A professora doutora Sonia Maria Bibe Luyten recebeu do imperador japonês a comenda da Ordem do Sol Nascente com Raios de Ouro e Prata — apesar da ordem já ter sido expedida, a cerimônia de entrega da condecoração ocorre no próximo dia 26 de julho, em um evento reservado no Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Luyten é uma das primeiras pesquisadoras de mangá no Brasil e internacionalmente, ao menos do que temos registro. Como muita coisa produzida na época de seu doutorado, entregue em 1987, não foi digitalizada, é possível haver outros pesquisadores de mangá anteriores a ela — decerto, no Japão devia haver, uma vez que a própria Luyten referencia pesquisas japonesas em sua tese.

A tese Poder e difusão dos quadrinhos japoneses como reflexo da sociedade nipônica foi transformada no livro Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses. Em sua carreira acadêmica, Luyten se envolveu com quadrinhos num geral, e não apenas mangá, sendo importante na formação do campo de pesquisa no Brasil, ao lado de pesquisadores como Álvaro de Moya, Antonio Luiz Cagnin, José Marques de Melo, Moacy Cirne e Waldomiro Vergueiro.

Foto da imagem da capa via CPF SESC.

Fonte: Shoujo Cafe


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.


O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.