Temos uma boa e uma má notícia. Segundo apuração do JBox, Naruto Shippuden estaria de fato recebendo uma dublagem para os episódios restantes da série — essa é a boa. A má notícia, no entanto, é que a mesma dublagem estaria enfrentando problemas que podem culminar numa debandada geral de dubladores.
Fontes próximas ao caso informaram o JBox que os motivos envolveriam questões de pagamento, e dubladores estariam então se recusando a voltar aos seus respectivos papéis, mesmo tendo gravado seus personagens em alguns episódios ao longo de 2023. Ao que parece, já houve troca de vozes em alguns casos.
Naruto recentemente recebeu dublagem para todos os filmes e para o jogo lançado há poucas semanas. No jogo, houve troca de alguns personagens principais, mas nos filmes o elenco principal permaneceu basicamente o mesmo.
Uma troca no meio de episódios de Shippuden, principalmente depois de manter elenco em dublagens recém lançadas da série, causaria possivelmente desconforto entre os fãs da série (além de incongruências, já que a continuação, Boruto, segue com as mesmas vozes). Resta torcer por uma eventual resolução dos problemas.
Segundo nossa apuração, a dublagem estaria em um estúdio ligado ao Grupo Macias — o Macias ficou responsável pelas dublagens recentes dos filmes da série e pela dublagem do novo Hunter x Hunter.
O JBox buscou contato com o estúdio, mas não obteve resposta até o momento da publicação da matéria. O espaço permanece aberto para posicionamento das partes envolvidas.
Sobre Naruto
Naruto é uma obra de Masashi Kishimoto. O mangá foi originalmente publicado nas páginas da Shonen Jump de 1999 à 2014, e concluído com 72 volumes encadernados. É o terceiro mangá mais vendido da história, com 235 milhões de cópias impressas no mundo e desse total, 140 milhões foram comercializadas no Japão, e 95 milhões nos demais países.
Recentemente, ganhou uma continuação intitulada Boruto: Naruto Next Generations, com roteiro de Ukyo Kodachi (até o volume 13), Masashi Kishimoto (a partir do volume 14) e ilustrações por Mikio Ikemoto, tendo 20 volumes lançados até o momento. Em 2023, a série passou por alguns meses em hiato e voltou em uma nova fase, intitulada Boruto: Two Blue Vortex, com um pulo temporal na trama -- essa fase tem tradução simultânea em português na MANGA Plus, aplicativo oficial da Shueisha.
No Brasil, os 72 volumes de Naruto foram publicados três vezes pela Editora Panini (primeiramente numa edição padrão, seguida por uma versão pocket e por último a chamada versão Gold — que segue sendo reimpressa), que também publica o mangá de Boruto.
As adaptações em animê, Naruto (2002), Naruto Shippuden (2007) e Boruto: Naruto Next Generations (2017) são exibidas oficialmente no Brasil via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português e opção de dublagem (Naruto está com toda a dublagem, que vai até o 112º episódio de Shippuden, e também há 52 episódios de Boruto).
A série original e partes de Shippuden e Boruto também podem ser encontradas na Netflix e na Pluto TV, com opção de dublagem em português -- a Pluto possui 182 episódios dublados, mas do que os outros serviços. A HBO Max exibe Naruto e parte de Boruto com dublagem e legendas.
Todos os 11 filmes da série se encontram disponíveis na Claro Vídeo. O Primeo Video possui 10 filmes e a Pluto TV, nove.