A Saikyou Jump, revista mensal da Shueisha, tem trazido ilustrações de Dragon Ball redesenhadas por outros mangakás já há algum tempo, o projeto se chama Dragon Ball Super Gallery — neste mês, foi a vez de Yoshihiro Togashi, autor de Hunter x Hunter e Yu Yu Hakusho.
A ilustração é a 37ª das 42 programadas. O autor fez referência ao volume 5 de Dragon Ball e deixou um recado:
Foi tão divertido desenhar, foi como se eu estivesse de volta àqueles tempos [da publicação do mangá]. Ao terminar, eu queria chorar, e aí comecei a ler o volume 5, que estava bem na minha frente. É, não fique triste! O Toriyama está aqui!!
Confira a ilustração:
Divulgação.
A nova edição da revista será publicada digitalmente hoje (01) às 12h do horário de Brasília, mas a imagem já caiu nas redes.
O autor de Dragon Ball, Akira Toriyama, faleceu neste ano, em março.
O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.
Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.
Sobre Dragon Ball
Dragon Ballsurgiu como mangá em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump. Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.
Os quadrinhos viraram uma série animada em 1986, pela Toei Animation. Após 153 episódios, continuou com o título Dragon BallZ, a partir de 1989. Com os personagens mais velhos, em Dragon Ball Z o foco se consolida na ação, com Goku e outros lutadores enfrentando grandes ameaças contra a Terra.
O mangá original foi publicado no Brasil a partir de 2000, pela Conrad Editora e posteriormente foi republicado pela Panini. O animê Dragon Ball estreou no Brasil em 1996, pelo SBT, que exibiu 60 episódios dublados pela Gota Mágica. Em 2002, a série teve todos os episódios exibidos pela Rede Globo, com uma redublagem pela Álamo, finalizada pela DPN. Uma outra reprise, dessa vez com todos os episódios dublados na Álamo, aconteceu posteriormente no Cartoon Network e Tooncast. Alguns episódios também ficaram disponíveis pelo NOW e atualmente vão ao ar pela Crunchyroll, Globoplay e Claro Vídeo.
Dragon Ball Z estreou no Brasil pelo Cartoon Network e Bandeirantes em 1999, sendo exibido também pela Rede Globo a partir de 2001. Mais recentemente, teve exibição em HD pela Rede Brasil e teve alguns episódios disponíveis pelo NOW. Atualmente, vai ao ar pela Crunchyroll, enquanto a Panini publica uma Edição Definitiva do mangá original.
Dragon Ball Super, sequência da história da série de TV produzida em 2015, é exibido legendado na Crunchyroll, tendo passagem com dublagem pelo Cartoon Network, Warner Channel e Band. Um mangá derivado é publicado pela Panini.
Também queria ver. Essa do Togashi foi a ilustração de nº 37, então segundo a previsão do projeto ainda faltam mais 5 artistas para terminar, quem sabe o Kurumada não tá no meio? Dessas ilustrações, as que eu mais gostei até agora foram as do Kishimoto e do Toyotaro
Sinceramente, parece improvável que a Jump chame um autor cuja obra mais importante não está sob o selo Jump, e que não tem nenhuma amizade longeva pública com o Toriyama (o Kurumada sequer soltou uma nota quando o autor faleceu, então parece que não há grande proximidade ou, se há, não há desejo de tornar isso público). Mas, vamos aguardar para ver.
Demorou em Toga. Mas o que vale e a intenção.
E não é que ficou legal no traço do Togashi, gostei.
Isso me fez lembrar que o Togashi já fez uma homenagem bem discreta a Dragon Ball, no mangá de Yu Yu Hakusho, na história fechada "Tiro duplo", no volume 14 (Meio Tanko no meu caso), na página 73. Onde no segundo quadro da página tem um "Goku" desenhando numa carteira de uma sala de aula.
https://uploads.disquscdn.com/images/3d0db49f48ecc3c54acdd87e8d22db4b4ba3821d2ead636a7b61b1da4b9ae776.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/f4f13e01ead681be99d2289907c06742b13ff35bfc9b4a1dc058cca18b4c6771.jpg
Ficou bacana
Goku de verde é tão estranho que pensei que nem era da capa original, entretanto excelente ilustração. 🤩
Queria ver o Masami Kurumada fazendo uma arte em homenagem a Dragon Ball.
Também queria ver. Essa do Togashi foi a ilustração de nº 37, então segundo a previsão do projeto ainda faltam mais 5 artistas para terminar, quem sabe o Kurumada não tá no meio?
Dessas ilustrações, as que eu mais gostei até agora foram as do Kishimoto e do Toyotaro
Sinceramente, parece improvável que a Jump chame um autor cuja obra mais importante não está sob o selo Jump, e que não tem nenhuma amizade longeva pública com o Toriyama (o Kurumada sequer soltou uma nota quando o autor faleceu, então parece que não há grande proximidade ou, se há, não há desejo de tornar isso público). Mas, vamos aguardar para ver.
Que pena 😔.