As redes oficiais de Dragon Ball divulgaram hoje (08) que o mangaká Akira Toriyama faleceu em 1º de março em decorrência de um hematoma subdural, um acúmulo de sangue nos espaços das meninges (entre o cérebro e o crânio), que muitas vezes ocorre em função de traumatismo craniano (que, por sua vez, geralmente ocorre devido a acidentes que lesionam o crânio). Nascido em 5 de abril de 1955, ele tinha 68 anos.
Foto de Akira Toriyama em 2002, na Shonen Jump Launch Party, em Nova Iorque (EUA).
Cerimônias funerárias já foram realizadas de forma privada, com familiares e amigos — seguindo os desesjos do autor, não aceitam flores, presentes de condolências, visitas e outros.
O informe também pede que evitem tentar entrevistar a família de Toriyama, e deixa aberta a possibilidade de algum tipo de cerimônia pública para homenagear o autor, ainda sem detalhes definidos.
Toriyama estreou na Shonen Jump em 1978, com Wonder Island — após alguns mangás curtos, seu primeiro sucesso foi Dr. Slump (1980-1984), mas seu nome ficou conhecido mundialmente com Dragon Ball (1984-1995), cujo animê gerou um fenômeno mundial até hoje — a série ainda tem mangás em andamento e um animê a caminho neste ano, Dragon Ball Daima, com o qual ele estava envolvido.
No Brasil, dentre as obras publicadas do autor estão Dragon Ball, Dr. Slump, SAND LAND e Marusaku (Manga Theater). Todos vieram originalmente pela Conrad, mas são hoje republicados pela Panini. Também foram publicados vários derivados de Dragon Ball, incluindo alguns assinados pelo autor, como no caso de Jaco, O Patrulheiro Galáctico.
A Conrad ainda publicou, em 2002, o quadrinho Mangaká: Lições de Akira Toriyama (Toriyama Akira no HETAPPI Manga Kenkyuusho), de autoria do próprio e de Akira Sakuma — esse é um quadrinho mas também uma espécie de guia para criar mangás.
Além de mangás, Toriyama também trabalhou produzindo desenhos para jogos, como Chrono Trigger e a franquia Dragon Quest. O artista deixa um legado enorme no Japão e mundo afora.
Deixamos aqui nossos sentimentos e nosso agradecimento ao autor pelas obras criadas.
Dragon Ballsurgiu como mangá em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump. Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.
Os quadrinhos viraram uma série animada em 1986, pela Toei Animation. Após 153 episódios, continuou com o título Dragon BallZ, a partir de 1989. Com os personagens mais velhos, em Dragon Ball Z o foco se consolida na ação, com Goku e outros lutadores enfrentando grandes ameaças contra a Terra.
O mangá original foi publicado no Brasil a partir de 2000, pela Conrad Editora e posteriormente foi republicado pela Panini. O animê Dragon Ball estreou no Brasil em 1996, pelo SBT, que exibiu 60 episódios dublados pela Gota Mágica. Em 2002, a série teve todos os episódios exibidos pela Rede Globo, com uma redublagem pela Álamo, finalizada pela DPN. Uma outra reprise, dessa vez com todos os episódios dublados na Álamo, aconteceu posteriormente no Cartoon Network e Tooncast. Alguns episódios também ficaram disponíveis pelo NOW e atualmente vão ao ar pela Crunchyroll, Globoplay e Claro Vídeo.
Dragon Ball Z estreou no Brasil pelo Cartoon Network e Bandeirantes em 1999, sendo exibido também pela Rede Globo a partir de 2001. Mais recentemente, teve exibição em HD pela Rede Brasil e teve alguns episódios disponíveis pelo NOW. Atualmente, vai ao ar pela Crunchyroll, enquanto a Panini publica uma Edição Definitiva do mangá original.
Dragon Ball Super, sequência da história da série de TV produzida em 2015, é exibido legendado na Crunchyroll, tendo passagem com dublagem pelo Cartoon Network, Warner Channel e Band. Um mangá derivado é publicado pela Panini.
Sobre SAND LAND
A obra de volume único de Akira Toriyama foi publicada em 2000 no Japão, com seriação pela Shonen Jump (mesma revista que publicou Dragon Ball), da editora Shueisha. Em 2006, a editora Conrad trouxe a obra para o Brasil também em volume único, mas atualmente é a Panini quem publica o mangá (lançamento de 2022).
