Chegou ontem (25) ao YouTube, pelo canal do diretor Chris Tex, o curta-metragem Wind Princess. O filme é inspirado em Nausicaä do Vale do Vento, como forma de homenagem à obra de Hayao Miyazaki (autor do mangá e do longa animado).
A produção brasileira, em conjunto da Tex Filmes com a Filmes Sem Sapato, deixa claro que não é um produto licenciado oficialmente, tendo sido bancado por iniciativa particular sem fins lucrativos, apenas como homenagem. Foram 7 anos de produção, sendo que a expectativa inicial era de que o lançamento fosse em 2017 (em 2019, comentamos aquia estreia do teaser).
Confira:
Wind Princess teve sua premiere em julho deste ano, no Fantasia Film Festival, em Montreal, seguindo para o Sitges, em Barcelona. Estrelado por Jessica Freytag, o trabalho nasceu da paixão de Chris Tex (diretor também do curta Sayonara, e roteirista dos quadrinhos Blackout e Samurai Doggy) pela obra de Miyazaki, com a esperança de que o curta chegasse aos olhos do próprio autor. A trilha sonora original é assinada por Lucas Araújo e Michael Hsiang Lee.
Após enfim concluir esse curta, o diretor agora almeja produzir o seu primeiro longa-metragem. Quem quiser e puder apoiar, pode acessar o projeto de financiamento na platorma Ko-Fi (clique aqui para acessar).
Nausicaä foi lançado no Japão antes do filme animado graças a um acordo. Elogiado por seu primeiro trabalho como diretor de cinema com O Castelo de Cagliostro (1979), Hayao Miyazaki foi incentivado por Toshio Suzuki, então editor da revista Animage, a apresentar seus projetos de animação para a editora Tokuma Shoten.
Porém, a empresa não queria bancar um animê de algo que não tivesse antes um mangá. Foi aí que Miyazaki foi convencido a escrever e desenhar Nausicaä em capítulos publicados dentro da revista Animage a partir de 1982 (e encerrando somente em 1994, 10 anos após o lançamento do filme!).
A trama se passa em um cenário pós-guerra, onde os humanos e o ecossistema foram dilacerados. Nausicaä é a princesa do Vale dos Ventos, um dos pequenos vales onde vivem os sobreviventes. Ela tem o poder de “sentir a floresta” e parte em uma jornada para um lugar onde uma vegetação que exala gases venenosos surgiu, um ambiente onde apenas insetos gigantes e seres conhecidos como Ohmu sobrevivem.
O filme animado de Nausicaä foi lançado nos cinemas japoneses em 1984, com direção do próprio Hayao Miyazaki pelo estúdio Topcraft. É considerado um dos “embriões” do Studio Ghibli e acabou sendo incorporado à filmografia do estúdio posteriormente, tanto que foi lançado por aqui em DVD e Blu-ray em 2014 como parte da Coleção Studio Ghibli da Versátil Home Video. A partir de 2020, também integrou o catálogo de filmes do estúdio lançados pela plataforma de streaming da Netflix.
O mangá está atualmente em relançamento pela editora JBC.
Deixe um comentário