Um dos maiores comunicadores da história, Silvio Santos faleceu na manhã deste sábado (17). O ícone da nossa TV teve influência também no contato dos brasileiros com algumas obras japonesas — fatia da cultura pop que rege este humilde site aqui.
A seguir, trazemos um resumo da ligação entre o apresentador e as produções nipônicas.
Listão de exibições
Incluindo as transmissões da TVS Rio (canal de TV que Silvio Santos adquiriu em 1976 na capital fluminense), o SBT, emissora criada por Silvio Santos em 1981, exibiu mais de 25 séries japonesas em sinal aberto, entre animações e também tokusatsu. Longas-metragens também estiveram na programação pontualmente.
Reunindo estreias exclusivas e reprises compartilhadas com outras empresas (essas principalmente na “fase TVS”), a lista de títulos inclui:
- Spectreman
- Ultraman
- O Regresso de Ultraman
- Samurai Fugitivo
- Robô Gigante
- Speed Racer
- A Princesa e o Cavaleiro
- Heidi
- Marco
- Angel – A Menina das Flores
- Fábulas da Floresta Verde
- Rei Arthur
- O Gênio Maluco
- As Aventuras de Cacá
- Luluzinha e seus Amigos
- O Pequeno Príncipe
- Honey Honey
- Saber Rider
- Street Fighter II V
- Guerreiras Mágicas de Rayearth
- Fly – O Pequeno Guerreiro
- Dragon Ball
- Let’s & Go!
- One Piece
- Naruto
- As Meninas Superpoderosas Geração Z
- Blue Dragon
- Bakugan: Battle Planet
- Godzilla vs Biollante
- Godzilla vs King Ghidorah
- Godzilla vs Mothra
- Street Fighter II O Filme
- Pokémon (filmes 1, 2, 3, 7 + especial do Mewtwo)
- Yu-Gi-Oh! – O Filme
Isso tudo sem contar também produções feitas por outros países, mas que tiveram o Japão envolvido, como Mega Man, Marcelino Pão e Vinho e Thundercats (tanto a versão original quanto o reboot de 2011).
Animê de cocriador do Ghibli nos domingos com Silvio
No fim dos anos 1970, Silvio Santos apresentava o programa de auditório Domingo no Parque, transmitido pela TV Tupi em São Paulo e pela TVS no Rio de Janeiro.
Foi nesse programa, com patrocínio da marca Kolynos, que houve as primeiras exibições de Marco, animê dirigido pelo também saudoso Isao Takahata (um dos fundadores do Studio Ghibli).
Os anúncios de jornais da época destacavam:
“A humana e emocionante novela de um garoto que sai pelo mundo em busca de sua mãe. Uma estória que a família inteira não pode deixar de ver. Assista todos os domingos no Programa Silvio Santos”.
Querendo “outro CDZ”, Silvio manda comprar Street Fighter
Em 1995, a compra do animê Street Fighter II V teve envolvimento direto de Silvio. O empresário solicitou à distribuidora Columbia se havia algum produto semelhante a Os Cavaleiros do Zodíaco, um então fenômeno cultural exibido pela Manchete.
A Romstar, que representava a Capcom no Brasil, recebeu a informação da existência da animação, repassou à Columbia, que por sua vez informou Silvio – que de imediato ordenou a compra da série, sem saber ao certo do que se tratava.
Street Fighter II V chegou às pressas ao Brasil, enquanto ainda estava em exibição no Japão, mobilizando os bastidores de forma inédita, sendo na época o animê mais rápido a chegar à TV daqui. O investimento deu certo e a série foi um sucesso de audiência no SBT (em números de Ibope, até maior que os ‘Cavaleiros’).
▶ Saiba mais em matéria publicada pelo Warpzone.
Presenteando um fã dos Cavaleiros do Zodíaco
Falando nos ‘Cavaleiros’, foi no palco do programa Porta da Esperança que o apresentador comandou um momento que deixou muitas crianças da época boquiabertas.
Wagner Berlatto, hoje tatuador, representou o desejo dos pequenos brasileiros, e foi presenteado com a coleção completa de bonecos da série durante a atração de domingo.
▶ Em 2018, entrevistamos Wagner para a série O Japão na Minha Vida.
Naruto foi negociado diretamente com Silvio Santos
Em 2007, por intermédio de Nelson Sato (CEO da distribuidora de filmes Sato Company), Silvio Santos foi convencido a adquirir Naruto.
Apesar de ter um contrato à época que dava acesso ao acervo gigante de animações da Warner, Silvio viu potencial naquele desenho japonês para uma “compra especial”. A série também foi um grande sucesso no SBT, levando a emissora ao primeiro lugar de audiência diversas vezes em seu primeiro ano de exibição.
É imensurável o impacto cultural que Silvio Santos representa para o Brasil. Aqui fica apenas uma amostra de como sua passagem está ligada até a nichos de público que, num primeiro momento, pareceriam improváveis.
Externamos nossos sentimentos à família e a todos que tinham em sua figura alguém que fazia parte rotineiramente da vida, e de algumas das melhores lembranças ao lado das pessoas mais queridas.
▶ Essa publicação também está disponível adaptada para o Instagram.
Infelizmente com o tempo esse canal foi largando a mão da cultura pop japonesa feito praga, nos anos 80 os animes eram vistos mais como desenhos animados quaisquer, nas décadas seguintes passaram pouco conteúdo, não transmitiram o Dragon Ball clássico por completo, sabotaram Let's e Go pra passar num horário ruim, tiraram Naruto apesar do sucesso e desde então recusaram quaisquer outro anime. E só pra variar eles ainda tiram sarro dos japoneses quando podem nas novelas infantis que eles fazem.