Na trama somos transportados a um mundo assolado pelas consequências de desastres naturais e guerras, com falta de água — com um rei ganancioso, cada dia é mais difícil aos cidadãos de Sand Land comprar o recurso, básico para a sobrevivência. Com isso, roubos — de água e de dinheiro — se tornam frequentes.
Cansado dessa realidade, o xerife Rao vai atrás dos demônio de Sand Land procurando novas fontes de água, e os demônios Beelzebub e Thief topam acompanhá-lo.
Simplesmente ainda tó incrédulo. As obras do Toriyama são parte importante da minha vida Graças a Dragon Ball pratiquei artes marciais e conheci pessoas incríveis, tenho com muito orgulho um cantinho dedicado as suas obras. Uma noticia triste e avassaladora, principalmente pq ele estava bem participativo mas produções de suas obras.
Isso conseguiu me chocar mais do que a morte de Stephen Hillenburg, caraca, achei que ele não ia partir agora… De fato será uma grande perda, o cara tinha muito trabalho pela frente e carregava consigo uma das franquias mais ativas e longas do mercado japonês. Fará muitíssima falta no mundo todo. RIP
akira morreu , nao posso acreditar que esse dia chegou em dar adeus ao homem que criou dragon ball. o que sera de dragon ball sem ele. é a perda mais triste de 2024. o que sera de nossas vidas sem akira toryama. essa noticia é um choque para todos que acompanhamos e crescemos assistindo dragon ball. meus sentimentos a familia e que descanse em paz mestre que dragon ball seja eternizado em sua memoria .
6 horas da manhã fiquei sabendo disso. caralho que ódio pra ter isso como primeira noticia do dia. os icones da showa estão subindo enquanto obras que causam impacto cultural no mesmo nivel hoje em dia são bem raras
Sua mente era tão valiosa que ele era proibido de sair do país por contrato já para não correr perigo de saúde. Muitos fãs nunca puderam conhecê-lo por causa disso. Só mostra como esses contratos absurdos japoneses são abusivos e não servem para nada.
Vai toma no c*. Como a vida é uma merda cruel. Obrigado akira pela obra que amei desde criança. Comentário clichê, mas é real. E agora como fica mangá de dbs?
Cara, que bomba! Bom, já que a vontade dele era de não lamentar a sua morte, vou lembrar de uma das piadinhas do Dr. Slump onde ele mostrava passo a passo de como um mangá é produzido aí quando ele mostra a história pro editor da Jump vem a resposta: “ficou ruim, mas vamos publicar assim mesmo”. Uma mostra de como Akira Toriyama ralou pra chegar aonde chegou, no topo! Obrigado por tudo, mestre. Descanse em paz!
Maluco!, ele criou obras marcantes como as principais sendo Dragon Ball que dispensa comentário e responsável pelos visuais da franquia Dragon Quest e Chrono Trigger e justo no ano que a franquia Dragon Ball completa 40 anos, infelizmente ele veio a falecer, isso é um baque para todos, e que descanse em paz.
Fará muito falta, que tristeza. Condolências a família, amigos e fãs do Toriyama-sensei. Assim como muitas pessoas, ele me fez entrar nesse mundo de animes e mangás. Obrigado por tudo e descanse em paz.
Vão descobrir que os Zenos foram feitos pelo Tori-Bot, fundir os Zenos com o Tori-Bot para gerar o lutador mais forte e o Goku finalmente descansa pq lutou com o lutador mais forte.
Eu, só perguntei, animal. não foi ironia, nem piada, ele tbm era o designer de personagens dos jogos, se quer xingar os outros gratuitamente, vai pro Twitter!
Provavelmente, ou foi um acidente doméstico, e nem é o primeiro caso de mangaká que morreu assim. A famosa autora de shoujos (Entre eles “Itazura na Kiss”, Kaoru Tada, faleceu em circunstâncias parecidas (Mas, aparentemente com outro tipo de trama), jovem, no auge da carreira e aparentemente feliz, ou foi uma queda/impacto na rua como autor de Shin-chan (Com a diferença que Yoshito Usui caiu de um precipício, portanto, outro tipo de queda). Segundo Takao Koyama, roteirista famoso, Toriyama já estava doente desde o fim do ano passado, então, o que quer que tenha provocado o problema de saúde ocorreu ainda em 2023 e infelizmente, além de não ter sido curado, evoluiu negativamente.
