A Iron Studios, empresa brasileira dedicada à produção de figuras colecionáveis, colocou em pré-venda na última semana seu mais novo produto relacionado aos Cavaleiros do Zodíaco: uma estátua em escala 1/10 do personagem Hyoga de Cisne, trajando a primeira armadura vista no animê clássico.
Um protótipo dessa figura pôde ser visto em dezembrodo ano passado, por aqueles que estiveram na última edição da CCXP, em São Paulo. Na ocasião, um modelo do Grande Mestre também foi exibido (cuja pré-venda rolou em fevereiro deste ano), assim como a silhueta de uma possível figura do Shun. No vídeo de apresentação do Hyoga (confira abaixo), os representantes da Iron Studios deixaram no ar que uma linha extensa baseada na série está prevista, portanto novos anúncios são esperados para breve.
Os interessados que estiverem com a carteira disposta, podem fazer já a reserva de duas versões diferentes. A “regular”, trazendo apenas o personagem, ou a “deluxe”, que inclui uma figura da constelação de cisne atrás, além de pedaços de gelo, que podem acender com uma luz de led.
A reserva é feita com um voucher de entrada, que ainda não é o valor final do produto, sendo um sinal de R$ 100,00 para a versão simples e R$ 200,00 para a versão deluxe. A entrega está prevista para o terceiro trimestre de 2024, sendo que quem reservar assume que pode pagar até 159,99 dólares na figura padrão e até 259,99 dólares na deluxe.
Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa semanal Shonen Jump em dezembro de 1985. Com autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, marcando época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.
A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.
Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon Network, Band, Play TV, e teve passagem mais recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão.
A Crunchyroll disponibiliza a série por streaming atualmente, com dublagem. A obra ainda foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que posteriormente lançou uma versão em Blu-ray.
O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publicou também uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban, e já anunciou a Final Edition.
Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás e novels, os títulos Gigantomaquia, Episódio G (ambos primeiramente pela Conrad), Next Dimension, Lost Canvas e Saintia Shô (todos da JBC) foram publicados no Brasil. A NewPOP atualmente republica Episódio G.
Há ainda alguns inéditos no país, como as continuações da saga G: Episode G Assassin e Episode G Requiem; o gaien Memories de Saintia Shô, a novel Golden Age, o mangá isekai Dark Wing, e Rerise of Poseidon. Um quadrinho francês oficial começou a ser publicado em 2022 — sabemos que uma editora brasileira já detém os direitos de publicação, mas não sabemos ainda qual.
Entre os animês, Os Cavaleiros do Zodíaco: Hades (2002-2008), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015) e Saintia Shô (2018, apenas legendado) também foram exibidos oficialmente por aqui. De todos, apenas Saintia Shô não saiu em formato home-vídeo no país.
Em janeiro de 2020, foi lançado o final da primeira temporada do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, mas popularmente conhecido pelo nome em inglês: Knights of the Zodiac. A segunda temporada veio em 2022 pela Crunchyroll, com troca total de elenco na dublagem brasileira.
Você pode conferir um pouco mais da história da série no Brasil no nosso TriviaBox.
Pena que qualquer coisa de Cdz é caro.