A Bandai Namco anunciou uma parceria com a Scuderia AlphaTauri, uma equipe de Fórmula 1, para o Grand Prix de Las Vegas — a qualificação e a corrida ocorre em 18 de novembro, mas haverá treinos nos dias 16 e 17.
Confira um trailer:
Os carros dos pilotos Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo terão decalques (adesivos) temáticos de Gundam RX-78-2 (o da primeira série) e XVX-016 GUNDAM Aerial (de Witch from Mercury) e, ao que parece, a parceria será apenas nessa corrida.
Haverá também ativações para os fãs, incluindo a exibição de um modelo Mobile Suit RX-78-2 GUNDAM com decalques da Scuderia AlphaTauri, e vendas de produtos de Gundam em lojas.
A primeira série animada Mobile Suit Gundam (Kido Senshi Gandamu) conta com 43 episódios, tendo sido exibida na TV japonesa entre 1979 e 1980 e hoje disponível com legendas em português na Crunchyroll.
Não completamente satisfeito com o resultado e atendendo ao interesse repentino do público (a série não foi muito bem de audiência no começo), o criador e diretor Yoshiyuki Tomino reeditou o material posteriormente em uma trilogia de filmes, mudando várias coisas (como armas e sequências de batalhas). Esses filmes foram lançados originalmente entre 1981 e 1982 e estão na Netflix, com legendas -- o streaming possui também os filmes Gundam: Char Contra Ataca e Gundam: Hathaway, que se passam após a série original.
O enredo básico do Gundam original apresenta um universo onde a Terra precisou criar colônias no espaço para suportar a superpopulação e a poluição do planeta. Uma nova era espacial foi iniciada com o título de UC 0001, até que chegou ao UC 0079. É nesse período que uma colônia independente da Terra, Zeon, declara guerra sob controle de uma família tirana.
A batalha desproporcional causou bilhões de mortes e um acordo de paz foi selado por pouco tempo. Quando um navio de guerra da Federação é perseguido pelas tropas de Zeon, um novo conflito se inicia, mas o jovem Amuro Ray encontra o Gundam RX-78-2, uma arma robótica construída pela Terra como resposta aos robôs inimigos. Ray lidera então o contra-ataque a Zeon reunindo civis e refugiados.
Frente ao enorme sucesso, a franquia se dividiu entre novas séries e produtos, incluindo o Gundam Wing, talvez a série mais famosa no Brasil, exibida dublada pelo Cartoon Network nos anos 2000 e disponível com legendas pela Crunchyroll. Alguns animês da franquia, incluindo o original, foram exibidos via streaming pela Crunchyroll e Netflix.
Sobre Gundam: Witch from Mercury
Mobile Suit Gundam: The Witch From Mercury, popularmente chamado de G-Witch ou Gundam: Witch, é uma animação exibida de outubro de 2022 a janeiro de 2023 e, posteriormente, de abril a junho de 2023, ficando com 24 episódios.
A série teve direção de Hiroshi Kobayashi (KIZNAIVER), com codireção de Ryo Ando (Interviews with Monster Girls) e roteiro de Ohkouchi (Code Geass). O estúdio responsável pelo anime é o Bandai Namco Filmworks, o antigo Sunrise (que ainda assina a produção).
Na história, acompanhamos uma era onde várias corporações colonizaram o espaço e criaram grande sistema econômico. Nesse contexto, Suletta Mercury, uma garota solitária de Mercúrio, se muda para a Escola de Tecnologia de Asticassia, liderada pelo grupo que domina a indústria de mobile suits, e, no meio disso, acaba noiva de Miorine Rembran, filha do presidente do maior conglomerado empresarial do Espaço.
Esse foi o primeiro Gundam com uma protagonista mulher e um casal homoafetivo no círculo principal da série. A Crunchyroll exibe a série dublada e legendada.
Curiosamente, comecei a acompanhar tanto Gundam quanto F1 em 2019 e sempre vi uma possibilidade de cruzar os 2 universos, já que a estética é meio parecida… Bizarro isso acontecer de verdade
Curiosamente, comecei a acompanhar tanto Gundam quanto F1 em 2019 e sempre vi uma possibilidade de cruzar os 2 universos, já que a estética é meio parecida… Bizarro isso acontecer de verdade