Basicamente, o verdadeiro autor de DBS é Toyotaro e não Toriyama. A parte de DBS que Toriyama foi autor de fato são os volumes iniciais onde aparecem Bills, o conceito de Deus Super Saiyajin e o Freeza Dourado, dai para frente, que fazia quase tudo era Toyotaro, cabendo a Akira como idealizador o papel de consultor e supervisor (Ele dava idéias, definia conceitos como o “Deus Super Saiyajin” e o “Instinto Superior”, criava novos designs e aprovava ou reprovava as idéias de Toyotaro, tendo a palavra final). A verdade é que, apesar de continuar tendo carinho por DB, assim como aconteceu com Dr. Slamp, Toriyama se cansou de ficar anos a fio trabalhando a mesma obra e queria que outros de seus mangás ganhassem projeção (Você pode conferir isso nas próprias entrevistas dos kanzenbans e nas “homenagens” que ele fez aos editores-chefes da Jump transformando-os em vilões de DB por terem o impedido de finalizar DB 5 vezes seguidas!). Como Toyotaro está bem, e certamente discutiu os rumos da obra com Toriyama, e o filho do autor agora irá gerenciar a propriedade intelectual e artística do pai, DBS será finalizado normalmente (Chuto que vai durar 2 ou 3 anos ainda), será oficializada como a última obra do cânon de Dragon Ball (Em respeito à memória do autor), terá um final em forma de homenagem e este será considerado o fim definitivo da longa história de Goku e su turma. Claro que Dragon Ball não morrerá e continuará saindo periodicamente coisas novas (Colecionáveis, jogos, e até animes fillers, principalmente filmes da Toei, como sempre aconteceu). Mas, será o fim da obra canônica, diria que um pouco melancólico, mas, fazer o quê?!
Sinto dizer, mas, isso é mito, lenda urbana criada por fãs. Não há nenhuma cláusula contratual estapafúrdia por parte da Shueisha que o impedisse de sair do Japão, tanto que ele foi ao menos em duas ocasiões para os Estados Unidos e Alemanha para conferências. O que acontece é que, apesar de muito rico, sempre levou uma vida simples de interiorano e como muitos outros autores japoneses, gostava de discrição e privacidade.
As pessoas se sentem impelidas a corrigir outras espontaneamente. Se eu expressar uma opinião controversa e não houver correções, o comentário valeu pela opinião. Se houver, valeu pela informação nova. Não tem por que levar para o pessoal. É uma situação ganha-ganha.
Ou seja, você tem orgulho de ser burro. Uma informação é falsa e só serve para atrapalhar; não existe isso de ganha-ganha. Sua mentalidade infatil não só é patética, como também demonstra uma carência enorme. Vá se tratar.
Lamento pela perda dele, mas a verdade é que Dragon Ball Z significou a ruína dos mangás e animes. Anteriormente, os heróis japoneses eram pessoas humanas, que graças a seus esforços, se tornavam heróis. A partir de Dragon Ball Z, começou o reinado dos super-homens japoneses, seres capazes de destruir todo o universo com apenas um peido. Penso que até o próprio Toriyama se ressentia do monstro infame que havia criado.
Putz…
Descanse em paz 😔🌹
Mano do nada, e uma pena e uma perda muito grande pra a animação como também prós mangas
Chocado do Akira ter ido primeiro que o Kurumada.
O mito virou lenda
Temos que reunir as esferas do dragão para trazê-lo de volta.
Simplesmente ainda tó incrédulo. As obras do Toriyama são parte importante da minha vida
Graças a Dragon Ball pratiquei artes marciais e conheci pessoas incríveis, tenho com muito orgulho um cantinho dedicado as suas obras.
Uma noticia triste e avassaladora, principalmente pq ele estava bem participativo mas produções de suas obras.
Que descanse em paz e muito obrigado por tudo.
Descanse em paz, Gênio!
