Em uma pesquisa realizada pelo Lojanime e divulgada com exclusividade para o JBox, a pirataria aparece como o principal meio de consumo de produtos de animê e segundo principal no streaming.

Foram recolhido dados entre 1º de janeiro e 30 de junho, por meio de vendas da própria marca em estandes em eventos e também por meio de parceria com outras lojas físicas que vendem produtos oficiais e aceitaram distribuir a pesquisa.

Quem comprasse produtos de animê nas lojas era convidado a participar da pesquisa, que teve 60 mil participantes — ou seja, quem respondeu à pesquisa já é um público relativamente cativo e disposto a comprar produtos das séries. A faixa etária variou entre 16 e 54 anos, mas a maioria dos respondentes tinha até 30 anos.

Entre os animês mais populares, apareceram One Piece, Haikyu, Demon Slayer, Naruto Jujutsu Kaisen, entre outros. A forma mais comum de consumo de animês é a Crunchyroll, com 40%, seguida do consumo em plataformas piratas, que chega a 29%. Depois vêm, respectivamente, Netflix e Prime Video (HBO e Star+ aparecem no mesmo “tier”).

imagem: foto da fachada da lojanime.

Estande do Lojanime na BGS 2023, com produtos licenciados. | Foto: Teke/JBox.

Os participantes podiam listar livremente o nome de até 3 plataformas/sites onde assistem aos animês, e os piratas foram agrupados em uma única categoria.

Apesar da pirataria estar em segundo lugar nas respostas totais, 89% do público disse que pagaria para assistir aos animês.

Com relação aos mangás, 88% responderam que leem mangás (e 2% disseram não ter acesso). Não foram divulgados dados em relação ao modo de consumo mais comum de mangás.

E, por fim, 92% dos participantes disseram que usam produtos de animês, e 72% preferem comprar online. Nesse campo, a pirataria realmente domina: 68% disseram que compram em sites ou lojas piratas, enquanto 19% compram em eventos.

Das lojas oficiais, a Piticas é a escolha de 6% do público, seguida pela Riachuelo (3%), C&A (2%) e outros (1%) — essa porcentagem é feita a partir das respostas totais, contando os 68% que consomem pirata.

O Lojanime é uma loja que vende produtos licenciados online e em eventos. Atualmente, é a maior licenciada do nicho na América Latina. Eles eram um dos poucos licenciados oficiais presentes no evento Anime Friends, realizado em São Paulo no último fim de semana.

Além de séries populares do momento, como My Hero Academia e Haikyu, eles também possuem produtos para o público de ecchi, e algumas licenças de séries fora do nicho, como Ladybug (que é quase um animê, por causa da Toei).


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O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.