Adeus mestre Silvio Santos você foi um ídolo pra todos nós nunca vamos esquece da felicidade e da alegria que você nos proporcionava com tanto entretenimento na tv hoje a TV brasileira morreu junto com você descanse em paz
Primeiramente, descanse paz o maior nome da televisão brasileira, Silvio Santos eterno
Segundo, Marcelino Pão e Vinho ter envolvimento do Japão é a curiosidade mais aleatório que eu ouvi em muito tempo
Obrigado por trazer Dragon Ball clássico,Naruto e Street Fighter II V ❤️🙏
Assistia Naruto no SBT, chegava numa parte que repetia e começava tudo de novo kkk, eu ficava puto com isso kk, bons tempos
Faz um bom tempo que não assisto o canal, mas pelo pouco que sei, o SBT acaba sendo ainda um dos poucos canais a passar programação infantil (o outro é a TV Cultura de São Paulo). Não sei exatamente o porque da redução dos "puro japoneses" como os citados por você (lembrando que tem animações que são produzidas no Japão mas com intermédio ou encomenda americana).
No entanto, todo canal busca uma estratégia baseada também em regras – no Brasil a exibição de animações é bem restringida na TV Aberta para evitar a propaganda voltada às crianças. Então dado que muitas produções são feitas para "vender bonequinho", é justo pensar que seria difícil conseguir um horário para um anime na TV Aberta. Outro ponto é a as regras de exibição: não se pode mais colocar "Street Fighter Victory" às 10 da manhã como se fosse um bloco do Sábado Animado, pois obviamente é um anime de jogo de lutinha e vai ter lutinha, sangue e etc… Naruto acho que caí como restrição para menores de 12 anos, não? Enfim.
Dica: tem matérias no JBox sobre. Dá uma revisada ;)
Seria bom mencionar que na nova plataforma +SBT está sendo colocado os filmes da família Ultraman também, obrigado por tudo Silvio Santos https://uploads.disquscdn.com/images/31e929e7633802f471b88996ee54914560db649aa237293f67efd54478a8a456.png
SIM!! Por incrível que pareça, Marcelino Pão e Vinho, série animada, baseado no livro escrito por José Maria Sanchez-Silva, em 1953, seria, no caso, um Semi-Anime. Não entendeu? Calma que eu explico! A série é uma co- produção da Nippon Animation, com a emissora estatal espanhola TVE, mais as produtoras espanholas VIP Toons e PMMP. Estiveram também envolvidas no projeto, a emissora francesa TF1, a emissora estatal italiana RAI, e a rede de TV mexicana Televisa. O desenho de personagens é de autoria de Santiago Moro, um dos grandes mestres do cinema de animação da Espanha. Detalhe curioso, é que a Nippon Animation produziu apenas a primeira temporada, que foi a que passou no SBT, e é bem fiel ao livro original. A segunda temporada, que continua do ponto aonde a primeira termina, tem como principal produtora apenas a Televisa, e segue um caminho totalmente diferente da história original. Essa segunda temporada, sabe-se lá, porquê, permanece até hoje inédita no Brasil.
Me lembro de uma noite de um Domingo (ou talvez sábado) quando o SBT exibiu o filme de Yu-Gi-Oh. Caraca, lembro do quão ansioso eu estava pra poder ver pela primeira vez esse filme do anime que eu tanto gostava na época. Depois de velho percebi que o filme não é lá grande coisa, mas a nostalgia é grande demais e ainda assim guardo esse filme com grande carinho no coração.
Descansa
Lembro que o SBT exibia esses filmes porque a 4kids distribuía os filmes através da Warner Bros. enquanto as séries vinham pela Televix, por isso lembro que estranhei que a primeira trilogia de filmes de Pokémon acabou indo pra lá apesar da série ser exibida na Record na época kkkkk
Uma pena que a exclusividade da SBT com a Warner já acabou. Hoje em dia eles na maioria só exibem mais filmes independentes desde então, queria muito que tivessem algum mega-contrato com alguma distribuidora internacional de grande porte novamente…
É bom lembrar que as regras de restrição de horário já foram derrubadas faz tempo no Brasil, ainda na época que passava Simpsons na Band. Portanto, o SBT até poderia ter um bloco de animes de manhã hoje em dia… desde que não o promova como bloco infantil.
Quando o filme foi exibido a série não estava mais ao ar, chegou a ser exibido os 2 filmes no tela de sucessos, só o 3 que eu não cheguei a ver passando no SBT nem o retorno do mewtho o último já vi na época da internet uma gravação do sábado animado, 1 anos depois a série voltou a tv pela globo coma quinta temporada, o sbt chegou a passar alguns da Europa filmes e pasmem o quarto filme chegou a passar na rede Record bem depois já na época que a série já estava na rede tv, e a rede tv exibiu os filme 8,9 e não me lembro se ela chegou a passar algum da fase diamante pelola na programação.
Eles só quiseram Street Fighter porque queriam uma rivalidade com Cavaleiros do Zodíaco que estava na Manchete, depois que a Manchete foi decaindo até falir eles nunca mais reprisaram o anime de novo. Além do mais Naruto ia ao ar no canal sem sangue, animações americanas que eles reprisavam por tantos anos como X-Men Evolution, Liga da Justiça, Super Choque e Ben 10 eram bem agressivas tendo até morte em uns episódios e momentos maduros. A verdade é que Silvio Santos nunca ligou pro Japão ou pela moda dos animes, Globo fez um trabalho 1000 vezes melhor com o material japonês que a emissora do baú, nem pra pegar Pokémon depois de terem exibido os filmes eles quiseram.