Isso conseguiu me chocar mais do que a morte de Stephen Hillenburg, caraca, achei que ele não ia partir agora…
De fato será uma grande perda, o cara tinha muito trabalho pela frente e carregava consigo uma das franquias mais ativas e longas do mercado japonês. Fará muitíssima falta no mundo todo. RIP
akira morreu , nao posso acreditar que esse dia chegou em dar adeus ao homem que criou dragon ball. o que sera de dragon ball sem ele. é a perda mais triste de 2024. o que sera de nossas vidas sem akira toryama. essa noticia é um choque para todos que acompanhamos e crescemos assistindo dragon ball. meus sentimentos a familia e que descanse em paz mestre que dragon ball seja eternizado em sua memoria .
Eu esperava essa notícia do togashi, mas do akira me pegou de surpresa, que sexta triste
6 horas da manhã fiquei sabendo disso. caralho que ódio pra ter isso como primeira noticia do dia.
os icones da showa estão subindo enquanto obras que causam impacto cultural no mesmo nivel hoje em dia são bem raras
Sua mente era tão valiosa que ele era proibido de sair do país por contrato já para não correr perigo de saúde. Muitos fãs nunca puderam conhecê-lo por causa disso. Só mostra como esses contratos absurdos japoneses são abusivos e não servem para nada.
Vai toma no c*. Como a vida é uma merda cruel. Obrigado akira pela obra que amei desde criança. Comentário clichê, mas é real. E agora como fica mangá de dbs?
Cara, que bomba!
Bom, já que a vontade dele era de não lamentar a sua morte, vou lembrar de uma das piadinhas do Dr. Slump onde ele mostrava passo a passo de como um mangá é produzido aí quando ele mostra a história pro editor da Jump vem a resposta: “ficou ruim, mas vamos publicar assim mesmo”.
Uma mostra de como Akira Toriyama ralou pra chegar aonde chegou, no topo!
Obrigado por tudo, mestre. Descanse em paz!
Caramba. Fiquei Chocado 😳. Sem palavras 😭😭😭. Dragon Ball foi meu primeiro mangá, em 2001 na época da Conrad. Descanse em paz 🙏.
E agora? Quem vai fazer os designs do Dragon Quest?
Perdemos uma lenda.
Pra que ser tão babaca?
Ele não gostava de sair, era um homem do interior e se orgulhava disso.
Uma preocupação estúpida. Parabéns por ser um merda.
Um dos grandes mestres, sem dúvida alguma. Descanse em paz Toriyama; sua obra será eterna.
Peraí, ele sofreu acidente?
Aparentemente, apesar de não ter sido confirmado. Pelo menos a morte cerebral que foi informada que ele teve tem muito a ver com acidentes…
Maluco!, ele criou obras marcantes como as principais sendo Dragon Ball que dispensa comentário e responsável pelos visuais da franquia Dragon Quest e Chrono Trigger e justo no ano que a franquia Dragon Ball completa 40 anos, infelizmente ele veio a falecer, isso é um baque para todos, e que descanse em paz.
Descanse em Paz 😭
acho que o Toyotaro vai continuar o Mangá e depois Finalizar
É mais comum com acidentes domésticos ou de trânsito, esse hematoma?
Fará muito falta, que tristeza. Condolências a família, amigos e fãs do Toriyama-sensei. Assim como muitas pessoas, ele me fez entrar nesse mundo de animes e mangás. Obrigado por tudo e descanse em paz.
Profundamente lamentável. Descanse em Paz, Mestre.
Nossa eu tava lendo ontem sobre Dream Team – A equipe dos sonhos da Square Enix e revendo o Detonado do Chrono Trigger.
Completamente inesperado! A vida é realmente um sopro.
Descanse em paz Toriyama-sensei, obrigado por tudo e que viva através de suas obras.
P.S.: A discrição nipônica, incluindo tudo relativo a falecimentos, é algo surpreendente.
Uau, que educado! Você beija sua mãe com essa boca!?
Vão descobrir que os Zenos foram feitos pelo Tori-Bot, fundir os Zenos com o Tori-Bot para gerar o lutador mais forte e o Goku finalmente descansa pq lutou com o lutador mais forte.
Descanse em paz, e obrigado por tudo… 💔
Disse o idiota preocupado com joguinho.
Esquece esse lixo. Sandland é o último legado do mestre
Isso. Sempre imaginei Kurumada partindo antes.
Eu, só perguntei, animal. não foi ironia, nem piada, ele tbm era o designer de personagens dos jogos, se quer xingar os outros gratuitamente, vai pro Twitter!
