Em uma entrevista à Famitsu, o produtor e diretor Naoki Yoshida (Yoshi-P para os íntimos) disse que ele e seu time pretendem seguir com Final Fantasy XIV por pelo menos mais 10 anos.
Yoshida também informou que a expansão Dawntrailvai começar uma nova história (Endwalker encerrou o arco Zodiark), e que colocar um fim na trama com Endwalker pode parecer uma escolha limitada pela perspectiva de negócios, visto que MMORPGs raramente possuem um ponto final narrativo definitivo.
Ele afirmou o seguinte (tradução a partir da tradução em inglês):
Buscamos entregar o mais alto nível possível de catarse [com Dawntrail]. Isso é algo que só podemos fazer graças à [história encerrada em] Endwalker seguindo por dez anos. Gostaria de ter a mesma meta para a próxima década.
Final Fantasy XIV Online saiu em 2010, apenas para computadores, mas teve uma recepção tão negativa que a Square Enix resolveu refazer o jogo. Assim nasceu o atual sucesso Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, lançado em agosto de 2013 para PlayStation 3 e PC, chegando posteriormente a outras plataformas.
O jogo já conta com várias expansões e segue fazendo bastante sucesso entre fãs da série e de MMORPGs mesmo com os custos de compra e mensalidade envolvidos.
Naoki Yoshida virá ao Brasil em outubro, participando da BGS 2023, em São Paulo — ele é também produtor e diretor de Final Fantasy 16.
O lucrativo MMORPG Final Fantasy XIV nem sempre foi um grande sucesso. Lançado em 2010 para PC sob o título Final Fantasy XIV Online, teve inicialmente uma resposta tão negativa do público que a Square Enix resolveu refazer o jogo.
Assim nasceu o atual sucesso Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, lançado em agosto de 2013 para PlayStation 3 e PC — a versão para PS4 chegou em abril de 2014, e o jogo segue sendo portado para consoles mais atuais.
O jogo já conta com várias expansões e segue fazendo bastante sucesso entre fãs da série e de MMORPGs mesmo com os custos de compra e mensalidade envolvidos. A expansão mais recente é a quarta, Endwalker, que saiu no fim de 2021 e causou sobrecarregamento de servidores — ela dá sequência a Shadowbringers (2019).
Atualmente, o game conta também com uma versão gratuita, pela qual é possível jogar a versão base e a primeira expansão, Heavensward (2015), e subir até o nível 60. Em breve, será possível chegar até o nível 70 e jogar a segunda expansão, Stormblood (2017).
Sobre Final Fantasy
Final Fantasy é uma franquia multimídia e uma das séries de RPG mais populares mundialmente. Publicado e desenvolvida pela então Square (cuja filial americana se chamaria SquareSoft), o primeiro título foi lançado em 1987, desenvolvido por Hironobu Sakaguchi logo após a fundação da empresa em 1986 (embora ela existisse, em parte, desde 1983 como divisão da Den-Yu-Sha). Os elogios da crítica e o sucesso comercial do primeiro FF geraram inúmeras sequências e outros produtos, incluindo filmes, séries de animê e mangás.
Como a história de Final Fantasy(1987) não foi criada para ter uma continuação, Final Fantasy II (1988) foi o primeiro jogo sem locais ou personagens de seu antecessor. Isto acabou se repetindo nos títulos posteriores, tornando-se uma característica da franquia. Cada jogo principal conta com uma história própria, com um novo elenco de personagens e mundos diferentes, embora os jogos compartilhem alguns elementos em comuns, caracterizando a franquia, cujas vendas ao redor do mundo já ultrapassaram 140 milhões de cópias, considerando todos os títulos.
Entre 1987 e fevereiro de 2003, a Square lançou 11 jogos da franquia principal de Final Fantasy e 13″spin-offs”, como Mystic Quest (1992) e Chronicles (2001). Em abril de 2003, a empresa se fundiu com a Enix, conhecida por Dragon Quest, dando origem à Square Enix. Atualmente, a “linha principal” conta com 16 títulos. Em março de 2020, uma enquete da NHK ranqueou os jogos favoritos dos japoneses, com Final Fantasy X (2001) ficando na primeira posição.
Deixe um comentário