Divulgada há uns meses e adiado, o animê Pokémon Sol e Lua começa a ser exibido hoje (09) no Gloob, ocupando o horário das 20h30 às 21h09 (horário de Brasília), segundo a programação do canal no Globoplay — a Globo confirmou em um comunicado que exibirá todas as fases (Sol e Lua, Ultra-aventuras e Ultralendas; temporadas 20 a 22) no canal.
Desde o fim de Pokémon Jornadas, que passava no Cartoon Network, a franquia está fora da programação das TVs fechadas do país (na aberta já faz mais tempo ainda).
No dia 24 de abril, a série começa a entrar no Globoplay (aparentemente, em blocos), com dublagem em nosso idioma, e também opção de dublagem em inglês e legendas (como geralmente a Netflix faz com as séries da franquia) — não é comum que o Globoplay coloque opções de legendas para séries infantis, indicando que foi ou uma condição da Pokémon Company ou algo ligado ao modo como os arquivos são distribuídos.
Atualmente, o Globoplay conta com dois filmes da franquia em seu catálogo, Pokémon 6: Jirachi – Realizador de Desejos e Pokémon 7: Alma Gêmea. A plataforma já teve mais longas à disposição, mas que dependiam de uma assinatura adicional do Telecine para serem conferidos.
Pokémon Sol e Lua estreou no Japão em 2016, adaptando os jogos Pokémon Sun e Pokémon Moon do Nintendo 3DS (a 7ª geração, na região de Alola), ficando no ar até 2019 — sucedido por Pokémon Jornadas. A fase marcou uma grande mudança na estrutura que o público estava acostumado com o animê de Pokémon e também pelas escolhas de animação e visual dos personagens.
No Brasil, a estreia ocorreu na TV, via Cartoon Network, tendo passagem também pelo Tooncast, Netflix e Prime Video. Até pouco tempo, podia ser vista pelo aplicativo TV Pokémon, mas o serviço gratuito foi descontinuado em março.
São três temporadas que englobam esse arco: Sol e Lua (20ª temporada), Ultra-aventuras (21ª) e Ultralendas (22ª), reunindo 146 episódios.
O histórico de Pokémon na Globo
A relação da emissora da família Marinho com Pokémon começou em janeiro de 2005, quando a 5ª temporada do animê, conhecida pelo subtítulo Master Quest, estreou na TV Globinho como um dos reforços para enfrentar a concorrência do SBT. Todos os episódios dessa fase foram exibidos, seguidos pelo comecinho da 6ª temporada, Pokémon Advanced, até o projeto ser engavetado.
Na época, a Globo comprou um pacote que incluía também a 7ª temporada, Advanced Challenge, que chegou a ter alguns episódios exibidos na programação infantil. Porém, a transmissão completa ficou restrita a tapa-buracos das madrugadas ou em faixas de programação para o sinal via parabólica (que substituíam jornais locais).
Após isso, o retorno da franquia ao “plim plim” só se deu com os filmes pelo Globoplay e canais Telecine.
Fonte: Comunicado de imprensa, Globoplay
Por essa eu não esperava, visto que lembro muito bem que quando o canal foi anunciado eles vieram com uma de que “não vamos exibir animes, pois o material é violento e impróprio pras crianças”, apesar dos mesmos terem vivido da audiência de Dragon Ball, Yugioh, Digimon, Beyblade, ou como não animações em estilo anime como Três Espiãs Demais e Avatar. Eles só estavam mantendo Ladybug por ser um CGI francês com bonecos estilo Barbie.
A temporada onde começou a palhaçada de usarem os nomes mexicanos, como se a gente falasse espanhol por aqui.
O que nos levou a abominações como “Rain”.
Sério, normalmente eu sou tranquilo com esse negócio de trocar nomes, mas dessa vez fiquei irritada porque foi tudo resultado de alguma parte inventar de querer consertar o que nunca esteve quebrado
Acredite se Pokémon Sol e Lua der bastante audiência o Grupo Globosat com certeza irá procurar animes semelhantes não violentos Claro para colocar na programação e nessa poderão vir Beyblade X, Yokai Watch, Bakugan Battle Planet, Turning Mecard e quem sabe até alguns títulos inéditos tipo Jewel Pets , Yugi-Oh Sevens ,Scan To Go, Pretty Cure e quem sabe até Digimon Universe App Monsters mas Tudo vai depender da audiência e Sucesso de Pokémon Sol e Lua.
Desejo que Pokémon Sol e Lua tenha Bastante Audiência e Sucesso e faça com que o Grupo Globo corra atrás de outros Animes Semelhantes como Jewel Pets, Yokai Watch, Bakugan Battle Planet e Beyblade X.
Estou esperando que Pokémon não caia no mesmo destino que teve quando foi ao ar na Globo nos anos 2000 onde desistiram arruinando a continuidade de Hoenn até pra quem foi ver Pokémon depois na RedeTV.
Verdade creio que o Grupo Globo não irá cometer o mesmo erro que foi com aquela triste exibição da TV Globinho até por que o Marketing sendo feito em cima de Pokémon Sol e Lua está sendo bem Bacana e com o canal exibindo vários comercias e chamadas do anime já está sendo algo totalmente Inédito em comparação com Anos atrás
Agora mano é torcer pra essa exibição de Pokémon Sol e Lua trazer bastante audiência para assim abrir portas para outras animes adequados às Políticas do Gloob e ae poderão vir Beyblade, Bakugan Battle Planet , MECARD e Yokai Watch.
Se Pokémon ter êxito o Gloob tem tudo para ser a Versão Brasileira que agora lembra o Panda Kids de Portugal canal infantil onde exibem Pokémon Jornadas/Horizontes e também Yugi-Oh Sevens, Beyblade Burst e Bakugan Battle Planet.
Hoje em dia Yugi-Oh Sevens ,Yugi-Oh Arc V e Yugi-Oh Zexal seriam as séries da franquia ideais para serem exibidas no Gloob pois não possuem Violência alguma e tem duelos bem Dinâmicos e Divertidos .
Bakugan Battle Planet a série mais Recente da franquia Bakugan teve uma exibição RIDÍCULA pela Cartoon Network onde chegou a exibir em Horários Horríveis nas Manhãs do canal e depois largaram de Mão ….. O Gloob se no futuro for exibir Bakugan Battle Planet com certeza colocaria em algum horário Maneiro junto de Pokémon e Miraculous.
Beyblade Burst também foi exibido em bons horários até… no Cartoon Network porém por algum motivo Bizarro não haviam Reprises em outros horários Melhores e nem Maratonas nos Finais de Semana ou seja exibam apenas em 1 ÚNICO dia da Semana e depois Sumiu da programação …..No Gloob teria uma exibição Decente e com chamadas pode ter certeza.
O Cartoon Network exibiu também outros animes em apenas 1 Único horário no meio da tarde e 100 Reprises que foram Screechers Wild e INFINITY NADO estes também são títulos que poderiam voltar a ser exibidos no Gloob embora acredito que o ideal com o eventual Sucesso de Pokémon o Grupo Globo tentar adquirir Beyblade X, Yokai Watch e Digimon Universe App Monsters.
Além destes animes seria Legal e Maneiro o Gloob exibir Inéditos indo de alguma série Atual da franquia Pretty Cure que lembra bastante Miraculous Ladybug e depois tentar trazer Jewel Pets e animes de Carrinhos de Corrida chamados Scan To Go , Turning Mecard e Screechers Wild. (Mecard e Screechers Wild tiveram exibições ruins no Cartoon Network anos atrás) …….