Provavelmente, ou foi um acidente doméstico, e nem é o primeiro caso de mangaká que morreu assim. A famosa autora de shoujos (Entre eles “Itazura na Kiss”, Kaoru Tada, faleceu em circunstâncias parecidas (Mas, aparentemente com outro tipo de trama), jovem, no auge da carreira e aparentemente feliz, ou foi uma queda/impacto na rua como autor de Shin-chan (Com a diferença que Yoshito Usui caiu de um precipício, portanto, outro tipo de queda). Segundo Takao Koyama, roteirista famoso, Toriyama já estava doente desde o fim do ano passado, então, o que quer que tenha provocado o problema de saúde ocorreu ainda em 2023 e infelizmente, além de não ter sido curado, evoluiu negativamente.
Esquece DBs; sandland é o legado dele.
Ninguém liga.
DBS nem é dele.
Qualquer um.
Basicamente, o verdadeiro autor de DBS é Toyotaro e não Toriyama. A parte de DBS que Toriyama foi autor de fato são os volumes iniciais onde aparecem Bills, o conceito de Deus Super Saiyajin e o Freeza Dourado, dai para frente, que fazia quase tudo era Toyotaro, cabendo a Akira como idealizador o papel de consultor e supervisor (Ele dava idéias, definia conceitos como o “Deus Super Saiyajin” e o “Instinto Superior”, criava novos designs e aprovava ou reprovava as idéias de Toyotaro, tendo a palavra final). A verdade é que, apesar de continuar tendo carinho por DB, assim como aconteceu com Dr. Slamp, Toriyama se cansou de ficar anos a fio trabalhando a mesma obra e queria que outros de seus mangás ganhassem projeção (Você pode conferir isso nas próprias entrevistas dos kanzenbans e nas “homenagens” que ele fez aos editores-chefes da Jump transformando-os em vilões de DB por terem o impedido de finalizar DB 5 vezes seguidas!).
Como Toyotaro está bem, e certamente discutiu os rumos da obra com Toriyama, e o filho do autor agora irá gerenciar a propriedade intelectual e artística do pai, DBS será finalizado normalmente (Chuto que vai durar 2 ou 3 anos ainda), será oficializada como a última obra do cânon de Dragon Ball (Em respeito à memória do autor), terá um final em forma de homenagem e este será considerado o fim definitivo da longa história de Goku e su turma. Claro que Dragon Ball não morrerá e continuará saindo periodicamente coisas novas (Colecionáveis, jogos, e até animes fillers, principalmente filmes da Toei, como sempre aconteceu). Mas, será o fim da obra canônica, diria que um pouco melancólico, mas, fazer o quê?!
Sinto dizer, mas, isso é mito, lenda urbana criada por fãs. Não há nenhuma cláusula contratual estapafúrdia por parte da Shueisha que o impedisse de sair do Japão, tanto que ele foi ao menos em duas ocasiões para os Estados Unidos e Alemanha para conferências. O que acontece é que, apesar de muito rico, sempre levou uma vida simples de interiorano e como muitos outros autores japoneses, gostava de discrição e privacidade.
Não sinta. Frequentemente posto coisas com potencial para atrair comentários com correções que sejam esclarecedores como esse. Obrigada.
Qual o seu problema? É carência?
As pessoas se sentem impelidas a corrigir outras espontaneamente. Se eu expressar uma opinião controversa e não houver correções, o comentário valeu pela opinião. Se houver, valeu pela informação nova. Não tem por que levar para o pessoal. É uma situação ganha-ganha.
Ou seja, você tem orgulho de ser burro. Uma informação é falsa e só serve para atrapalhar; não existe isso de ganha-ganha.
Sua mentalidade infatil não só é patética, como também demonstra uma carência enorme.
Vá se tratar.
Show seu comentário.
Lamento pela perda dele, mas a verdade é que Dragon Ball Z significou a ruína dos mangás e animes. Anteriormente, os heróis japoneses eram pessoas humanas, que graças a seus esforços, se tornavam heróis. A partir de Dragon Ball Z, começou o reinado dos super-homens japoneses, seres capazes de destruir todo o universo com apenas um peido. Penso que até o próprio Toriyama se ressentia do monstro infame que havia criado.
A vibe to Toriyama era mais comédia, só ver Dr. Slump, o primeiro Dragon Ball e as outras histórias curtas dele.