Durante live com o Fora do Plástico, Bruno Zago, da editora Pipoca & Nanquim, mostrou uma lombada do que, ao que tudo indica, é o mangá Fire!, de Hideko Mizuno e deu a entender que poderia publicá-lo por aqui. A obra não foi anunciada, mas há uma live da editora prevista para hoje (09), a partir das 19h15 (horário de Brasília).

Fire foi publicado na revista Seventeen, da editora Sun Comics (hoje Asahi Sonorama), de 1969 a 1971, ficando com 4 volumes. É um dos primeiros mangá shoujo pós-guerra com um protagonista masculino e com certos temas mais maduros, e rendeu a autora um prêmio no Shogakukan Manga Award em 1970.

Ele foi republicado em janeiro em dois volumes, pela editora Bungeishunju — as capas desses volumes se assemelham ao que foi possível ver na live do Fora do Plástico.

imagem: capa do primeiro volume de fire na reedição japonesa.

Divulgação: Bungeishunju.

Na trama, o americano Aaron Browning vai para um centro de detenção de jovens após ser pego com outro delinquente, Fire Wolf. Encontrando conforto na música, ele cria a banda Fire! e deixa Detroit.

Mizuno decidiu virar mangaká na década de 1950, após conhecer Osamu Tezuka. A convite do autor, ela se mudou para Tóquio em 1958, onde viveu e trabalhou com Shotaro Ishinomori e Fujio Akatsuka — eles usavam o pseudônimo U. Mia na Shoujo Club.

Ela é uma das poucas autoras mulheres numa época em que o shoujo era dominado por artistas homens. Sua primeira obra, Gin no hanabira, foi publicada entre 1958 e 1959, rendendo 4 volumes.

Não seria exatamente a primeira vez que uma obra de Mizuno chega por aqui, mas seria o primeiro mangá da autora no país: em 1987, o SBT exibiu Honey Honey, adaptação do mangá Honey Honey no Suteki na Bouken (1966-1967).


Fonte: Fora do Plástico