Um dos produtores executivos da série live-action de Final Fantasy XIV anunciada em 2019, Dinesh Shamdasani, informou em suas redes que o projeto foi cancelado. Respondendo a um seguidor, ele disse:
Já era. Fizemos um script pitolo fantástico, do Ben Lust e Jake Thornton, e um plano de múltiplas temporadas, mas fomos rejeitados. O tamanho e escala necessários eram muito para qualquer um arriscar. Amazon chegou perto.
Dead. We took around a fantastic pilot script by Ben Lustig & @jakethornton along with a multi-season plan they built with our show runners but got rejected across the board. The size and scale needed to do it right proved too much for anyone to want to risk. Amazon came closest.
Jake Thornton também comentou que o cancelamento ocorreu em parte por causa da COVID-19. O projeto era uma parceria da Sony Pictures com a Hivemind, e traria uma história original em Eorzea.
O jogo tecnicamente já rendeu dois live-actions: o dorama Final Fantasy XIV: Dad of Light (2017) e o filme Brave Father Online: Our Story of Final Fantasy XIV (2019), e ambos trazem um filho se reconectando com o pai por meio de FF XIV.
O lucrativo MMORPG Final Fantasy XIV nem sempre foi um grande sucesso. Lançado em 2010 para PC sob o título Final Fantasy XIV Online, teve inicialmente uma resposta tão negativa do público que a Square Enix resolveu refazer o jogo.
Assim nasceu o atual sucesso Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, lançado em agosto de 2013 para PlayStation 3 e PC — a versão para PS4 chegou em abril de 2014, e o jogo segue sendo portado para consoles mais atuais.
O jogo já conta com várias expansões e segue fazendo bastante sucesso entre fãs da série e de MMORPGs mesmo com os custos de compra e mensalidade envolvidos. A expansão mais recente é a quarta, Endwalker, que saiu no fim de 2021 e causou sobrecarregamento de servidores — ela dá sequência a Shadowbringers (2019).
Atualmente, o game conta também com uma versão gratuita, pela qual é possível jogar a versão base e a primeira expansão, Heavensward (2015), e subir até o nível 60. Em breve, será possível chegar até o nível 70 e jogar a segunda expansão, Stormblood (2017).
Sobre Final Fantasy
Final Fantasy é uma franquia multimídia e uma das séries de RPG mais populares mundialmente. Publicado e desenvolvida pela então Square (cuja filial americana se chamaria SquareSoft), o primeiro título foi lançado em 1987, desenvolvido por Hironobu Sakaguchi logo após a fundação da empresa em 1986 (embora ela existisse, em parte, desde 1983 como divisão da Den-Yu-Sha). Os elogios da crítica e o sucesso comercial do primeiro FF geraram inúmeras sequências e outros produtos, incluindo filmes, séries de animê e mangás.
Como a história de Final Fantasy(1987) não foi criada para ter uma continuação, Final Fantasy II (1988) foi o primeiro jogo sem locais ou personagens de seu antecessor. Isto acabou se repetindo nos títulos posteriores, tornando-se uma característica da franquia. Cada jogo principal conta com uma história própria, com um novo elenco de personagens e mundos diferentes, embora os jogos compartilhem alguns elementos em comuns, caracterizando a franquia, cujas vendas ao redor do mundo já ultrapassaram 140 milhões de cópias, considerando todos os títulos.
Entre 1987 e fevereiro de 2003, a Square lançou 11 jogos da franquia principal de Final Fantasy e 13″spin-offs”, como Mystic Quest (1992) e Chronicles (2001). Em abril de 2003, a empresa se fundiu com a Enix, conhecida por Dragon Quest, dando origem à Square Enix. Atualmente, a “linha principal” conta com 16 títulos. Em março de 2020, uma enquete da NHK ranqueou os jogos favoritos dos japoneses, com Final Fantasy X (2001) ficando na primeira posição.
Salvo pelo prejuízo