Divulgada há uns meses e adiado, o animê Pokémon Sol e Lua começa a ser exibido hoje (09) no Gloob, ocupando o horário das 20h30 às 21h09 (horário de Brasília), segundo a programação do canal no Globoplay — a Globo confirmou em um comunicado que exibirá todas as fases (Sol e Lua, Ultra-aventuras e Ultralendas; temporadas 20 a 22) no canal.

Desde o fim de Pokémon Jornadas, que passava no Cartoon Network, a franquia está fora da programação das TVs fechadas do país (na aberta já faz mais tempo ainda).

No dia 24 de abril, a série começa a entrar no Globoplay (aparentemente, em blocos), com dublagem em nosso idioma, e também opção de dublagem em inglês e legendas (como geralmente a Netflix faz com as séries da franquia) — não é comum que o Globoplay coloque opções de legendas para séries infantis, indicando que foi ou uma condição da Pokémon Company ou algo ligado ao modo como os arquivos são distribuídos.

Atualmente, o Globoplay conta com dois filmes da franquia em seu catálogo, Pokémon 6: Jirachi – Realizador de Desejos e Pokémon 7: Alma Gêmea. A plataforma já teve mais longas à disposição, mas que dependiam de uma assinatura adicional do Telecine para serem conferidos.

Pokémon Sol e Lua estreou no Japão em 2016, adaptando os jogos Pokémon Sun e Pokémon Moon do Nintendo 3DS (a 7ª geração, na região de Alola), ficando no ar até 2019 — sucedido por Pokémon Jornadas. A fase marcou uma grande mudança na estrutura que o público estava acostumado com o animê de Pokémon e também pelas escolhas de animação e visual dos personagens.

No Brasil, a estreia ocorreu na TV, via Cartoon Network, tendo passagem também pelo Tooncast, Netflix e Prime Video. Até pouco tempo, podia ser vista pelo aplicativo TV Pokémon, mas o serviço gratuito foi descontinuado em março.

São três temporadas que englobam esse arco: Sol e Lua (20ª temporada), Ultra-aventuras (21ª) e Ultralendas (22ª), reunindo 146 episódios.

 

O histórico de Pokémon na Globo

imagem: cena de Ash e Pikachu correndo no campo, com um Ho-Oh voando nos céus

Vinheta anunciando os episódios inéditos de Pokémon na Globo em 2005. | Reprodução

A relação da emissora da família Marinho com Pokémon começou em janeiro de 2005, quando a 5ª temporada do animê, conhecida pelo subtítulo Master Quest, estreou na TV Globinho como um dos reforços para enfrentar a concorrência do SBT. Todos os episódios dessa fase foram exibidos, seguidos pelo comecinho da 6ª temporada, Pokémon Advanced, até o projeto ser engavetado.

Na época, a Globo comprou um pacote que incluía também a 7ª temporada, Advanced Challenge, que chegou a ter alguns episódios exibidos na programação infantil. Porém, a transmissão completa ficou restrita a tapa-buracos das madrugadas ou em faixas de programação para o sinal via parabólica (que substituíam jornais locais).

Após isso, o retorno da franquia ao “plim plim” só se deu com os filmes pelo Globoplay e canais Telecine.


Fonte: Comunicado de imprensa, Globoplay