Faleceu no último dia 12 de julho, aos 88 anos, a atriz Noriko Ohara. A informação foi divulgada hoje (23) pela agência 81 Produce, que descreveu que a artista passava por um tratamento médico, e que o funeral aconteceu de forma reservada aos familiares.
Ohara foi uma veterana da televisão japonesa, aparecendo já nos primeiros anos das transmissões locais. Mas seu maior êxito veio em 1979, quando interpretou o garoto Nobita Nobi na série Doraemon, que então passava por uma renovação — o primeiro animê, em 1973, se encerrou com apenas 26 episódios, com Nobita tendo a voz de Yoshiko Ohta.
Com a voz de Noriko, Nobita teve sua maior carreira até o momento, já que a série manteve o seu elenco até 2005, quando foi renovada mais uma vez para a versão que segue no ar. O personagem passou a ser comandado desde então por Megumi Ōhara (que à primeira vista parece o mesmo sobrenome, mas com escrita diferente no japonês).
Entre outros personagens de destaque em animês ao longo dos anos, Noriko Ohara também encarnou a Claudia em Macross (por aqui, Guerra das Galáxias), Conan em Future Boy Conan (série de Hayao Miyazaki que ainda aguarda estreia no Brasil), e a dupla Hiyoshi Go e Ri Katherine em Voltes V.
Deixamos aqui nossos sentimentos.
F.
Que Descanse em Paz.