Em junho, foi divulgado que BLACK JACK, de Osamu Tezuka, teria um novo capítulo, comemorando os 50 anos da série, feito, em parte, com inteligência artificial. A produção também envolveu artistas reais, e a IA ficou responsável pela ambientação geral e personagens (não muito diferente do feito com PAIDON).

Foram divulgados nomes de pessoas que trabalharam no capítulo, incluindo Shigeto Ikehara, que fez diversos mangás de Mega Man. O envolvimento de Ikehara com a Tezuka Productions não é de hoje: ele foi pupilo e assistente de Tezuka nos anos 1970.

Também estavam envolvidos o diretor Kaizo Hayashi (Cat’s Eye live-action, de 1997) e o designer Tsunogai. A máquina montou a ideia geral, e os artistas faziam alterações no trabalho, que saiu hoje (21) na edição mais recente da Shonen Champion no Japão (na verdade, lá já é dia 22). Como o lançamento é recente, ainda não temos muitos comentários sobre.

Macoto Tezka, filho de Osamu Tezuka, disse que esperam compreender o quanto uma IA pode ajudar na criação de mangás, e que o objetivo do projeto não é substituir criadores. Ele afirma, inclusive, ser um projeto ultrajante e não sabe se vai funcionar. Macoto complementa dizendo que tem certeza que seu pai usaria IA se estivesse vivo.


Fonte: Siliconera