O Cinema da Universidade de São Paulo (CINUSP) exibe este mês a mostra Gatos, Gatinhos e Gatões. A mostra é gratuita e conta com os filmes japoneses Viagem Noturna no Trem da Via Láctea (Ginga Tetsudou no Yoru) e Cats on Park Avenue (Kouendoori no Nekotachi).

Confira o cronograma

  • 06/06 às 16h – Viagem Noturna no Trem da Via Láctea
  • 07/06 às 16h – Cats on Park Avenue
  • 10/06 às 19h – Viagem Noturna no Trem da Via Láctea
  • 11/06 às 19h – Cats on Park Avenue

 

Viagem Noturna no Trem da Via Láctea

Com direção de Gisaburo Sugii, o longa de 1985 acompanha Giovanni, que ao ver sua mãe doente e seu pai na cadeia, decide pegar um trem com seu amigo Campanelle. Assim, os dois embarcam numa aventura por outros mundos.

A animação do extinto estúdio Group TAC é uma adaptação do livro homônimo de 1934, escrito por Kenji Miyazawa (1896-1933) e publicado postumamente.

O filme foi dirigido por Gisaburo Sugii, que trabalhou como animador em diversas produções do Mushi Production, extinto estúdio de Osamu Tezuka, e ao longo da carreira também dirigiu adaptações de mangás do Mitsuru Adachi (Nine e Touch).

Entre seus trabalhos exibidos no Brasil estão Street Fighter II – O Filme, Super Campeões – Rumo ao Sonho (Captain Tsubasa: Road to 2002), e Super Doll Licca-chan.

 

Cats on Park Avenue

O filme de 1989 acompanha uma gataria que vaga por Tóquio, cada um com sua rotina, problemas e personalidades. E essa liberdade é o que leva um grupo de dançarinas a fazer uma apresentação sobre os felinos. A direção é de Shinichi Nakada.

O filme será acompanhado do curta francês Gato Ouvindo Música (Chat écoutant la musique).


Fonte: CINUSP


O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

O governador do estado, Eduardo Leite, recentemente informou que o dinheiro doado será utilizado com foco na reconstrução da vida das pessoas afetadas pelas chuvas e enchentes, e não em assistência premente. Caso prefira doar para uma instituição da linha de frente nos resgaste e auxílios imediatos, a Vakinha está realizando o Movimento SOS Enchentes. Outros movimentos confiáveis também estão recebendo doações, como o Cozinhas Solidárias, do MTST, que está oferecendo comida para desabrigados e necessitados. Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News.