A rede japonesa de televisão Nippon TV anunciou que vai adquirir 42,3% das ações do estúdio Ghibli, que fará parte de suas propriedades a partir de outubro, com Hiroyuki Fukuda liderando as operações — o atual presidente do estúdio, Toshio Suzuki, ficará como diretor e Hayao Miyazaki será um diretor honorário.
A negociação vem em meio a especulações de quem assumiria a liderança do estúdio no futuro — Miyazaki tem 82 anos, e Suzuki, 75.
Foi considerada a possibilidade do filho de Miyazaki, Goro Miyazaki, assumir o estúdio, mas, segundo comunicado, o próprio Goro acharia difícil ter essa responsabilidade sozinho — existem inúmeras reportagens abordando a relação complicada entre ele e o pai.
Recentemente, Koji Hoshino deixou a presidência do Ghibli, posto que assumiu em 2008, em meio a polêmicas: algumas reportagens diziam que ele estava saindo devido a Toshio Suzuki, que estaria utilizando o renome, recursos e empregados do estúdio para fazer coisas para sua namorada. Suzuki teria tirado Hoshino do cargo após ser confrontado. O estúdio nunca confirmou as especulações.
Fonte: Japan Times
Agradecimentos ao leitor Victor Olavo Rocca pela dica.
NOSSA QUE HISTÓRIA ESSA PARA DIZER O MÍNIMO QUE CONFUSÃO
Primeiro foi Madhouse agora gibli, não vejo mais um futuro bom da gibli nas mãos da Nippon TV.
Depois que Masao Maruyama fundador saiu da Madhouse tudo desandou.
Tudo que vai para Nippon TV decai.
Quase metade, espero que não dê ruim.
Puts, então ferrou.