Shikanoko Nokonoko Koshitantan, ou Minha Amiga Nokotan é um Cervo — como está sendo trabalhado aqui no Brasil na Anime Onegai e na Prime Video, mas que prefiro ignorar e chamar pelo nome original, pois dizer Shikanoko Nokonoko Koshitantan é uma injeção de serotonina –, é um animê da atual temporada de verão. Ele é uma adaptação do mangá de mesmo nome feito por Oshioshio, publicado entre 2019 e 2023, na Shonen Magazine Edge, da editora Kodansha. Tem direção de Masahiko Ōta, roteiro de Takashi Aoshima, e produção do estúdio Wit.

Esse é possivelmente um dos melhores primeiros episódios de animês dos últimos anos. Todo ele soa como uma viagem de ácido, onde uma porção de coisas absurdas ocorrem e são encaradas como normais pelos personagens. E é justamente essa sensação de que o cérebro está sendo derretido que torna a estreia tão excelente.

A trama é uma sucessão de acontecimentos malucos um atrás do outro. Conhecemos a jovem Koshi Torako, depois apelidada como Koshitan, uma suposta aluna exemplar do ensino médio, que é representante de classe, presidente do conselho estudantil, socialmente popular e boa em esportes. Contudo, a loirinha guarda um macabro segredo: no ensino fundamental, ela era… uma delinquente!

No caminho para a escola, calha de ela cruzar na rua com Shikanoko Noko, a Nokotan. A menina, por sabe-se lá qual motivo, está presa nos fios de energia elétrica em um poste na rua. Pelos chifres. Chifres de cervo. Pois Nokotan é uma garota cervo.

Imagem: Anime Onegai Brasil/YouTube

Koshitan se pergunta se a garota cervo está viva. Depois, o porquê de ela ter chifres. Se poderiam ser chifres de mentirinha, como naqueles chapéus vendidos em parques da Disney com orelhinhas do Mickey. Mas se fosse um chapéu assim, certamente a garota cairia lá de cima quando ele se soltasse da cabeça dela, com ela morrendo toda quebrada pela altura da queda. Então são chifres de verdade, mas não são só cervos machos que têm chifres? Tudo isso enquanto o poste começa a ser rodeado por abutres e por hienas, que já contam com a morte da Nokotan para filar ela como seu café da manhã.

Após uma chantagem emocional psicológica por parte da garota cervo, Koshitan a salva. Como? Não importa, o animê não mostra. E ele também não explica como Nokotan foi parar lá em cima. E talvez aí esteja o grande ponto de Shikanoko Nokonoko Koshitantan, ele retrata uma porção de esquisitices sem o menor compromisso de buscar sentido nelas. É uma realidade onde uma menina tem chifres de cervo, onde abutres e hienas circulam livremente pela cidade (e pela escola momentos depois), e que ocasionalmente há cervos renderizados em 3D observando os acontecimentos.

E o roteiro vai daí pra baixo. Nokotan passa a chamar Koshitan de delinquente pois seus chifres respondem a um instinto selvagem que indica que a loirinha, na verdade, não presta. Mas, ainda assim, ela quer ser sua amiga, e a presenteia na escola com centenas de biscoitos que crianças dão para cervos no parque, retirados de sei lá onde.

Imagem: Anime Onegai Brasil/YouTube

A cena em que Nokotan chega na escola e é apresentada como a aluna transferida não se tornou viral por acaso, é um dos negócios mais absurdos e hilários desse ano. Ela não consegue passar de frente pela porta por conta dos chifres, e não se dá ao trabalho de virar de lado, então simplesmente destrói parede, porta, vidro e tudo mais ao entrar na sala — com isso sendo mostrado em câmera lenta, com uma música tensa, onde escombros voam e machucam os outros ali. Há sangue de aluno escorrendo, e a professora passa a dar aula com cacos de vidro na cabeça e ninguém questionada nada. Na verdade, quando ela se apresenta à classe, é aplaudida por todos.

No desfecho final, Nokotan resolve criar um clube escolar para cuidar de cervos. Mas ela se coloca como o cervo a ser cuidado, com a Koshitan sendo aquela que cuidará dela. E esse segmento todo também parece viajado na droga, com direito a cenas envolvendo sangue, gore, e a professora agindo como se nada de anormal estivesse acontecendo. Literalmente tem animais selvagens no ambiente, mas é um dia qualquer.

E é aí que tá a grande graça de Shikanoko Nokonoko Koshitantan. Tudo nele é tão assumidamente maluco e comprometido em servir essa descompensação, que é impossível sair incólume. As piadas e situações de comédia nele ganham um boost por essa ambientação fora da casinha, sendo esse primeiro episódio um treco hilário de se assistir do início ao fim. Pense num Nichijou com uns momentos mais agressivos e um par de protagonistas de caráter duvidoso, isso é o animê da garota cervo.


Minha Amiga Nokotan é um Cervo está disponível legendado na Crunchyroll, e com dublagem no Prime Video e na Anime Onegai, que disponibilizou esse primeiro episódio também no YouTube, de graça. Só assistir.

 

Veja também:

▶️ Megumi Han e Saki Fujita comentam o absurdo e os cervos de ‘Nokotan’ | Entrevista


Em relação a Crunchyroll, o serviço fornece um acesso de imprensa ao JBox.


O texto presente é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site.