No último dia 17 de janeiro, aconteceu no Japão o Prêmio Akutagawa, uma das mais prestigiadas premiações literárias do país. A vencedora deste ano foi a escritora Rie Kudan pelo livro Tokyo-to Doujou Tou (Torre da Simpatia de Tóquio, em tradução livre).
Porém, o que mais chamou a atenção foi a afirmação da própria autora de que seu livro foi escrito com ajuda de inteligência artificial.
Há dois momentos, na reportagem consultada, que menciona o uso de I.A no livro. Na primeira, é dito que a autora admitiu que em torno de 5% do livro foi gerado por programas de inteligência artificial como ChatGPT “palavra-por-palavra”. Depois, é dito que ela recorria ao programa quando tinha problemas que não podia consultar mais ninguém — quando a I.A não respondia o que queria, ela colocava seus sentimentos nas falas dos personagens.
Kudan disse que pretende “continuar com o uso de I.A em seus livros, ao mesmo tempo que deixo minha criatividade se expressar totalmente”.
A decisão do júri gerou uma divisão entre os que reagiram bem e os que foram contra a vitória. Membro do comitê e também escritor Keiichiro Hirano foi ao X (antigo Twitter) declarar o seguinte:
Parece que a história de que o trabalho premiado de Rie Kudan foi escrito usando IA foi mal-entendido… Se ler, verá que a IA foi mencionada no trabalho. Haverá problemas com este tipo de uso no futuro, mas não é o caso com Tokyo-to Dojo To.
Lançado este ano, Tokyo-to Doujou Tou aborda o tema da inteligência artificial, numa ficção científica que acompanha a vida de um arquiteto, cuja missão é construir uma torre que servirá como reabilitação de criminosos.
Criado em 1935, o prêmio bienal Akutagawa visa premiar os novos escritores que mais se destacaram na literatura japonesa. Com apoio da Sociedade para Promoção da Literatura Japonesa, a premiação tem seu nome em homenagem a Ryunosuke Akutagwa (1892-1927), um dos maiores escritores japoneses, que tem entre suas obras Rashômon – que ficou internacionalmente conhecido através do filme de Akira Kurosawa.
Opinião Impopular: Por mais que a grande maioria das pessoas repudiem na internet o uso de IA ela não so vai continuar sendo usada como terá seu uso exponencialmente maior nos últimos anos, tanto por grandes empressas quanto por artistas iniciantes
É totalmente valido se criar leis para tentar retardar o impacto na força de trabalho humana que essas ferramentas terão. Mas simplesmente fechar os olhos e tentar menosprezar tudo com argumentos do tipo “A qualidade é ruim” não so não se sustenta como se prova cada vez mais incorreta, visto os múltiplos exemplos que já passam no teste de Turing
A caixa de pandora foi aberta, e agora se deve tentar conviver com o que ela trouxe
Infelizmente é quase certo que grandes empresas vão usar I.A para baratear custo e reduzir tempo de produção. Só espero que o público tome consciência que conteúdo criado com I.A simplesmente não presta.
É bem triste ver artistas usando I.A em trabalhos autorais.
Eu já decidi que não vou ler, jogar ou assistir nada que tenha sido gerado usando inteligência artificial.
A atual tecnologia de I.A reduz o tempo de produção? Com certeza.
Ela consegue produzir imagens bonitas, textos e outras coisas de um jeito legal? Certamente.
Mas e quanto ao fator humano? E quanto a intenção? Não existe.
Podem até ser bonito por fora mas é vazio por dentro. I.A não pensa no que está fazendo, e não constrói as coisas com intenção de se comunicar, passar uma mensagem ou provocar um sentimento em alguém. É só conteúdo feito a partir de um mix sem sentido do trabalho de artistas de verdade.
Eu valorizo bastante o elemento humano por traz da arte, saber que alguém se dedicou e esforçou para criar algo que te diverte e emociona é muito incrível. Mas eu valorizo igualmenre o meu tempo, que não é ilimitado. Não vejo sentido em dedicar meu tempo em uma coisa que foi feita sem cuidado e de qualquer jeito, quanto mais em algo que não foi sequer criado por outro ser humano.
E falando sério, quem te vende qualquer coisa feita com I.A não valoriza arte nem o SEU tempo e só tá atrás do teu dinheiro.