer de Beyblade X, revelando a estreia do animê em 6 de outubro e a música-tema da nova temporada, “Prove”, pelo ONE OK ROCK.
Confira:
No elenco, temos os seguintes atores (romanizações incertas):
Soma Saito (Tadashi Yamaguchi em Haikyu) como X Kurosu (possivelmente Ekusu Kurosu);
Shuichiro Umeda (Izumi em Shikimori-san) como Bird Kazami (possivelmente Bado Kazami);
Ruriko Noguchi (Yuuhi Koubuin em Muv-Luv Alternative) como Multi Nanairo (possivelmente Maruchi Nanairo).
Na produção, Katsuhito Akiyama, que dirigiu toda geração Burst, fica como diretor-chefe da animação, com auxílio de Sotsu Terada (Burst Turbo em diante), que fica como diretor no estúdio OLM.
O conceito original é creditado a Hikaru Muno (HIGH CARD), com roteiros de Kazuho Hyodo (ReLIFE). O design original foi feito por Posuka Demizu (The Promised Neverland), com adaptação de Yoshihiro Nagamori (participou das fases V-Force, Metal Fusion e Shogun Steel).
Muno e Demizu já participam do mangá da nova série — Muno assina o trabalho original com seu irmão, Homura Kawamoto (autor de Kakegurui), e Demizu é responsável pela quadrinização. No mangá, o protagonista quer chegar à Torre X, onde jogadores profissionais de Beyblade se reúnem.
Beyblade X é a quarta geração da franquia — as outras três são: Bakuten Shoot Beyblade (o Beyblade original), de 1999; Beyblade Metal Fight, de 2008; e Beyblade Burst, de 2015.
Beyblade começou em 1999 como uma linha de brinquedos criada pela Takara Tomy e acompanhada de uma história em mangá, escrita por Takao Aoki. Em 2001, o estúdio Madhouse lançou a primeira animação da franquia, baseada nos quadrinhos. Essa trama traz a equipe Bladebreakers (BBA Team, no original), um grupo de jogadores de Beyblade, esporte em alta no universo da franquia que é um tanto parecido com jogo de peão.
Na "1ª geração" acompanhamos Tyson Granger (Takao Kinomiya), Kai Hiwatari, Max Tate (Max Mizuhara), Ray Kon (Rei Kon) e Kenny (Manabu Saien) tentando vencer os campeonatos esportivos, mirando no topo.
No Brasil, Beyblade chegou em 2002 via Fox Kids e no ano seguinte pela Globo. O animê original (editado pela empresa canadense Nelvana) também esteve por um tempo disponível na Netflix e atualmente está sendo disponibilizado em seu canal oficial no YouTube. A história ganhou continuidade nas séries V-Force (2002) e G-Revolution (2003), inspirando ainda o filme Fierce Battle (2002).
A franquia se manteve atualizada às novas gerações em novas produções, com novos personagens. Entre 2009 e 2012, foram exibidas no Japão as animações referentes à Metal Saga: Metal Fusion, Metal Masters, Metal Fury e Shogun Steel, respectivamente, além do filme Metal Fight Beyblade vs the Sun (2010). De 2012 a 2015, veio a série spin-off (inédita no Brasil) BeyWarriors, com BeyWheelz, BeyWarriors: BeyRaiderz e BeyWarriors: Cyborg.
De 2016 a 2023, a série Burst foi produzida, sendo a mais longeva de todas. Fortam 7 temporadas: Burst, Burst Evolution, Burst Turbo, Burst Rise, Burst Surge, Burst QuadDrive e Burst QuadStrike.
Ainda em 2023, estreia Beyblade X, trazendo a 4ª geração nos mangás e animações.
Hasbro vai degolar essa abertura que já tô vendo
A Hasbro não vai participar dessa geração, e ela não cuida dessa parte.
Beyblade tá um pouco saturado
Vivi pra ver uma música do ONE OK ROCK como tema de anime! haha