Recentemente, a Nintendo intimou judicialmente os responsáveis pelo emulador Yuzu, que é capaz de rodar jogod de Nintendo Switch — como se pode esperar, a empresa alega violações de direitos autorais, e busca reparações, além de exigir o desligamento do emulador.
Agora veio a público que a Tropic Haze LLC, empresa que respondelo pelo Yuzu, respondeu à intimação da empresa japonesa e contratou um escritório de advocacia para responder ao caso:
Yuzu has responded to the Nintendo summons and they have a lawyer now pic.twitter.com/Q2Sk1CKZrQ
— PC_Focus 🔴🏴☠️ (@PC_Focus_) March 1, 2024
Vale lembrar que casos assim geralmente se desenvolvem de forma lenta, então deve levar alguns meses até termos alguma resolução — um veredito favorável à Yuzu causaria um precedente jurídico para outros emuladores.
Em 2021, a Nintendo venceu um caso contra o site RomUniverse, que distribuía diversos jogos da empresa em arquivo ROM — mas nesse caso havia a possibilidade de pagar por uma conta premium no site, o que deve ter pesado na decisão e compreensão da juíza de que o dono do site, Matthew Storman, estava ciente das violações de direitos autorais praticadas no site (além dele mesmo ter assumido em depoimento anterior).
Fonte: MyNintendoNews
Aparentemente houve um entendimento entre eles nessa segunda, Tropic Haze vai ter que pagar 2,4 milhões de dólares, não vai mais poder divulgar ou disponibilizar o emulador e ficam impedidos de lançar qualquer software semelhante no futuro.
O site do Yuzu também vai sair do ar, já não dá para baixar as builds por lá.
Foi de arrasta pra cima.
Download sempre existirá, já removeram os oficias, mas basta procurar no github pelo yuzu ou citra que está cheio de repositórios com cópias, talvez o que aconteça é que não exista mais updates oficialmente nos emuladores, mas sempre estarão por aí, NÃO TEM COMO BARRAR A INTERNET.
Sim, pena que não vai rolar mais avanços em performance e compatibilidade.