Morreu ontem (24), aos 78 anos, a atriz e dubladora Maria da Penha Esteves, um dos maiores nomes da nossa dublagem. A confirmação veio através do Instagram do filho, André Esteves, mas a causa da morte não foi divulgada. Segundo colegas, ela estava afastada do trabalho por conta da saúde.
Maria da Penha começou a carreira artística ainda criança, aos 6 anos de idade, cantando e dançando na extinta TV Tupi. O contato com a dublagem, mais especificamente o lendário estúdio Herbert Richers, veio primeiramente com o cinema nacional no começo dos anos 1960. Entre seus trabalhos desse período está o filme Um Candango na Belacap, onde cantava como dublê de Sônia Delfino.
Após 10 anos trabalhando como secretária do apresentador Chacrinha, e de uma passagem pela Rádio Globo, onde atuou em um programa de Hebe Camargo, foi convidada para fazer um teste de dublagem para uma produção sobre o casal Rosemberg (nota: provavelmente o telefilme Judgment: The Trial of Julius and Ethel Rosenberg — não encontramos outra referência e o título em português).
Desde então, viveu uma extensa carreira no ramo, onde destacam-se trabalhos como a Carol Anne Freeling nos filmes de Poltergeist, Prissy em …E o Vento Levou, Juca de Denis, o Pimentinha, além de ser uma das vozes clássicas da Minnie nas animações da Disney. Outro grande marco foi na série animada Cavalo de Fogo, onde além de viver o personagem Brutus, foi a responsável pela versão brasileira do tema de abertura.
Nas séries japonesas, estreou em 1983 dublando a personagem Rita, uma das protagonistas do animê Pirata do Espaço. Fez parte também da redublagem do clássico Speed Racer, em 1996, como a mãe do protagonista. Décadas depois, voltou ao gênero com a Miranda, de Little Wicth Academia, exibida pela Netflix.
Porém a maior lembrança certamente é com a personalidade única de outra Rita, a vilã da primeira temporada de Power Rangers, Rita Repulsa. A voz de Maria da Penha já era ouvida nos primeiros segundos da abertura, onde a temível bruxa se libertava.
Deixamos aqui os nossos sentimentos.
Fonte: Instagram, Versão Dublada
Que triste 😔. Mais uma voz marcante da nossa infância que se vai. Que Deus a tenha 🙏. Meus sentimentos a família e amigos.
E mais um se vai…RJ perdeu bastante dublador esses últimos tempos
Ah! após dez mil anos, estou livre! é hora de conquistar a terra!…
Então era ela desafinando na abertura do Cavalo de Fogo? Sempre achei que fosse a própria Miriam Fischer.
RIP
Grande perda. A performance dela como Rita era incrível. Colocou tanta personalidade na personagem…
Mano, fui descobrir hj, e quando soube q era ela q dublava a Rita de Power Rangers, me bateu uma bad, sinceramente tô triste 😢. Que o senhor, nosso pai possa confortar os corações dos familiares 🙏😞
Essa frase é nostálgica pra mim 😢❤️
Infelizmente 😢
Tbm amigo ✊😞
Tô mó triste 😔