Depois de um imbróglio de anos, desde a exibição dos primeiros episódios na Band, em 2020, a dublagem clássica de Kamen Rider Black está de volta de forma oficial. A série completa se encontra disponível desde hoje (26) no Mercado Play, plataforma de streaming gratuita do Mercado Livre (que foi lançada em agosto), com a imagem remasterizada em HD. Também há opção de áudio original com legendas em português.
O pacote inclui a inédita dublagem do último episódio (realizada em julho de 2020, pelo estúdio Centauro), tema de abertura em português gravado por Ricardo Cruz e Lucas Araújo, e prévias dos próximos episódios também dubladas recentemente por Luiz Antônio Lobue (narrador em toda a série). Já o restante do material conta com o áudio da época da exibição pela Manchete, no início dos anos 1990 — os direitos conexos teriam sido acertados com todo o elenco neste ano (sendo que com Elcio Sodré, voz do protagonista, o acordo foi feito ainda em dezembro de 2020).
No último mês de julho, o episódio 51 ganhou uma espécie de “premiere” no cinema da própria Sato Company, distribuidora da série no Brasil, em São Paulo. O final nunca foi transmitido na TV, e até hoje há um mistério se foi ou não dublado na época da primeira vinda (via Everest Vídeo).
▶ Acesse a página do Mercado Play clicando aqui.
Kamen Rider Black é a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, mas a primeira exibida no Brasil. A transmissão original no Japão ocorreu pelas emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema).
A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami, no original) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom.
No Brasil, a série foi exibida pela extinta Rede Manchete, que em 1995 também exibiu a sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988), onde Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis.
Apenas legendada, a série também está disponível no Amazon Prime Video, na programação do canal linear do canal TokuSato da Pluto TV e pelo Sato TV+ da Samsung. O mangá original, de Shotaro Ishinomori, foi publicado em 3 volumes pela NewPOP.
Essa postagem foi atualizada no dia 30/10/2023 para adicionar a informação sobre legendas e áudio original.
Fonte: TokuSato (Facebook)
Emocionante! Acabei de assistir o último episódio do Black dublado, me emocionei e arrepiei, do começo ao fim. Assisti e gosto de tudo que passou pela Manchete, mas o Black sempre foi o meu Tokusatsu favorito da época. Já conhecia o episódio final por meio de fã subs, mas depois de tanto tempo, poder ver dublado e de forma oficial , foi indescritível. Me emocionei de verdade.
As mãos dos tokuvelhos devem estar doendo de tanta bronha para essa notícia.
AEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!
Finalmente!
E tudo que eu tenho direito!
Série, música, tudo dublado!
Obrigado, Sato Company! E a todos os envolvidos!
Isso vem para o prime? Estranho a parceria se extender com esse conteúdo e não estar no prime que atualmente detém muitos títulos da Sato, assinar outra plataforma é osso…
é só fazer uma conta não precisa pagar nada
É gratuita. Basta criar uma conta no mercado livre.
Curioso como plataformas grátis estão superando as pagas em alguns aspectos.
Finalmente ficou excelente a dublagem do episódio
Nem sabia que o mercado livre exibia séries gratuita em seu aplicativo e site vou assistir o episódio 51 dublado q tanto queria ver
A título de relato, outra série distribuída pela Sato Company, que estava sendo exibida legendada há até pouco tempo, e voltou a ser exibida com a dublagem clássica é o anime STREET FIGHTER II VICTORY, que está na programação do canal SATO+, disponível na plataforma SAMSUNG TV PLUS, que se encontra nas Smart TVs 4K da fabricante.
Será que em breve poderemos, pela primeira vez, finalmente dizer “bom trabalho, Sato”?
Acho que não…enquanto ele pelo menos não dublar Build e outros mais novos.
Agora vamos aguardar um Rider mais recente com dublagem.
Que bom, pra mim que assisti em raw e depois com legenda…pode ser que assista.
Aguardar Build e até Zi-O com dubagem.
“Quando você não paga pelo produto, você é o produto”
Acabei de assistir o episódio 51 e a centauro fez um trabalho excelente na dublagem desse episódio foi linda esperar 30 anos pela dublagem desse episódio valeu a pena .
Verdade, HunterXHunter e InuYasha saíram primeiro dublado na pluto. Netflix saiu 1mes depois e sem avisar os assinantes.
Se depender da Sato,vamos aguardar mais uns 30 anos pra isso acontecer…
Assisti não achei grande coisa, só para agradar fãs nostalgicos, Sato tem que mandar dublar series ineditas e não redublar velharia que já passou no Brasil
Acho que vale pra quem tinha curiosidade de ver como ficaria dublado….quem sabe possamos ter Build e outros saindo em breve com dublagem.
Eu assisti o KR Black RX que passava na Manchete em 1995, quando eu tinha 6 para 7 anos 🥺 Esse que é o primeiro não peguei a época.
O filme que passou dublado no YouTube não achei mais