Uma nova marca é atingida na história dos animês no Brasil! Os filmes Demon Slayer: To the Hashira Training e OMenino e a Garça estão agora entre as 10 das animações japonesas com maior público de cinema no país. Eles chegam em 8° e 10° lugar, respectivamente.
Kimetsu no Yaiba: To the Hashira Training levou 379 mil pessoas ao cinema, angariando até o momento 5,7 milhões de reais, superando Mugen Train e Para a Vila do Espadachim (1,4 milhão) e Para a Vila dos Ferreiros (3,1 milhões) — Mugen Train foi a maior bilheteria de 2020, mas foi lançado em meio ao pico da COVID-19, o que afetou a performance no Brasil.
Já O Menino e a Garça superou os números totais de bilheteria de A Viagem de Chihiro (2001), outro filme de Hayao Miyazaki e também vencedor de um Oscar de Melhor Animação.
O mais recente filme do Studio Ghibli arrecadou até o momento 5,8 milhões de reais — Chihiro fez 2,4 milhões, mas mantém ainda público maior, de 422 mil pessoas, enquanto o novo filme tem 366 mil e contando (a diferença do ingresso médio dos dois filmes é de 10 reais, por isso a discrepância entre arrecadação e público).
Portanto, neste cálculo, é preciso levar em conta também a inflação, que faz constantemente o valor do ingresso aumentar, e com isso há uma tendência de novos filmes superarem bilheterias anteriores sem necessariamente terem maior público.
Demon Slayer e O Menino e a Garça seguem em exibição nos cinemas.
Top 10 de filmes de animês no Brasil, com base em arrecadação de bilheteria
A trama de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba se passa no Japão do período Taisho e apresenta a história de Tanjiro Kamado, um garoto de bom coração que vendia carvão para sobreviver, até o dia que seus pais foram cruelmente assassinados por um demônio, que também amaldiçoou sua irmã mais nova, transformando-a num demônio.
Embora devastado com tudo que lhe aconteceu, Tanjiro decide tornar-se um “matador de demônios,” procurando aquele que massacrou sua família, enquanto também tenta encontrar um meio para que sua irmã volte a ser humana novamente.
A versão em animê tem produção do estúdio Ufotable, e é exibida oficialmente no Brasil, até agora, via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português, e pela Funimation e Netflix com opção dublada. O filme continuando a série estreou em 16 de outubro de 2020 no Japão, batendo inúmeros recordes, chegando aos cinemas brasileiros em maio de 2021.
No final de 2021, o filme Mugen Train foi exibido nas TVs japonesas, com simulcast no Brasil, em formato episódico. No começo de 2022, a segunda temporada foi ao ar — a série inteira está dublada na Crunchyroll.
Sobre O Menino e a Garça
O Menino e a Garça (Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka) foi lançado no Japão em junho de 2023 (após mais de 6 anos de produção), com uma campanha que não usou nenhuma imagem ou trailer — o que não impediu seu sucesso instantâneo, tornando-se a maior bilheteria de abertura doméstica da história do Studio Ghibli, superando O Castelo Animado.
No campo internacional, tornou-se o primeiro filme do estúdio a atingir o topo de bilheteria nos EUA e Canadá. No Brasil, estreou no dia 22 de fevereiro.
Por conta da falta de divulgação, nada se sabia sobre a história do filme até a sua estreia. O título do longa no Japão é o mesmo de um livro escrito em 1937 por Yoshino Genzaburou, que em tradução livre seria “Como Vocês Vivem?”, fazendo acreditar que era uma adaptação.
Porém, o filme é uma história original, trazendo a trama de Mahito Maki, um adolescente vivendo no Japão durante a Guerra do Pacífico (1941-1945).
Fui para a ultima sessão de O Menino e a Garça no cinema aqui perto hoje agora há pouco
Ainda tinha umas 15 pessoas no horário de 14:20
A parte mais gratificante fui olhar para trás ao final e ver uma senhorinha tão emocionada quanto eu :’)
Até quando os caras vão fazer filme de Kimetsu?