A editora Estação Liberdade abriu a pré-venda do livro Neve de Primavera (Haru no Yuki), de Yukio Mishima. Na pré-venda, aberta no site, o valor sai a R$80,10. Os 80 primeiros pedidos receberão um chaveiro de brinde.
O livro, publicado em 1969, é o primeiro da tetralogia O Mar da Fertilidade. Os outros livros, que também serão lançados no Brasil pela editora, são Cavalos Selvagens (1969), O Templo da Aurora (1969) e A Queda do Anjo (1971, postumamente).
O leitor acompanha a história de Kiyoaki Matsunagi, um jovem no início do Século XX – mais precisamente, entre o fim da Era Meiji (1868-1912) e início da Era Taisho (1912-1926). Adentrando na vida universitária, o rapaz passa a viver em vários núcleos diferentes e a discutir temas ímpares a cada um deles.
Com sua família, discute sobre tradição, nobreza e decadência; com seu criado, a questão de classes; no ambiente estudantil, fala sobre a ocidentalização do Japão com os alunos estrangeiros; e com sua namorada e amigo, temas mais íntimos como amor, sexualidade e religião.
Yukio Mishima foi – e ainda é – uma figura muito controversa, especialmente devido à sua morte em 1970. Mishima cometeu seppuku, aquele “suicídio dos samurais”, após invadir um quartel e tentar um golpe no Japão, por ser opor ao novo Estado e Constituição do país, feitos com apoio dos EUA. Ele era favorável ao retorno dos poderes imperiais. Com a tentativa falha, se matou no quartel.
A morte chocou o Japão pois o autor era um dos escritores mais conhecidos do país na época, tendo concorrido a diversos prêmios Nobel em vida. A presença marcante de homoafetividade em suas histórias levantam questões entre pesquisadores até hoje sobre a orientação sexual de Mishima. Ele era casado e tinha dois filhos.
Fonte: Estação Liberdade
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.
O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.
Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.
Essa tetralogia do Yukio Mishima já foi publicada no Brasil, nos anos 1980, pela finada Editora Brasiliense, e, atualmente, só é encontrada em sebos. A título de relato, a editora Rocco também publicou obras do Mishima, como Morte Em Pleno Verão e O Marinheiro Que Perdeu As Graças Do Mar. Essas publicações se deram por ocasião do lançamento do filme Mishima: Uma Vida Em Quatro Tempos, dirigido por Paul Schrader,em 1985, e que tinham como produtores executivos George Lucas e Francis Ford Copolla. O filme mistura passagens da vida do autor, com trechos narrativos de seus romances e contos. Uma edição em DVD do filme foi lançada há algum tempo atrás, pela distribuidora Obras-Primas Do Cinema, e pode ainda pode ser encontrada, se procurada com vontade.