Youichi Takahashi, autor de séries como Captain Tsubasa (Super Campeões) e Hungry Heart Wild Striker, encerraráCaptain Tsubasa: Rising Sune Captain Tsubasa: Memories em abril deste ano e se aposentará da criação de mangás (ou, pelo menos, da quadrinização). Em abril, também será a edição final da Captain Tsubasa Magazine, onde os dois mangás ainda em publicação são seriados.
Takahashi está se aposentando devido à idade e aos problemas de saúde, mas ainda pensa em escrever um rascunho para o arco final da Copa do Mundo que possa ser adaptado futuramente.
RisingSun está em publicação desde 2013 e conta com 18 volumes encadernados. É uma das continuações da série, feita pelo autor original da obra, Yoichi Takahashi, trazendo o Tsubasa Oozora jogando nas Olímpiadas pelo Japão. Depois do mangá original, vieram World Youth, Road to 2002, Golden 23, Kaigai Gekito, e agora esse arco.
Memories foi publicada em abril de 2018 como uma oneshot, contando eventos dos primeiros anos da vida do protagonista, a série surgiu como forma de promover a animação do David Production, virando depois uma trama seriada. Ela chegou a ter anúncio de encerramento em 2021, mas não conseguimos localizar mais informações sobre sua continuidade.
A Captain Tsubasa Magazine nasceu em abril de 2020 como um braço da Grand Jump, tendo como foco apenas a série Captain Tsubasa.
A série original de Captain Tsubasaacompanha Tsubasa Oozora (ou Oliver Tsubasa na dublagem brasileira de séries mais antigas) em sua jornada de se tornar um jogador profissional. Após ganhar diversos campeonatos jogando pelo time da escola, cujo treinador é um famoso ex-jogador brasileiro, ele vence a Copa Sub-17 pelo Japão e vem jogar no Brasil. Nas sequências da série, vemos Tsubasa no São Paulo Futebol Clube (ou Brancos F.C., dependendo da versão), posteriormente no Barcelona e também jogando pelo Japão na Copa de 2002.
O primeiro mangá foi seriado na Shonen Jump, da editora Shueisha, de 1981 a 1988, com 37 volumes compilados (além de render várias continuações e spin-offs). A série já inspirou quatro animações: Captain Tsubasa (1983-1986), Captain Tsubasa J (1994-1995), Captain Tsubasa: Road to 2002 (2001-2002) e Captain Tsubasa (2018-2019).
No Brasil, foram exibidas Captain Tsubasa J, pela extinta Rede Manchete nos anos 1990, e Road to 2002, pelo Cartoon Network e Rede TV!, nos anos 2000. Em ambos os casos, a série foi chamada de Super Campeões.
O Cartoon também trouxe o remake de 2018, com o nome Captain Tsubasa, começando a exibi-lo no mesmo ano, durante a Copa do Mundo e agora essa série está disponível dublada no Amazon Prime Video, a na Crunchyroll, além de ter tido dois episódios disponíveis nos voo da LATAM, no serviço LATAM Play, por pouco de tempo.
Que bom que vai parar, tem de ter um descanço pq vida de Magaká n tá facil. Mas espero q pelo menos de a Copa do mundo pro Tsubasa, po sonho do cara e ele merece(sim eu sei q é só um personagem, mas po). Só falta asgora o Japão ganhar 2026 pra dar um gás pro coroa.
Mas o cara desenha o msm mangá a anos, apenas vai fazendo umas atualizações.
Melhor se aposentar mesmo, já tá rico e zerou a vida.
Ele deve gostar muito de futebol. Já que criou Tsubasa e Hungry Heart Wild Striker.
Nem Kurumada que é super fã de boxe faz mangá sempre sobre o msm genero.
Poderiam lançar o mangá no Brasil, mas parece que os direitos estão espalhados.
Que bom que vai parar, tem de ter um descanço pq vida de Magaká n tá facil. Mas espero q pelo menos de a Copa do mundo pro Tsubasa, po sonho do cara e ele merece(sim eu sei q é só um personagem, mas po). Só falta asgora o Japão ganhar 2026 pra dar um gás pro coroa.