Sim, você não está no site errado. A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó lançou ontem (20) um novo álbum, intitulado José e Durval, onde experimentam diversas facetas que se aproximam mais do pop rock que do seu som tradicional. E entre as faixas, há uma parceria gravada com a BEGIN, banda japonesa que tem histórico com os paranaenses.

Tudo começou em 2015, quando a BEGIN resolveu fazer uma versão de “Evidências” (composição de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, sucesso na voz da dupla), que chegou a ser apresentada pelos japoneses junto aos intérpretes brasileiros durante o programa Altas Horas, da Globo, em 2016. Na ocasião, o BEGIN cantou nos dois idiomas.

imagem: apresentação de Chitãozinho e Xororó com o BEGIN no Altas Horas

Imagem: Reprodução/Globo

Para o novo trabalho, Chitãozinho e Xororó resolveram “retribuir” a admiração nipônica. A dupla buscou uma música da cultura do BEGIN para arriscar e cantar em japonês mesmo, mesclando com uma versão em português. A escolhida foi “Nada Sou” (no original, “Nada Sōsō”, que significa algo como “lágrimas rolando”), música composta pelo BEGIN junto com a cantora Ryoko Moriyama.

No Japão, ela foi gravada em 1998 por Moriyama, mas foi sucesso mesmo com o cover de 2001 de Rimi Natsukawa, sendo considerada uma das 100 músicas japonesas mais amadas (na 69ª posição), pela agência de cultura do país.

A versão gravada por Chitãozinho e Xororó para José e Durval tem composição creditada também a Durval de Lima — vulgo Xororó, pai de Sandy e Junior.

Ouça pelo link abaixo, ou na sua plataforma de streaming favorita:

 

Sobre o BEGIN

O trio japonês foi formado em 1989, em Okinawa, trazendo Eisho Higa (vocais), Masaru Shimabukuro (guitarra) e Hitoshi Uechi (piano). Misturando pop rock, blues e música tradicional, o grupo já lançou dezenas de álbuns ao longo da carreira, estre disco de estúdio, ao vivo e coletâneas.

Junto às experimentações musicais, a banda já flertou com o Brasil outras vezes. Em 2015, eles lançaram um disco inteiro com versões de músicas de carnaval, chamado Begin no Marushaa Shoora (provavelmente algo como “Marcha e Choro do Begin”).


Fonte: UOL