A editora Estação Liberdade abriu a pré-venda do livro Neve de Primavera (Haru no Yuki), de Yukio Mishima. Na pré-venda, aberta no site, o valor sai a R$80,10. Os 80 primeiros pedidos receberão um chaveiro de brinde.

imagem: capa do livro.

Divulgação: Estação Liberdade

O livro, publicado em 1969, é o primeiro da tetralogia O Mar da Fertilidade. Os outros livros, que também serão lançados no Brasil pela editora, são Cavalos Selvagens (1969), O Templo da Aurora (1969) e A Queda do Anjo (1971, postumamente).

O leitor acompanha a história de Kiyoaki Matsunagi, um jovem no início do Século XX – mais precisamente, entre o fim da Era Meiji (1868-1912) e início da Era Taisho (1912-1926). Adentrando na vida universitária, o rapaz passa a viver em vários núcleos diferentes e a discutir temas ímpares a cada um deles.

Com sua família, discute sobre tradição, nobreza e decadência; com seu criado, a questão de classes; no ambiente estudantil, fala sobre a ocidentalização do Japão com os alunos estrangeiros; e com sua namorada e amigo, temas mais íntimos como amor, sexualidade e religião.

Yukio Mishima foi – e ainda é – uma figura muito controversa, especialmente devido à sua morte em 1970. Mishima cometeu  seppuku, aquele “suicídio dos samurais”, após invadir um quartel e tentar um golpe no Japão, por ser opor ao novo Estado e Constituição do país, feitos com apoio dos EUA. Ele era favorável ao retorno dos poderes imperiais. Com a tentativa falha, se matou no quartel.

A morte chocou o Japão pois o autor era um dos escritores mais conhecidos do país na época, tendo concorrido a diversos prêmios Nobel em vida. A presença marcante de homoafetividade em suas histórias levantam questões entre pesquisadores até hoje sobre a orientação sexual de Mishima. Ele era casado e tinha dois filhos.


Fonte: Estação Liberdade


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.


O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.