Um dos hits instantâneos da temporada, Minha Amiga Nokotan é um Cervo (Shikanoko Nokonoko Koshitantan) está em exibição com legendas e dublagem pela Anime Onegai — outros serviços, como a Crunchyroll (legendado) e o Prime Video (dublado e legendado), também estão exibindo o animê. Nos EUA, o animê pode ser visto pelo Amazon Freevee, Tubi e outros.

A produção do estúdio WIT adapta o mangá homônimo de Oshioshio, seriado desde 2019 em revistas da Kodansha, com 6 volumes compilados até o momento. O enredo gira em torno de Torako Koshi (Koshi-tan), que um dia resgata uma garota-cervo, Shikanoko (ou Noko-tan)… e logo essa menina começa a levar Koshi para um mundo de bizarrices, ameaçando expor o passado da garota como um delinquente.

O JBox teve a oportunidade de entrevistar as duas principais vozes originais da série, Megumi Han, que dá vida à Nokotan, e Saki Fujita, a voz de Koshitan.

 

Nokotan é um daqueles animês que leva o absurdo ao extremo. Como é a sensação de atuar em uma série como essa, que abraça o nonsense sem medo algum?

imagem: poster promocional de nokotan.

Divulgação: WIT/REMOW/Comitê de Produção.

Megumi Han: Caos é a palavra que vem à minha mente. Você nunca sabe o que vem por aí. Quem pensaria em explodir um ginásio com cervos? Esse mundo não tem regras. E aí tem a Noko-tan, a epítome do caos vicioso. Só com um “Notsu!”, ela cria um universo ao redor dela.

Só pude sentir uma honra e um luxo de participar dessa história “garota conhece cervo” criada pelo estúdio WIT. Pensei tipo “Eu? Tudo bem mesmo?”, mas como fui escalada, vou tentar ser o melhor cervo possível!

 

Saki Fujita: Fiquei tipo “É do WIT! Caraca! Que honra!”, fico muito grata. É uma honra que confiem a mim uma protagonista que está no ensino médio. Muito obrigada (ainda não tinha feedback porque o animê ainda não havia começado).

O mangá original é tão envolvente, terminei rapidinho. As falas fluíam bem, e já podia imaginar o quão divertido seria interpretá-las. Quando li o roteiro do primeiro episódio, o peso de Koshi-tan pareceu enorme. A palavra “responsabilidade” ficou gigante (risos).

Mas durante a primeira gravação, me diverti muito. Trabalhar com todos realmente me colocou para cima. E, estranhamente, desde então, se não tivessem falas absurdas, parecia que estava faltando algo. Humanos são criaturas misteriosas, não?

 

Vocês já tiveram algum contato mais direto com cervos antes de atuarem em Nokotan ou tentaram ter algum depois de serem escaladas?

M: Encontrei cervos pela primeira vez em uma viagem escolar do Ensino Médio para Nara. Não imaginei que meu próximo encontro seria com minha personagem, Nokotan. Daí em diante, me aproximei mais dos cervos, seja quando observo o céu em florestas perto do Monte Fuji, ou apenas buscando notícias e imagens ligadas a cervos. Nesse processo, também conheci Oshioshio e Saki (Koshitan).

 

S: Desde minha viagem no Ensino Fundamental I para o Parque de Nara, onde encontrei cervos, não pude encontrá-los novamente. Então, ser escalada em Nokotan reacendeu sentimentos por Nara. Mas não posso deixar de pensar: “Não deveria ser em Hino?” (risos).

A única lembrança que tenho é de quando eles mordiscaram a saia do meu uniforme escolar com vontade, numa hora que tentei dar biscoito de cervo para eles, então gostaria de reescrever essa memória com mais imagens de cervos fofos.

OBS: Nara é uma cidade de importância histórica no Japão, e lá há muitos cervos, que ficam soltos pelas ruas (há um simbolismo sagrado ligado aos cervos). É comum que os japoneses visitem a cidade em viagens escolares.

 

imagem: segundo poster promocional de nokotan.

Divulgação: WIT/REMOW/Comitê de Produção.

Durante a atuação, quais são as dificuldades de alternar rapidamente entre o lado certinho e o lado delinquente de Koshi?

S: Koshi-tan acredita que seria o fim se sua identidade como delinquente fosse descoberta, mas não é algo que se esconde com facilidade, então ela sempre tem que manter o “modo batalha” ligado.

 

Nokotan parece querer se aproximar de Koshi desde o momento em que a conhece, quase como uma conexão pelo destino.

M: Em vez de “se aproximar”, acho que é mais “ser aproximada”. Koshi-tan é conectada a Noko-tan. É uma dinâmica bonita.

 

A primeira impressão que temos de Koshi em relação à Nokotan é que ela não quer manter muito contato, mas elas parecem que devem se aproximar mais com o tempo. O que você acha da relação entre as protagonistas?

S: Acho que elas estão destinadas a estarem presas uma a outra para o resto da vida.


Reportagem: Talles “Teke” Queiroz | Tradução: Laura Gassert (EN-PT) | Edição: Rafael Jiback e Laura Gassert

O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.